Qual é o custo para solicitar uma Certidão de Batismo?

0

Tirar uma Certidão de Batismo é de grande importância para muitas famílias. Não só por cumprir uma tradição religiosa, mas também por ser um documento essencial para realização futura de casamentos católicos. 

Assim como grande parte dos documentos, solicitar uma Certidão de Batismo tem um custo. O valor é definido pela própria igreja responsável pelo documento. Descubra, a seguir, qual o preço de uma Certidão de Batismo e como solicitar a sua.

Conteúdo

Quanto custa solicitar uma Certidão de Batismo?

Como todo documento, a Certidão de Batismo tem um preço para sua solicitação. Geralmente, após a pessoa ser batizada na Igreja Católica, esse documento é entregue no dia da cerimônia. 

Quanto custa solicitar uma Certidão de Batismo?
Qual o valor. Fonte/Reprodução: original.

Sendo assim, seu preço está inserido junto com a taxa de Batismo, que fica em torno de R$ 60,00. Já para pessoas que querem uma segunda via atualizada da Certidão de Batismo, o valor fica em torno de R$ 25,00.

A Certidão de Batismo é um documento fornecido por uma Igreja Católica. Com ele, é possível comprovar o batismo e assim realizar cerimônias religiosas dentro de qualquer Igreja, como casamentos. 

Como posso solicitar uma Certidão de Batismo?

Para solicitar uma Certidão de Batismo é preciso ser batizado em qualquer Igreja Católica de sua cidade. Para retirá-la é necessário procurar pela igreja responsável do batismo e informar a secretaria paroquial sobre a solicitação. 

Para que uma nova emissão da Certidão de Batismo seja feita, o ideal é que o solicitante realize o procedimento definido pela paróquia responsável. Cada batistério tem seus próprios critérios e documentos necessários para uma nova emissão da Certidão de Batismo.

Que informações devo fornecer para solicitar uma certidão de batismo?

Os batistérios responsáveis pela emissão da Certidão de Batismo costumam solicitar algumas informações pessoais para o procedimento de retirada desse documento. Em geral, são solicitados os dados de filiação, nome e sobrenome, local e data do nascimento e outras informações para que a informação seja encontrada no livro de registro da paróquia. 

Sem fornecer esses dados, se torna impossível a emissão da primeira ou segunda via da Certidão de Batismo. Por isso, antes de comparecer ao batistério, é importante se informar de todos os documentos necessários para dar andamento ao procedimento.

Quanto tempo leva para receber uma Certidão de Batismo?

Toda cerimônia de Batismo termina com a entrega da Certidão de Batismo. No caso de crianças, ela é entregue diretamente aos padrinhos e responsáveis. Porém, no caso de segunda via ou cópia atualizada, este documento costuma ter um prazo para que sua emissão seja feita.

Não é possível definir esse prazo, até porque cada paróquia ou Igreja utilizam procedimentos diferentes na emissão. Sendo assim, cada uma define seu próprio período de espera. Após requisitar sua Certidão de Batismo, o batistério informará os dias exatos para a nova retirada do documento.

O que devo fazer se tiver dúvidas sobre como solicitar uma Certidão de Batismo?

Em caso de dúvidas sobre a Certidão de Batismo, é importante que o interessado procure pela secretaria paroquial da igreja responsável. Nesse ambiente será possível esclarecer todo tipo de dúvida e também efetivar procedimento de solicitação da certidão.

Algumas igrejas católicas também estão presentes em ambientes online ou oferecem um e-mail para o envio de dúvidas e possíveis documentos. Porém, não são todas que realizam esses procedimentos de forma online.

A Certidão de Batismo é um documento de extrema importância e que contém informações importantes sobre a pessoa, como local e data de nascimento. Além disso, sem ela não é possível a realização de casamento ou crisma no nome da pessoa. Por isso, para toda família que deseja seguir as tradições, o documento deve estar em dia. 

Leave A Reply

Your email address will not be published.