Religião evangélica, só no Brasil,contabiliza com aproximadamente 42 milhões, que se declaram evangélicos. Eles estão repartidos entre diferentes denominações.
Conteúdo
Religião Evangélica
Por isso, a Demonstre resolveu trazer para vocês, informações sobre algumas diferenças e semelhanças, entre as práticas costumes e crenças, que são desenvolvidas, nessas diferentes igrejas.
Nos acompanhe durante este artigo e tire suas dúvidas, sobre, no que creem os evangélicos, quem são eles, e quais as práticas e costumes de cada grupo.
O que é a religião evangélica?
A religião evangélica é própria do Cristianismo, o termo “evangélico” significa: aquele que segue o evangelho, mas propriamente ao ensinamento deixado por Jesus Cristo. O grande Mestre não apenas ensinou, mas, ordenou que sua mensagem fosse espalhada na face da terra.
Jesus nasceu, foi batizado por João Batista. Com quase 30 anos passou anunciar as boas novas pela Judeia, Samaria nos termos de Israel. Após ser crucificado no madeiro, devido ao ódio de pessoas importantes, que movidas pelo ciúmes, de Cristo conquistar multidões, forjaram sua morte. No entanto, após três dias, Jesus ressuscitou.
Antes de subir para o Pai, ele disse aos seus seguidores que espalhassem o evangelho em toda terra (Marcos 16:15). Atendendo a Jesus eles proclamaram o evangelho.
Quem adota a religião evangélica?
Pessoas pelo mundo inteiro. Atualmente ela está espalhada em quase todo planeta, onde o cristianismo tem portas abertas. Em países onde o estado proíbe professar qualquer tipo de religião, existem grupos e igrejas subterrâneas, missionários que levam o evangelho, ainda que corram risco de vida.
Qual a Liderança da Igreja evangélica
Os lideres de Igrejas evangélicas são chamados de pastores. Cada denominação possui um Líder nacional, algumas possuem líderes internacionais.O pastor Billy Gram, foi um dos pregadores e pastores mais respeitados mundialmente.
Sua mensagem era simples, apontando sempre para o sacrifício de Jesus no calvário, e a necessidade de o homem reconhecer seus pecados e voltar-se para Deus, que os ama e deseja perdoar.
Regras e rituais
- Apresentam os bebês no templo quando nascem
- O batismo acontece na idade jovem ou adulta
- Celebram a Santa Ceia do Senhor ( algumas denominações todos os meses)
- Conservam o ensinamento e leitura da Bíblia
- Os cultos são feitos com musica, oração e pregação
Religião Evangélica: Livro de Fé
A bíblia sagrada, contendo 66 livros, são 39 no antigo testamento e 27 no novo é o livro de fé dos evangélicos, que não apenas a possuem, como boa parte deles a leem todos os dias. As escrituras foram escritas por 40 autores em épocas diferenciadas.
Diante das perseguições do império romano, muitos cristãos foram mortos, lançados na arena, para leões devorarem, outros lançados em tachos de azeite fervendo, contudo, o evangelho continuou se espalhando.
História da Religião evangélica
Alguns apóstolos de Jesus, começaram a escrever tudo o que viram e ouviram, durante o tempo em estiveram juntos. Entre os que o seguiam, haviam pescadores leigos como Pedro, porém também tinham médicos e doutores como Lucas e Paulo.

Dessa forma, eles escreviam cartas, que relatavam não só as palavras ensinadas por Jesus, como os milagres, feitos pelas mãos dos apóstolos. Por intermédio deles aconteciam curas e libertação. A igreja primitiva era instruída sobre a comunhão, como ajudar uns aos outros, amparar órfãos e viúvas, mostrando assim, o verdadeiro amor de Deus.
O evangelho chegou à época de Constantino, quando este, após dar liberdade aos cristãos, permitiu que professassem sua fé livremente. Entretanto, algumas pessoas que se diziam cristãs, não davam exemplo, e nem compactuavam com o verdadeiro ensino do Mestre, levando o povo à divisão.
