Salmo 28,  mostra o Salmista Davi, pedindo a Deus, socorro. Ele sabe que, se o Senhor não lhe responder, é provável que ele venha a sucumbir. Por isso, Davi clama para que Deus não o desampare. " O Senhor, a força do seu povo”. sabe-se que realmente, Deus é a nossa força. Se não fosse assim, pereceríamos.

Salmo 28,  mostra o Salmista Davi, pedindo a Deus, socorro. Ele sabe que, se o Senhor não lhe responder, é provável que ele venha a sucumbir. Por isso, Davi clama para que Deus não o desampare.

Salmo 28

Exite no Salmos 28 uma forte declaração, afirmando ser ” O Senhor, a força do seu povo”. sabe-se que realmente, Deus é a nossa força. Se não fosse assim, tanto sua Igreja, quanto Israel, teriam perecido em meio a tanta calamidade e dor.

Leia o salmo 28

A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.

Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.

Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações.

Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa.

Porquanto não atentam às obras do Senhor, nem à obra das suas mãos; pois que ele os derrubará e não os reedificará.

Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido;

assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.
O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.
Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.

Salmos 28:1-9

Por quem o Salmo 28 era cantado

Esse maravilhoso salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.

Vede o Salmo 28 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 28

Pr. Leandro Peixoto traz uma mensagem maravilhosa para nossa edificação

Analise e mensagem do Salmo 28

Este Salmo de Davi divide-se em clamor (v. 1-5), adoração (v. 6) e testemunho (v. 7- 9).

O salmista roga ao Senhor porque confia n’Ele. A confiança do salmista deriva do amor e da fidelidade de Deus, atributos inabaláveis. O amor e a fidelidade de Deus fazem com que o salmista O compare a uma rocha, a um rochedo.

Davi roga a Deus que o ouça, que não ignore as suas súplicas para que a sua sorte não se equipare a dos que descem à cova. Embora Davi tenha explicitado que se não fosse atendido por Deus haveria de ser semelhante aos que descem à cova, ele não apresenta seus problemas pessoais.

O salmista reitera o seu pedido: que o Senhor simplesmente o atendesse, quando clamasse, ou quando levantasse as suas mãos na direção do templo ( Sl 28:2 ).

Pedidos do salmista

Do verso 3 ao 5 o salmista passa a enumerar as suas petições.

“Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade” – O salmista não pede carros, cavalos, guerreiros, riquezas, mulheres, reinos ou vitórias sobre os seus inimigos em redor, antes que o Senhor o justifique.

Como? Ora, como sabemos, Deus é santo e justo. Para Deus não deixar o salmista perecer com os pecadores é necessário que Deus o justifique. Quando o salmista diz: “Não me arrastes com os ímpios”, é um modo de o salmista pedir a Deus que não lhe impute pecado ( Sl 32:2 ).

Quem são os ímpios e os que praticam a iniquidade? Seriam os filisteus? Seriam os gentios? Não! O salmista aponta quem são os ímpios e os que praticam a iniquidade: são aqueles “…que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações” ( Sl 28:3 b).

Havia muitos compatriotas do salmista que utilizavam o nome do Senhor, o Deus de paz, para falarem e relacionarem-se com o próximo.

– Shalom! Shalom! Porém, para eles não havia paz “Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz” ( Is 59:8 ).

É por isso que Jesus alerta: “Nem todo o que me diz: Senhor! Senhor! Entrará no reino dos céus…” ( Mt 7:21 ). Embora muitos falem de paz, o problema deles esta no coração “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” ( Mt 15:8 ). ( fonte )

Como trabalhar o Salmo 28 na escola com Crianças e adolescentes

“A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha”… Por qual motivo será que Davi chamou a Deus de rocha?  Por certo, qualquer coisa que fizer seu fundamento sobre a rocha, não irá perecer. Possivelmente era isso que Davi estava tentando expressar.  Se estivesse firme na rocha, não seria abalado!

O planeta terra está repleto de rochas, e não sei se você já teve a curiosidade em saber quanta coisa importante presente em nosso dia é proveniente das rochas. Vamos conhecer um pouco sobre alguns tipos de rochas?

Após assistir a importante aula acima, dada pelo Marquito, pegue seu caderno e anote o seguinte:

  1. Quais objetos você tem contato todos os dias que são proveniente das rochas?
  2. Qual a diferença do petróleo para o carvão?
  3. Como surge o mármore ?
  4. Quão importante são as rochas para nossa vida?

Agora entendeu por qual motivo Davi comparava sua dependência do Senhor como confiança na rocha? Para Davi, Deus era seu tudo e fortaleza, portanto, sua firmeza estava em Deus.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 28?  O Senhor é bom, portanto devemos louvá-lo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Besoul. Made by Crocoblock.