Salmo 11 tem Davi como autor, mas, não aponta  qual a situação em que se encontrava quando o escreveu. É possível que o mais famoso salmista de Israel tenha escrito esse Salmo durante a batalha enfrentada com Saul, o primeiro rei de Israel, portanto, um momento de aflição

Salmo 11 tem Davi como autor, mas, não aponta  qual a situação em que se encontrava quando o escreveu. É possível que o mais famoso salmista de Israel tenha escrito esse Salmo durante a batalha enfrentada com Saul, o primeiro rei de Israel, portanto, um momento de aflição.

Salmo 11

Como Davi  no momento da angústia, desejava fugir para seu monte, é possível que o Salmo 11 seja posicionado no início do conflito com Saul, na época em que Davi permaneceu como servo fiel ao rei, como está registrado em 1 Samuel capitulo 18.

Leia o Salmo 11

1 No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?

2 Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.

3 Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?

4 O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.

5 O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.

6 Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.

7 Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

Por quem o Salmo 11 era cantado

Esse  louvor, provavelmente foi cantado por Davi, pelos levitas, e hoje, é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda canção, baseada em versos desse salmo.

https://youtube.com/watch?v=w0hxRrznrCw

Vede o Salmo 11 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 11

Analise e mensagem do Salmo 11

No SENHOR me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte” (verso 1).

Montanhas são lugares naturais de proteção, citadas portanto,  diversas vezes nas Escrituras. Nessa ocasião, porém, a opção de se esconder no monte seria um fracasso espiritual.Contudo, confiar no Senhor seria  melhor.

Enquanto Davi ouvia esse conselho de alguém, ele pensou no seu relacionamento com o próprio Senhor. Fugir para os montes seria falta de confiança em Deus, portanto deveria resistir. Deus escolheu Davi para ser o próximo rei de Israel, e as perseguições por Saul e seus servos não negariam a promessa divina.

Davi agiria por fé, e não como um pássaro seguindo instintos de autopreservação.

Davi encerra o Salmo com declarações confiantes da justiça de Deus. Ele pune os perversos e aceita em comunhão eterna aqueles que amam a justiça. Deus predeterminou o destino de cada um, conforme sua decisão de amar a justiça ou amar o pecado. Escolhemos o nosso caminho, para a vida ou para a morte (Deuteronômio 30:15-20; Mateus 7:13-14).

Jamais devemos ficar desesperados diante das injustiças desse mundo, pois os justos confiam no Deus que está no seu templo celestial, pronto para julgar todos.

-por Dennis Allan

Como trabalhar o Salmo 11 na escola com Crianças e adolescentes

Caçar pássaros é legal? O salmista no salmo 11 metaforiza a perseguição que estava passando, comparando seu sofrimento ao de uma ave caçada. Ainda hoje algumas pessoas capturam aves, ferindo-as ou tirando-lhe a liberdade, apenas para apreciá-las por detrás de uma gaiola.

Contudo, alguns tipos de aves, são criadas em viveiros, portanto, não podem ser soltas com tanta pressa, vamos verificar como acontece a proteção das aves em nosso dias?

  1. Assista o vídeo abaixo e tire suas conclusões
  2. Anote tudo o que conseguiu aprender assistindo o vídeo
  3. Compartilhe com seus colegas suas ideias e compare os pareceres.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 11? Por certo, o Senhor é nossa proteção, e devemos nos abrigar Nele em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.