Religião evangélica – A reforma Protestante
Em virtude de diversos desacordos, no ano de 1517, um monge Alemão por nome de Martinho Lutero, ao ler a bíblia viu que nela não se encontrava a cobrança de indulgencias, dentre outras questões que eram ensinadas pelos lideres católicos da época.
Desta forma, resolveu se posicionar e escrever 95 teses, onde repugnava a cobrança de indulgencias, e a exploração do povo. Eles não eram obrigados a comprar sua salvação por dinheiro, pois a salvação é um dom gratuito.
Embora perseguido Lutero prevaleceu, arrastando com ele um número de seguidores, estabeleceu-se a “ Reforma Protestante”, considerada como a matriz da religião evangélica.
Religião evangélica – igualdades e diferenças
Entre as igrejas evangélicas como outras religiões, também existem pontos em que coincidem e pontos que divergem. Vamos primeiramente mostrar o que é comum em todas as igrejas evangélicas:

- Crer na trindade (Pai Filho e Espirito Santo)
- Não possuem ou adoram imagens de escultura
- A bíblia é o livro de regra e fé
- Creem na volta de Cristo e o arrebatamento da Igreja
- A Santa Ceia simboliza o sacrifício de Cristo, pelos pecados do mundo.
- Creem em vida após a morte, assim como na existência do céu e do inferno.
Quanto as diferenças, estão em pequenos detalhes, que podem estar na interpretação das escrituras ou em usos e costumes, como exemplo temos:
- Algumas igrejas batizam nas águas por imersão, outras por aspersão.
- Algumas não são extremamente exigentes quanto a usos e costumes (roupas, joias, cabelo, pinturas) porém outras são mais firmes seguras quanto os esses preceitos.
- Algumas creem no batismo com Espirito Santo e fogo, outras interpretam essa promessa apenas simbolicamente, não crendo em evidencias físicas.
Religião Evangélica: Pentecostais e tradicionais
As igrejas pentecostais são aquelas que creem no batismo com Espirito Santo. São alegres, cantam e batem palmas, oram pela cura Divina e por milagres. Acreditam em profecias e falam em outras línguas. Dentre elas estão:
- Assembleia de Deus
- Evangelho Quadrangular
- Metodista Wesleyana
- Batista renovada
- Deus é Amor
- Paz e vida
- Internacional da Graça de Deus
- Congregação Cristã
- Power of God (E.U.A, Brazil)
- Igreja Universal do Reino de Deus e outras
As igrejas evangélicas tradicionais, embora também possuam a bíblia como regra de fé, se diferenciam das pentecostais, por não falarem em línguas. Elas realizam seus cultos com música, porém em clima silencioso e reflexivo.
São elas:
- Batista tradicional
- Metodista
- Presbiteriana dentre outras
- Adventista e outras
A religião evangélica e sua influência na sociedade
A ordem de Jesus, foi para que os discípulos, levassem o evangelho a toda criatura. Aquele que acreditasse seria salvo, mas, quem no entanto não cresse, seria condenado.
Alguns leigos, por não entenderem claramente o que Jesus falou, trouxeram interpretações por si mesmo, daquilo que o Mestre havia falado. Consequentemente, esse ato causou confusão na interpretação das escrituras.
Em uma das passagens do evangelho, Jesus disse que não veio para “matar a alma dos homens, ele veio para salvá-las” (está escrito em Lucas 9:56 e João 3 :17).
Quando o evangelho é pregado e vivido com sinceridade, ele contribui para que muitas pessoas consigam abandonar o crime e se tornarem cidadãos do bem.
Se as pessoas entendessem de verdade o que é seguir o evangelho, seriam cheias de amor, bondade, perdão, misericórdia, pois nisso se resume o evangelho.
FIM
Jesus, sempre reprovou as contendas e divisões. Quem conseguir ler o que está escrito no livro de Mateus no capitulo 5 e versos do 39 ao 48, entenderá o que deveria ser a legitima religião evangélica, ou como de seguidor dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Se você gostou desse artigo ou se ele trouxe algum conhecimento para você, comente conosco, estamos aqui com todo carinho esperando por sua sugestão.
Um grande abraço e até breve