Não é de hoje que conhecemos o Ovo da Páscoa como um dos maiores símbolos da data. Durante esta época do ano, os mercados investem na venda do item por conta do costume das pessoas em presentear as outras com Ovo da Páscoa.
Em outras épocas, o Ovo da Páscoa surgiu para simbolizar a fertilidade nas culturas. Por isso, as pessoas utilizavam o item como decoração ou presente. Somente no século XVIII, iniciou-se o consumo dos famosos ovos de chocolate na França. A seguir, conheça um pouco mais sobre o significado do Ovo da Páscoa no mundo.
Conteúdo
Qual a origem do Ovo da Páscoa?
Durante a antiguidade, as pessoas decoravam o exterior de ovos cozidos para presentear as outras. Essa tradição era comum em diversos povos, como os da Pérsia e China. A maioria dos eventos com Ovos da Páscoa acontecia durante o equinócio da primavera, pois é considerado o momento de troca de estações.

Mais tarde, o costume foi adotado pelos cristãos. Existem milhares de teorias e lendas sobre a relação do Ovo da Páscoa com a ressurreição de Jesus, mas nenhuma delas é confirmada de fato.
A história mais contada contém Maria Madalena. Nela, a seguidora teria ido até o imperador romano contar sobre a ressurreição de Cristo, mas recebeu apenas piadas como resposta. O imperador disse então que a história era tão verídica quanto a cor vermelha dos ovos que Maria Madalena teria em suas mãos.
No entanto, são apenas lendas contadas. A história do Ovo da Páscoa no Cristianismo ainda é cercada de mistérios.
O que significa o ovo da Páscoa?
Para muitos povos da antiguidade o Ovo da Páscoa simboliza a renovação da vida. Esses ovos decorados eram feitos durante o Equinócio da Primavera, que marca oficialmente o fim do Inverno. Na época, os agricultores costumavam enterrar ovos com a promessa de boa colheita e prosperidade.
No início da Páscoa Cristã, as pessoas começaram relacionar o ovo com a ressurreição de Cristo. Ovos de galinha eram pintados com diversas cores e distribuídos como presentes e decoração.
Após muitos anos, surgiu o Ovo de Páscoa em chocolate na França. Os ovos de galinha eram esvaziados para dar lugar ao chocolate. Assim, os pais começaram a esconder esses ovos pelos lugares para que seus filhos pudessem encontrá-los durante a Páscoa.
O que é o símbolo pascal?
As representações que fazem parte da Semana da Santa são conhecidas como símbolos da páscoa. Essa época é marcada por uma grande festividade dos cristãos.

A Páscoa celebra duas fases de Jesus Cristo: a morte e a ressurreição. Por isso, as festividades contêm diversos símbolos, os principais são:
Colomba Pascal
A Colomba Pascal é um pão que contém frutas cristalizadas em seu interior. De acordo com uma lenda antiga, o doce foi feito por um confeiteiro italiano e oferecido como presente ao Rei.
Com a atitude, o Rei desistiu de atacar o vilarejo do confeiteiro. Hoje, a Colomba Pascal é conhecida pela chegada do Espírito Santo e a Paz, por conta da lenda.
Coelho
O coelho é relacionado a fertilidade e renovação, por conta de suas grandes ninhadas de filhotes. Por isso, o animal é relacionado à Páscoa como símbolo de fertilidade e esperança.
Ovo da Páscoa
O Ovo da Páscoa é o maior marco durante a Páscoa. Ele significa novo nascimento e vida. Durante séculos foi comum oferecer ovos aos amigos no início da Primavera por diversos povos.
Qual a simbologia do ovo da Páscoa?
Para os cristãos, o Ovo da Páscoa é a representação da ressurreição de Jesus Cristo. Essa tradição milenar foi adotada pelo cristianismo em circunstâncias que não se sabe ao certo, porém até hoje a tradição se mantém forte, mesmo com a chegada dos famosos ovos de páscoa em chocolate.
Simbologia cristã do ovo da Páscoa
Durante a Páscoa, os cristãos celebram a morte e ressurreição de Cristo. Para representar de forma material, é utilizado os famosos Ovos da Páscoa, que significa uma nova vida aos cristãos, ou seja, o símbolo material da ressurreição de Cristo.

Na Páscoa atual, o ovo de Páscoa em chocolate tornou-se ainda mais popular. É possível encontrá-los em toda parte na época festiva. O comércio desses ovos é muito forte, gera empregos e movimenta muito dinheiro, principalmente no Brasil. Mesmo assim, seu significado ainda é forte para os cristãos.