Salmo 150 nos leva a adorar nosso Deus e proclamar sua glória e grandeza com todo o nosso ser, nossas habilidades e oportunidades. Devemos exultar de todo coração diante daquele que nos amou. Portanto, vamos adorá-lo, pois a Ele pertence a glória, para todo sempre!
Conteúdo
Salmo 150
É um modo poético de convidar todos os homens à adoração, mesmo sabendo que somente os servos verdadeiros de Deus podem atender ao chamado. Contudo, ele é feito, pensando nos verdadeiros adoradores e na dignidade daquele que deve ser adorado, o qual é merecedor do louvor de seus servos.
Leia o Salmo 150
Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
Por quem o Salmo 150 era cantado
Por certo, levitas na antiguidade, e hoje adoradores em todo mundo louvam ao Senhor! Confiram abaixo portanto, uma linda canção de louvor com Armando Filho.
Vede o Salmo em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira
Breve estudo sobre o Salmo
Analise e mensagem do Salmo
Para que não se confunda como deve ser a adoração a Deus, o Salmo 150 pinta um quadro bastante definido dessa que é uma das ações que nos dizem quem são os servos de Cristo e a igreja de Deus.
Não havia um modo melhor de concluir o saltério que um chamado efusivo e universal como esse salmo.
Se o primeiro salmo nos transmite a responsabilidade de nos afastarmos do mal e nos aproximarmos de Deus e de sua Palavra, para uma vida realmente feliz, o último salmo transpira a vitória final de uma vida cheia de altos e baixos, bons e maus momentos, dificuldades e livramentos — o que também se vê no decorrer dos salmos —, culminando, ao fim da vida, no louvor exultante na presença de Deus.
Esse é um modo válido de ver essa jornada. Entretanto, o Salmo 150, além de fechamento do livro, é uma unidade em si que fez e faz parte do culto a Deus e deve ser avaliado e utilizado nesse sentido. Como o tema é o louvor a Deus, o escritor nos aponta a necessidade que temos de adorar o nosso Senhor.
E, para que isso não seja uma tarefa mecânica, ele oferece pelo menos três informações importantes sobre o louvor que nos cabe oferecer e do qual nosso Deus é plenamente digno de receber.( Fonte)
Como trabalhar o Salmo 150 na escola com Crianças e adolescentes
Já ouviu falar em shophar ? na Bíblia sempre se refere a ele como a um instrumento musical feito com um chifre longo de carneiro, com uma das extremidades virada para cima. Trata-se de uma “trombeta” ou “corneta”.
- Existem diversas formas de se fazer instrumentos musicais com materiais recicláveis, em outras listas,nós já mostramos. Mas, já viu instrumentos musicais com talos de alimentos?
- Se nunca brincou assim, que tal conhecer uma forma natural de produzir uma trombeta vegetal?
- Portanto, mãos à obra, e vamos conhecer essa possibilidade?
- Após assistir o vídeo abaixo, tente reproduzir seu instrumento, e forme uma linda orquestra!
Fim
Aqui apresentamos o salmo 150 com suas magníficas palavras! Portanto, continuemos a louvar ao Senhor com todas nossas forças. Se você quer conhecer outros salmos, temos mais. venha conferir conosco!
Um grande abraço, e até breve!