A passagem bíblica de Romanos 9 nos ensina sobre a grande misericórdia e amor de Deus. Aqui, Paulo fala sobre a soberania de Deus e o alcance da salvação que Ele oferece a todos, tanto aos judeus quanto aos gentios. A verdade contida nesta passagem nos encoraja a confiar na sabedoria e amor de Deus, mesmo quando não compreendemos Suas decisões. Deus se compadece de quem quer, e endurece quem quer. Ele é soberano e tem o direito de fazer o que achar melhor. Ainda assim, Deus nos convida a crer Nele e a contar com a misericórdia que Ele oferece.
Conteúdo
Tabela sobre Romanos 9
Personagem Principal | Lição |
---|---|
Abraão | Deus tem um propósito para aqueles que o amam, independentemente de sua linhagem. |
Isaque | Deus escolhe aqueles que são fiéis a ele, independentemente de sua linhagem. |
Jacó | Deus ama incondicionalmente aqueles que são fiéis a ele, independentemente de sua linhagem. |
Esaú | Deus tem o direito de escolher aqueles que ele desejar, independentemente de sua linhagem. |
Moisés | Deus tem misericórdia de quem ele desejar, independentemente de sua linhagem. |
Faraó | Deus tem o poder de endurecer ou compadecer-se de quem ele desejar, independentemente de sua linhagem. |
Gentios | A justiça vem pela fé, independentemente de sua linhagem. |
Israelitas | A justiça vem pela fé, não pelas obras da lei, independentemente de sua linhagem. |
Romanos 9
1 Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência
no Espírito Santo):
2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus
irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças,
e a lei, e o culto, e as promessas;
5 Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre
todos, Deus bendito eternamente. Amém.
6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel
são israelitas;
7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será
chamada a tua descendência.
8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da
promessa são contados como descendência.
9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um
filho.
10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque,
nosso pai;
11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o
propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras,
mas por aquele que chama),
12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei
misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que
se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti
mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à
sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada
dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso
para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu
poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de
misericórdia, que para glória já dantes preparou,
24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também
dentre os gentios?
25 Como também diz em Oséias:Chamarei meu povo ao que não era meu povo;E amada à
que não era amada.
26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito:Vós não sois meu povo;Aí serão
chamados filhos do Deus vivo.
27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel
seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará
breve a obra sobre a terra.
29 E como antes disse Isaías:Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara
descendência,Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como
Gomorra.
30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a
justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois
tropeçaram na pedra de tropeço;
33 Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha
de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido.
Romanos 9:1-33
Neste texto, Paulo está refletindo sobre as Escrituras e a eleição de Deus. Ele compara a vontade divina ao trabalho de um oleiro, que tem o poder de fazer um vaso para honra e outro para desonra. Paulo nos ensina que Deus tem misericórdia de quem quiser, e endurece a quem quiser. Ele também nos ensina que não todos os descendentes de Abraão são filhos de Deus, mas aqueles que são considerados descendentes por meio da fé em Cristo. Por fim, Paulo nos reforça a mensagem de que Deus é soberano e pode fazer o que quiser.
A Eleição de Deus
A eleição de Deus é um dos temas mais profundos e mais difíceis da teologia cristã. O texto de Romanos 9 nos ensina que Deus tem o direito de escolher quem ele quer, e que sua escolha não depende do que quer ou do que corre. Deus tem o direito de mostrar misericórdia a quem quiser, e endurecer a quem quiser. Deus também tem o direito de escolher quem será considerado seu filho, e não somos nós que decidimos quem é considerado filho de Deus, mas sim Deus.
A Fé em Cristo
Neste texto, Paulo nos ensina que só aqueles que têm fé em Cristo são considerados filhos de Deus. A fé em Cristo é o único meio de sermos considerados filhos de Deus. Não é por meio das obras, mas sim pela fé que somos salvos. É por isso que Paulo diz que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas que Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. A justiça é pela fé, e não pelas obras.
Conclusão
Romanos 9 ensina-nos que Deus é soberano e tem o direito de escolher quem quiser. Ele não depende das nossas vontades ou dos nossos atos, mas sim da sua misericórdia. Deus também nos ensina que somos considerados filhos de Deus somente por meio da fé em Cristo. Portanto, devemos nos esforçar para viver uma vida de fé em Cristo, para que possamos nos aproximar cada vez mais do nosso Pai Celestial e sermos considerados seus filhos.
Romanos 9
Romanos 9 nos ensina que Deus escolheu o seu povo, Israel, para o seu propósito e que isso não depende do que quer ou do que corre, mas de Deus, que se compadece. Este capítulo também mostra que Deus amou a Jacó e odiou a Esaú antes de eles nascerem, e que Deus tem o direito de mostrar a sua ira, dar a conhecer o seu poder e compadecer-se de quem quer e endurecer a quem quer.
O capítulo termina dizendo que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça por meio da fé, enquanto Israel, que procurou a lei da justiça, não chegou à lei da justiça, porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei, tropeçando na pedra de tropeço.
FAQ sobre Romanos 9
Pergunta 1: O que Romanos 9 nos ensina sobre Deus?
Resposta: Romanos 9 nos ensina que Deus escolheu o seu povo, Israel, para o seu propósito e que isso não depende do que quer ou do que corre, mas de Deus, que se compadece. Este capítulo também mostra que Deus tem o direito de mostrar a sua ira, dar a conhecer o seu poder e compadecer-se de quem quer e endurecer a quem quer.
Pergunta 2: Como os gentios receberam a justiça?
Resposta: Os gentios receberam a justiça por meio da fé.
Pergunta 3: Por que Israel não chegou à lei da justiça?
Resposta: Israel não chegou à lei da justiça porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei, tropeçando na pedra de tropeço.