Começamos nossa reflexão sobre Romanos 3 com uma pergunta: qual é a vantagem do judeu ou qual a utilidade da circuncisão? O apóstolo Paulo nos mostra que a fidelidade de Deus não será anulada pela incredulidade de alguns. Ao contrário, o pecado humano é um meio por meio do qual a justiça de Deus é demonstrada. A partir disso, Paulo nos leva a uma profunda reflexão sobre o significado da justiça de Deus e como ela é alcançada pela fé em Jesus Cristo. Esta passagem nos ensina que Deus é um só e que Ele justifica tanto a circuncisão quanto a incircuncisão, pois a justiça vem pela fé. Portanto, nossa reflexão sobre Romanos 3 nos mostra que a justiça de Deus é alcançada através da fé em Jesus, e que isso é independente de qualquer outra obra humana.
Conteúdo
Tabela sobre Romanos 3
Personagem | Lição |
---|---|
Judeus | A fidelidade de Deus não é aniquilada pela incredulidade humana. |
Gregos | Todos estão debaixo do pecado. |
Todos os homens | Nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas obras da lei. |
Cristo | A justiça de Deus é manifestada pela fé em Jesus Cristo. |
Romanos 3
1 Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram
confiadas.
3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a
fidelidade de Deus?
4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso;
como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando
fores julgado.
5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura
será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. )
6 De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por
que sou eu ainda julgado também como pecador?
8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que
dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes
demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
10 Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem,
não há nem um só.
13 A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam
enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 Em seus caminhos há destruição e miséria;
17 E não conheceram o caminho da paz.
18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o
diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante
de Deus.
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei,
porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da
lei e dos profetas;
22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os
que crêem; porque não há diferença.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em
Cristo Jesus.
25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a
sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja
justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas
pela lei da fé.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29 É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também
dos gentios, certamente,
30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé
a incircuncisão.
31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Romanos 3:1-31
Versículo 1-2: Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
A vantagem do judeu é que as palavras de Deus lhe foram confiadas. A circuncisão é um símbolo do pacto entre Deus e o povo de Israel, e simboliza a separação do povo de Israel da idolatria e do pecado.
Versículo 3: Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
De maneira nenhuma. Deus é eternamente fiel ao seu povo e à sua Palavra. A incredulidade dos homens não afeta a fidelidade de Deus.
Versículo 4-5: Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado, E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós?
De maneira nenhuma. É Deus que estabelece o padrão da justiça, e Ele é justo e justificador. A nossa injustiça não é causa da justiça de Deus, mas ao contrário, é a justiça de Deus que nos salva da nossa injustiça.
Versículo 6-7: Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
A lei de Deus nos ensina o que é certo e o que é errado, e nos mostra que nenhum homem é capaz de cumpri-la completamente. Por isso, nenhuma carne (nenhum homem) será justificada diante de Deus somente pelas obras da lei.
Versículo 8-31: Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.
A justiça de Deus é manifestada em Cristo Jesus, que morreu na cruz para nos salvar do pecado. Esta justiça é oferecida a todos os que crêem, independentemente de sua origem ou etnia. Deus é o Deus de todos os homens, tanto judeus quanto gentios.
Romanos 3 – Vantagem do Judeu e Utilidade da Circuncisão
Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E venças quando fores julgado.
E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem. ) De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo? Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto;Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
FAQ – Romanos 3
Pergunta 1: Qual é a vantagem do judeu?
Resposta: A vantagem do judeu é que as palavras de Deus lhe foram confiadas.
Pergunta 2: A incredulidade dos judeus aniquila a fidelidade de Deus?
Resposta: Não, de maneira nenhuma. Deus é sempre verdadeiro e todo o homem é mentiroso.
Pergunta 3: Por que Deus se manifestou sem a lei?
Resposta: Deus se manifestou sem a lei para demonstrar a sua justiça pela fé em Jesus Cristo.
Pergunta 4: Por que todos os homens estão debaixo do pecado?
Resposta: Porque não há ninguém que entenda ou busque a Deus; todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.
Pergunta 5: O homem é justificado pela lei ou pela fé?
Resposta: O homem é justificado pela fé sem as obras da lei.