Salmo 26, mostra o rei Davi se apresentando em sua fidelidade, como um homem que seguia os princípios ensinados pela palavra, portanto, a leitura desse hino mostra para nós o lado didático e o lado prático do serviço ao Senhor, mostrando que o homem fiel é abençoado.

Salmo 26, mostra o rei Davi se apresentando em sua fidelidade, como um homem que seguia os princípios ensinados pela palavra, portanto, a leitura desse hino mostra para nós o lado didático e o lado prático do serviço ao Senhor.

Salmo 26

No Salmo existe uma descrição para o homem fiel, abençoado pelo Senhor, que deseja andar na sua integridade, e continua com um contraste com os adversários, que não têm lugar na congregação de Deus.

Leia o salmo 26

Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.

Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.

Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.

Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,

Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.

Salmos 26:1-12

Por quem o Salmo 26  era cantado

O salmo 26 era cantado por judeus e cristãos em todas as épocas. Ainda hoje existem músicas que trazem esse salmo, ou trechos de seu poema. Abaixo você ouve Voz da verdade em Inocente!

Vede o Salmo 26  em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 26

joão pessoa

Analise e mensagem do Salmo 26

 Salmo 26 oferece o exemplo da vida de Davi em seguir essas orientações.

“Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar. Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade” (versos 1 a 3).

As palavras de Davi não devem ser interpretadas como afirmações absolutas de fidelidade constante. Qualquer pessoa que tem lido a história da vida de Davi sabe que ele falhou várias vezes, cometendo pecados graves. Mas uma qualidade que ajudou Davi a manter sua posição respeitada foi seu desejo de estar em comunhão com Deus, uma atitude que o levou a se arrepender depois de errar. Assim, apesar dos seus sérios erros, ele continuou caminhando na integridade e obediência ao Senhor, como ele afirma nesse Salmo.

Uma das características que define um governante é a qualidade dos seus conselheiros. Davi, certamente respeitando o princípio de Salmo 1:1, recusou a se assentar com pessoas que desrespeitavam a vontade de Deus:

“Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo. Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento” (versos 4 e 5).

Enquanto esse princípio é importante para reis, presidentes e governadores, foi revelado para o benefício de todos. Quando os amigos e outras pessoas influentes em nossa vida não respeitam a Deus, certamente vão nos incentivar a demonstrar a mesma rebeldia. Davi rejeitou tais influências pois desejava sinceramente a presença do Senhor.( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 26  na escola com Crianças e adolescentes

Amigo secreto ou amigo oculto

Você sabe que na vida temos tanto amigos quanto inimigos ocultos não é? Viram que no salmo 26 o rei Davi se queixa de perseguição, sem que ele tenha  feito mal nenhum? Pois é, a vida é dessa forma! Para termos amigos e inimigos, basta termos nascido! E nossa dinâmica de hoje, mesmo  que seja uma brincadeira tradicional , irá nos ensinar muito sobre isso,portanto, vamos lá?

  1. Escreva o nome dos participantes em papeizinhos, e cada um tire o seu, mas não deixe que ninguém o veja.
  2. Nessa brincadeira, a pessoa sorteada é quem terá de adivinhar quem que a tirou, ao invés do amigo secreto dar dicas para as pessoas adivinharem quem ele tirou!
  3. A pessoa fecha os olhos enquanto seu amigo secreto levanta a mão para todos o identificarem.
  4. Em seguida, ela faz perguntas até acertar quem o tirou.
  5. Para ficar mais instigante, o grupo pode combinar a quantidade de perguntas.
  6. Assim, se a pessoa não acertar, ela paga uma prenda!
  7. E depois, claro, recebe o seu presente.

Essa é uma brincadeira de final de ano, mas que pode ser feita em qualquer data! Além de promover a interação, permite conhecermos melhor uns aos outros.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 26?  Devemos confiar no Senhor e andar em retidão, adorando ao DEUS poderoso e único. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.