Quaresma: o que é e qual a sua origem?

1

A Quaresma é talvez um dos períodos religiosos mais conhecidos, é um momento de reclusão e reflexão para os fiéis católicos ao redor de todo o globo, com grande valor para seus praticantes. Vejamos agora como a quaresma surgiu, e por que ela tem a duração de quarenta dias.

Conteúdo

O que é a Quaresma?

A quaresma é um período de quarenta dias na religião católica onde os fiéis são chamados a jejuar, tal como Cristo jejuou por quarenta dias no deserto, além de praticar penitências a fim de santificar o corpo e a alma.

Quando se inicia a Quaresma?

A quaresma tem início com a quarta-feira de Cinzas, e se estende até o dia da Páscoa.

Quanto tempo de duração da Quaresma?

A quaresma tem a duração de 40 dias, se não contarmos com os domingos. Contando com os domingos, são 36 dias. Ela tem essa duração para lembrar o período de jejum que Cristo realizou no deserto, além de também representar o período de 40 dias em que, após sua ressurreição, Cristo ficou a ensinar seus discípulos.

Tipos de jejum no período de Quaresma

Há diferentes formas de jejum que um fiel pode realizar durante esse período de oração e penitência, cada uma adequada a sua realidade. Vejamos algumas das formas de jejum:

Jejum da igreja

O jejum da igreja é a forma mais simples de Jesus, e consiste simplesmente em não realizar uma das principais refeições do dia (almoço ou jantar). Você pode fazer duas pequenas refeições ao longo do dia, e apenas uma grande refeição.

Jejum a pão e água

O jejum a pão e água é uma maneira mais rigorosa de realizar o jejum penitencial, e consiste em se alimentar de pão ao sentir fome e de água ao sentir sede, e só. Não se pode consumir outros alimentos além desses, e também não se pode realizar grandes refeições.

Jejum à base de líquidos

O jejum à base de líquidos é uma forma de jejum onde se consome apenas líquidos como fonte de nutrição, e é outra excelente forma de jejum penitencial a ser realizada.

Jejum completo

O jejum completo é a maneira mais rigorosa de jejum. Nela, realiza-se uma abstinência completa de alimentos e consome-se apenas a água. É importante frisar que essa forma de jejum não deve ser realizada por mais do que um dia por vez, visto que longos períodos sem se alimentar podem causar problemas de saúde aos fiéis.

Tipos de Abstinência no período de Quaresma

Além do jejum, os fiéis são convidados a realizar outros tipos de penitência durante o período da quaresma, como, por exemplo, a abstinência de certos prazeres. Vejamos agora algumas formas de abstinência.

Abstinência da carne

Todos os católicos são chamados pela Igreja a realizar a abstinência de carne em todas as sexta-feiras do ano (com exceção daquelas onde ocorrer uma solenidade), mas durante a quaresma, muitos católicos optam por realizar essa abstinência durante os quarenta dias. Nessa forma de abstinência, o fiel não pode consumir carne vermelha e nem carne de aves, assim como não pode consumir caldos ou produtos com sabor artificial de carne.

Por que não comer carne em período de Quaresma?

O cristianismo é uma religião ascética por natureza, e todos os fiéis são convidados à busca pela santidade. A abstinência da carne nada mais é do que uma forma de exercitar o autocontrole, uma pequena forma de mortificação, e uma forma de nos lembrar que enquanto nós precisamos apenas nos abster de prazeres, Cristo sangrou e morreu por nós na cruz.

Abstinência de internet

Outra forma de abstinência quaresmal que tem se popularizado cada vez mais é a abstinência de internet. Nessa modalidade, os fiéis se abstém do uso de redes sociais ou da Internet, para exercitar o autocontrole.

Abstinência de sexo

Outra mortificação que o fiel pode realizar é a abstinência de atos sexuais de qualquer natureza durante os quarenta dias da quaresma.

O que é a quarta-feira de cinzas?

A quarta-feira de Cinzas é uma data onde os fiéis são convidados a refletir sobre a efemeridade da vida, e o nosso propósito real dentro dela. Ela tem esse nome, pois durante a missa desse dia o padre abençoa os fiéis com cinzas, geralmente fazendo uma cruz em suas testas com as cinzas, ou colocando um pouco de cinzas sobre suas cabeças, relembrando antigas tradições orientais de despejar cinzas sobre a cabeça para demonstrar arrependimento diante de Deus.

O que é a quarta-feira de cinzas?
Saiba o que significa a quarta-feira de cinzas. Fonte/Reprodução: original.


A Quaresma é um período de máxima importância para os fiéis católicos, e nos lembra de que para podermos subir a escada rumo ao Paraíso, é necessário realizar sacrifícios e mortificações, mas também nos lembra que todo sacrifício é pequeno quando comparado com o sacrifício daquele que mesmo sendo inocente, foi por nós crucificado.

1 Comment
  1. […] essas categorias de valores são compartilhadas entre diversas religiões, mesmo divergentes, porém, com os propósitos […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.