Salmo 12, aponta para as palavras do rei Davi, as quais embora, houvessem sido registradas aproximadamente 3.000 anos atrás, contudo, se encaixam perfeitamente nos dias de hoje. Na atualidade, a perversidade é exaltada e a santidade de Deus é vista com escarnio. Os justos são vistos com tolos ou espertalhões, contudo,a corrupção se espalha entre a sociedade, por todos os lados.
Conteúdo
Salmo 12
Mas devemos lembrar que, apesar da blasfêmia de homens, Deus permanece perfeito e santo. Nada escapa sua atenção. Quando ele diz que vai julgar, podemos ter estar convictos de que o fará, pois é fiel em suas promessas.
Leia o Salmo 12
Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.
Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente.
Pois dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; são nossos os lábios; quem é senhor sobre nós?
Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.
Tu os guardarás, Senhor; desta geração os livrarás para sempre.
Os ímpios andam por toda parte, quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
Por quem o Salmo 12 era cantado
Salmo 12 era cantado por levitas no templo. Hoje é cantado por Judeus e Cristãos em todo o mundo. É necessário ter cuidado para não se ter uma língua maldizente.
Vede o Salmo 12 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira
Breve estudo sobre o Salmo 12
Analise e mensagem do Salmo 12
No Salmos 12, o Salmista Davi apresenta suas orações devido ao ambiente de infidelidade que se apoderou do povo. A mentira, bajulação e a falsidade dominavam os relacionamentos.
Imagine! Uma sociedade em que ninguém acredita em ninguém. Não há companheirismo, solidariedade. É um caos!
Davi se incomoda com isso e intercede ao Senhor que os purifique e o livre. Ao mesmo tempo, ele apresenta a pureza das palavras de Deus e a dos homens infiéis. “As palavras do Senhor são puras”, diz ele.
Confiar nas palavras de Deus nos passa a sensação de segurança e paz. Ao contrário dos homens, o Senhor não mente. Suas palavras não falham e não passam. Elas são para nós como os montes ao redor de Sião. ( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 12 na escola com Crianças e adolescentes
“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.” Você sabe o que é uma fornalha? Para que serve? Vamos conhecer?
- Pesquise o que vem a ser uma fornalha e para que servia na antiguidade
- Alguém usa uma fornalha nos dias de hoje?
- Faça uma construção textual dizendo, sobre o que lhe vem à cabeça quando ouve a sentença ” Como prata refinada em fornalha de prata refinada 7 vezes”
Fim
Como foi para você conhecer o Salmo 12? O Senhor é fiel, portanto, sua palavra é inigualável não é mesmo? Ele reina sobre todos nós! Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!