Quem foi São Luís Gonzaga?

0

A juventude é conhecida por tomar medidas inconsequentes, além de sua fase de rebeldia e experimentar algumas situações consideradas perigosas. Por isso, importante que os pais peçam proteção ao São Luís Gonzaga, que é considerado o padroeiro da juventude, logo protegendo aos jovens adultos e adolescentes. A comemoração de sua glória acontece no dia 21 de junho.

Agora vamos contar a trajetória deste italiano, que faleceu aos 23 anos, enfrentou a família para se tornar um missionário da Igreja Católica e se tornou uma referência na Itália e outros países do mundo. 

Qual a história de São Luís Gonzaga?

Luís Gonzaga nasceu na cidade italiana de Castiglone delle Stivere no dia 09 de março de 1568, sendo o primogênito de sete filhos de uma família tradicional da região. Era filho do Ferrante de Gonzaga e Marta Tana di Santena, que era dama de companhia para Isabel. Durante a sua juventude, ele cresceu na Itália renascentista e ainda criança foi para Florença receber uma educação. 

Após apresentar uma doença renal, ele pediu oração e ter contato com a espiritualidade. Ao retomar, Luís voltou para sua cidade natal e recebeu a primeira comunhão. Depois, ele decidiu ser missionário e começou a praticar aulas de catequismo para outros jovens. 

Qual a história de São Luís Gonzaga?
Como foi a sua história. Fonte/Reprodução: wikipedia.

Enquanto se aprofundava cada vez mais na religião, ele decidiu abdicar a herança dos títulos de seu pai para ser um missionário e se mudou rapidamente para Roma. 

Apesar de sua vocação, a sua saúde agravou. Além dos rins, também sofria com a pele, dores de cabeça e insônia. Por isso, ele fez votos de castidade, pobreza e obediência, além de ter recebido uma mensagem do Arcanjo Gabriel, em 1590, dizendo que morreria em um ano. 

A praga em Roma

Neste período, no entanto, houve uma praga na cidade de Roma.  Era simplesmente uma epidemia de peste negra que acometeu por toda a Itália. No entanto, alguns registros mostram que a doença em questão era a febre tifoide, também conhecida como tifo. Lembrar que naquela época não existia saneamento básico e muitas doenças bacterianas surgiram antes da descoberta da vacina e também dos antibióticos. 

A praga em Roma
Roma. Fonte/Reprodução; wikipedia.

Rapidamente, os jesuítas abriram uma unidade hospitalar aos doentes e Luís trabalhou na região. A sua função era tirar os doentes das ruas, onde lavava e alimentava as vítimas. Muitos jovens foram infectados e Luís resgatou o máximo de pacientes possíveis. 

Mas, o Luís Gonzaga rapidamente também foi contaminado pela doença, que culminou no falecimento dias depois de completar 23 anos de vida. 

O padroeiro da juventude e estudantes

Por ser um jovem que dedicou a sua vida a favor da caridade e principalmente aos jovens de sua idade, a Igreja Católica o considera padroeiro da juventude e dos estudantes. No dia 21 de junho, muitas pessoas rezam para que o padroeiro garanta proteção e saúde para aqueles que tem muito a viver e, no entanto, estão apresentando alguma doença. 

Oração a Qual a história de São Luís Gonzaga?

Se você que é jovem ou adolescente que quer ter um contato mais espiritual com Deus na oração. Peça a interseção de São Luís Gonzaga com esta seguinte oração abaixo. 

“Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso não digníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém.”

Após dizer as palavras mencionadas acima, faça o seu pedido e agradeça a Deus pelo dia de hoje. 

Qual dia é celebrado São Luís Gonzaga?

O dia de São Luís Gonzaga é comemorado no dia 21 de junho, o dia que deixou a vida terrena após sofrer os mais diversos tipos de doença. 

Agora que você sabe como orar e pedir proteção ao São Luís Gonzaga, compartilhe este texto para mais pessoas que querem ter um contato com a espiritualidade. 

Leave A Reply

Your email address will not be published.