Salmo 1 revela como uma pessoa considerada justa deve andar. O justo aqui é visto como alguém que não tem coragem de fazer o mal a quem quer que seja, mas, tem seus olhos voltados para as palavras de Deus, procurando andar com uma vida reta.

Salmo 1 revela como uma pessoa considerada justa deve andar. O justo aqui é visto como alguém, que não tem coragem de fazer o mal a quem quer que seja, mas, tem seus olhos voltados para as palavras de Deus, procurando andar com uma vida reta.

Portanto, o salmo revela o destino dessas pessoas, garantindo que o futuro delas será de paz. Contudo, o mesmo salmo mostra que, aquelas que são consideradas ímpias, pois, possuem o prazer em fazer o mal, terão à sua frente a desgraça, mas, os justos prosperarão.

Leia o Salmo 1

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Salmos 1:1-6

Por quem o Salmo 1 era cantado?

Esse salmo era cantado pelos hebreus levitas no tempo do rei Davi. De lá para cá é cantado em toda terra, por pessoas de diversas religiões, como forma de louvor a Deus e meditação na palavra Dele.

Salmo 1 cantado na voz da cantora Eyshila

Vede o Salmo 1 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 1

Esse estudo foi extraído da Biblioteca Bíblica.

1.1 — A palavra hebraica traduzida por varão significa, neste contexto, pessoa, sem referencia a gênero. Que não anda de acordo com a vontade dos maus. O paralelismo deste versículo fala de um envolvimento cada vez maior com a perversidade: andar, se deter, se assentar entre pessoas que fazem maldades.

Da mesma forma, os termos dos ímpios são progressivos: ímpios, pecadores e escarnecedores. As figuras deste versículo apresentam o justo ideal — alguém que esta no mundo, mas não e nem um pouco afetado pelo mundo.

1.2 — Tem o seu prazer. O contraste e forte. Em vez de ter prazer em compartilhar atos com os perversos, a pessoa de Deus desfruta profundamente das coisas do Senhor, especialmente a Palavra de Deus.

A lei do Senhor se refere  a toda instrução que está contida na Bíblia. A palavra hebraica para lei expressa a ideia de Deus apontando o caminho para a vida em comunhão com Ele (SI 19.7-11). Meditar significa falar consigo mesmo (SI 4.4). Meditar, na Bíblia, significa concentrar-se nas Escrituras.

1.3 — Como a árvore. Este símile apresenta a imagem de uma tamareira do deserto, firmemente plantada em um Oasis bem irrigado Qr 17.8). Todas as partes da arvore são valiosas e aproveitáveis para Deus — pessoas de quem Ele se agrada (SI 33.15; 147.11). Prosperara não e garantia de um futuro de riqueza material para o justo; significa, isso sim, que o justo sempre será útil e aproveitável para o Senhor.

Estudo Salmo 1 – Parte 2

1.4,5 — Como a moinha, o refugo que e soprado pelo vento depois da colheita dos grãos, o ímpio não possui estabilidade (SI 35.5; 83.13). Quando chegar o juízo, o ímpio não conseguira mais subsistir (SI 5.5). Isto e similar a imagem do juízo final no Sermão do Monte das Oliveiras, feito por Jesus (Mt 25.31-46).

1.6 — A Bíblia fala de dois caminhos (Pv 2.8; 4.19), dos quais apenas um leva a Deus. Este e um tema bíblico constante, culminando nas celebradas palavras de Jesus, Eu sou o caminho (Jo 14.6).

Neste contexto, o verbo conhecer não se refere apenas a ciência que Deus tem, mas a um conhecimento intimo e pessoal (Sl 101.4). Deus esta envolvido intimamente com o caminho dos justos, mas não tem qualquer ligação com o caminho dos ímpios, exceto em juízo (Sl 146.9).

Analise e mensagem do Salmo 1

O Salmo 1, um salmo de sabedoria, apresenta portanto, contrastes entre o caminho do justo (v. 1-3) e o do ímpio (v. 4-6). Não e identificado o autor, nem qualquer circunstancia em que teria sido escrito o poema. Provavelmente, foi composto em um período tardio da historia de Israel.

Focalizara do as diferenças de caráter e os diferentes destinos reservados para justos e ímpios, serve de introdução a todo o livro de Salmos. Este salmo e como um farol que mostra o caminho do porto em meio a tempestade.

Ilumina e aponta para a verdade ate mesmo quando as falsidades de nossa cultura começam a nublar nosso discernimento. Afirma que só ha um caminho para a verdadeira vida; ignorá-lo e aceitar a morte como um tolo (Pv 1.20-33).( fonte: B.B.)

Como trabalhar o Salmo 1 na escola com Crianças e adolescentes

O salmo 1 fala de árvore plantada junto ao ribeiro de águas. Portanto, que tal realizarmos uma maravilhosa pesquisa?

  1. Busque imagens sobre as árvores mais comuns em Israel ( Região onde o salmo 1 foi escrito)
  2. Procure saber quais as arvores crescem junto as águas naquela região, e quais são seu frutos.
  3. Compare com as árvores que existem no Brasil, principalmente naquelas que nascem perto de lugares frescos e úmidos.
  4. Traga imagens para serem comparadas sobre as árvores que nascem em lugares secos e as que crescem perto das águas.
  5. Você já pensou na importância de plantar árvores ao redor de sua casa?
  6. O que elas trazem de benefício para o meio ambiente?

Mais do que biologia, geografia ou outra ciência comum, a integridade é ensinada nesse salmo, mostrando portanto, que andar de forma correta, faz com que a pessoa se torne como um árvore plantada perto das águas.

Fim

Se você gostou da explanação sobre o Salmo 1 e quer conhecer mais sobre essa preciosidade que são os Salmos, poemas e cânticos do hinário hebreu, continue acompanhando as postagens do blog da Demonstre. Aqui tem novidades maravilhosas para você.

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.