Qual a sensação da morte: experiências de quase morte?

0

Afinal, o que sentimos ao morrer? Existem pessoas com experiências de quase morte? Já que não podemos prever o dia, hora ou de que forma morreremos, a morte pode trazer uma certa ansiedade para alguns corações. 

É quando bate a curiosidade de entender como ela funciona. Sendo religioso ou não, todo mundo tem uma opinião sobre como ela é, e é isso o que vamos falar neste texto.

Conteúdo

O que é a morte?

Podemos definir como morte, a ausência total da vida, um estado irreversível, onde a partir dele não há mais atividades biológicas.

Qual o significado da morte nas religiões?

Como falamos, sendo religiosos ou não, todo mundo tem uma opinião sobre a morte, veja abaixo o que algumas religiões pensam sobre ela, e nem todas pensam na morte como algo negativo:

Catolicismo

A igreja católica trata a morte como o caminho para a eternidade, que a vida não é ceifada, mas sim transformada e por isso, é abraçada pelos seus fiéis com calma e serenidade.

Espiritismo

Para os espíritas não existe morte e sim planos espirituais, então a morte seria apenas uma forma de passagem para outro plano espiritual, a verdadeira vida, uma vez que seus devotos acreditam que somos espíritos imortais transitando entre os planos espirituais. Motivo pelo qual se explica a reencarnação.

Cristianismo

Para os cristãos evangélicos a morte também não deve ser motivo de tristeza, quando ela ocorre, o corpo se separa do espírito e esse espírito retorna para Deus, no céu, um lugar de paz. Perder quem amamos pode ser difícil, pois a saudade sempre vai existir, mas para os cristãos acredita-se que “morrer é lucro”, por retornarem ao Pai.

Esses foram alguns exemplos de como algumas religiões veem a morte, mas ainda existem muitas outras com suas interpretações. Não julgamos nenhuma como certa ou errada, afinal, tudo depende do que você acredita ou não.

Qual é a sensação da morte?

Mesmo que existam relatos de experiências de quase morte, ainda assim não há como definir exatamente qual é a sensação da morte. Uma vez que existem milhares de formas de morrer, então podemos afirmar que tudo depende da forma como alguém perde a vida.

Qual é a sensação da morte?
Como é. Fonte/Reprodução: original.

Mas tanto para pessoas que não possuem algum tipo de crença, quanto para religiosos, uma das sensações muito comentadas em que já teve experiências de quase morte é a calma, como se naquele momento, tudo estivesse em ordem, sem pânico ou desespero. 

Como é a descrição de quem já teve a experiência de quase morte?

Que a morte é particular para cada um já sabemos, mas algumas pessoas afirmam terem tido verdadeiras experiências de quase morte: saindo do corpo, avistando uma luz ou envoltos por uma escuridão e sentindo seus sentidos indo embora. Conheça abaixo alguns comentários comuns de pessoas que acreditam terem visto a morte bem de perto:

Sensação de estar fora do corpo físico, capacidade de flutuar e andar em lugares diferentes

Esse é bem comum entre as experiências de quase morte, há relatos onde a pessoa conseguia ouvir claramente o que as pessoas falavam, como se estivessem conscientes e participando daquele momento, mas totalmente incapazes de interagirem, assistindo à cena como um telespectador. 

Há relatos de pessoas que passearam pelo hospital, casas de entes queridos entre outros lugares e depois “voltaram” aos seus corpos físicos, essa é uma experiência comum entre pessoas que já passaram por momentos de coma.

A vida passando como um filme sobre seus olhos 

Um resumo de tudo o que já foi vivido, momentos marcantes, bons e ruins, milhões de pessoas acreditam que isso realmente acontece e existem essas experiências de quase morte para confirmar que pelo menos algumas pessoas no mundo já passaram por algo semelhante.

Além disso, em alguns comentários de experiências de quase morte também é comum encontrar menções a uma luz no fim de um túnel onde se acredita que ao chegarem até ela não será possível retornar a vida.

Por que temos medo da morte?

Não saber o que acontece após a morte pode ser um dos principais motivos pelo qual se pode ter medo dela, o medo é mais pelo desconhecido a ser enfrentado. Outro motivo é não saber como e quando a morte vai acontecer, imagina planejar toda a sua vida e não ter a oportunidade de vivê-la? Mas, a verdade é que se formos pensar apenas nisso, possivelmente iremos perder noites de sono e o gosto de viver.

A morte não pode tirar a beleza da vida, nossa vida precisa ser apreciada ao máximo e essas questões devem ser deixadas para trás. Se tão certo quanto o ar que respiramos é que um dia morreremos, por que viver pensando nisso?

Então para saber o que acontece após a morte primeiro teremos que passar por ela, certo? A curiosidade não é tão grande a esse ponto, mas pelo menos agora você sabe o que se pensa sobre ela em outras religiões e para pessoas que já tiveram suas experiências de quase morte. 

Leave A Reply

Your email address will not be published.