Qual a história de São Francisco Xavier?

0

São Francisco Xavier conseguiu se destacar devido aos diversos feitos. O mesmo conseguiu fundar várias missões e chegou a ser reconhecido pelos fiéis como “São Paulo do Oriente” e hoje é considerado Padroeiro das Missões de acordo com a Igreja Católica. 

Atualmente, existe o dia de São Francisco Xavier que é comemorado no dia 3 de Dezembro. Ele veio de família nobre e frequentou uma instituição de prestígio que é o Colégio Santa Bárbara.

Neste artigo você vai conhecer toda trajetória e história de São Francisco Xavier. Quem foi ele, o que ele fez e o que o tornou tão importante para a Igreja Católica. Continue lendo para saber tudo.

Quem foi São Francisco Xavier?

Nascido no dia 7 de abril de 1506 no norte da Espanha, Francisco Xavier pertenceu a uma família nobre devido ao cargo de presidente do Conselho Real de Navarra, local onde nasceu.

Aos 18 anos de idade, ele foi para França com o intuito de dedicar-se aos seus estudos universitários. Em 1530, conheceu Inácio Loyola que estudava na mesma instituição de ensino que ele, o Colégio Santa Bárbara. Inácio Loyola acabou por conseguir fazer com que Francisco Xavier se convertesse e aceitasse o amor de Jesus Cristo.

Quem foi São Francisco Xavier?
Francisco. Fonte/Reprodução: original.

Com isso, em 1539, Francisco Xavier tornou- se cofundador da Companhia de Jesus e pouco tempo depois, um padre empenhado no papel de transmitir a palavra de Cristo. Ele foi designado para uma missão no Oriente, além de ter sido o primeiro jesuíta que foi em missões nas Índias no ano de 1541. 

Pretendia levar a palavra até a China onde pretendia encarar uma nova missão, contudo acabou falecendo no dia 3 de dezembro de 1552. Seu corpo foi levado para a igreja de Bom Jesus de Goa, na índia.

Francisco Xavier conseguiu alcançar pessoas com diversas idades de várias classes ao longo da vida e foi beatificado por Paulo V em 1619 e em 1622 foi canonizado por Gregório XV. 

A assistência aos excluídos

Em 1542 ele chegou em Goa e morou no hospital da cidade. A cama onde dormia era próxima a de pacientes que estavam em estado grave.

A assistência aos excluídos
O que é a assistência. Fonte/Reprodução: original.

Então, naquele momento resolveu começar a se dedicar dando assistência aos excluídos. Com isso, passou a ensinar o Catecismo chamando as crianças tocando o sino pelas ruas, além de ter facilitado o aprendizado cantando.

A Oração a São Francisco Xavier

Escolhemos uma oração para São Francisco Xavier. Confira abaixo para ler, relembrar ou memorizar:

“Amabilíssimo e amantíssimo Santo, em união convosco adoro reverentemente a Divina Majestade, e pelo muito que me regozijo dos especialíssimos dons da graça com que vos favoreceu durante a vossa vida mortal e pela glória que gozais agora, eu rendo-lhe afetuosíssimas graças e peço-lhe do fundo de minha alma e por vossa poderosa intercessão que me conceda a graça importantíssima de viver e morrer santamente. E vos suplico também (nessa parte pode ser feito um pedido para São Francisco Xavier), e se o que peço não convier à glória de Deus e ao proveito de minha alma, quero alcançar aquilo que a uma e outra seja mais conforme. Amém!”

É comum que os fiéis façam diversos tipos de pedidos a São Francisco, uma delas é a cura da mente, corpo e da alma.

Quando é comemorado o dia de São Francisco Xavier?

No dia 3 de dezembro é comemorado o dia de São Francisco Xavier. Mesma data de seu falecimento e qual faleceu fazendo o que amava e mais se dedicava a fazer. Conhecido como São Francisco Xavier e que teve empatia pelos menos afortunados e excluídos da sociedade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.