Salmo 36 mostra que o grande amor de Deus é infalível! Embora algumas pessoas insistam em aborrecê-lo e maliciosamente blasfemar de seu nome, contudo, seus braços estão abertos, caso queiram se humilhar e retornar à sua presença.O salmo 36 mostra que até no leito o impio maquina o mal contra o justo.

Salmo 36 mostra que o grande amor de Deus é infalível! Embora algumas pessoas insistam em aborrecê-lo e maliciosamente blasfemam de seu nome, contudo, seus braços estão sempre abertos. Caso queiram se humilhar e retornarem à sua presença, vale a pena se.

Salmo 36

O salmo 36 mostra que, até mesmo deitado em seu leito, aquele que se faz abominável à Deus, não mede suas palavras. Contudo, a grandeza e soberania do Senhor, lança por terra qualquer tipo de maldição, portanto louvai ao Senhor e bendizei o seu nome.

Leia o Salmo 36

A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.

Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se descubra ser detestável.
As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.

Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.
A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.

A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Senhor, tu conservas os homens e os animais.

Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.

Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;
Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.

Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.

Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios.
Ali caem os que praticam a iniquidade; cairão, e não se poderão levantar.

Salmos 36:1-12

Por quem o Salmo 36 era cantado

Esse magnifico salmo 36, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, contudo,hoje, é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Portanto, veja abaixo uma linda versão cuja letra traz reflexos das palavras cantadas desse salmo

https://youtube.com/watch?v=uy3309qIO1s

Vede o Salmo 36 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Na voz de Cid Moreira, o salmo 36 mostra que em Deus há refrigério! Portanto, vamos esperar Nele!

https://youtube.com/watch?v=11s3LKAx6y0

Breve estudo sobre o Salmo 36

Salmo 36 é um salmo de sabedoria, que revela a natureza do pecado e exalta o amor infalível de Deus (SI 14; 53). Sua estrutura é a seguinte: (1) revelação da natureza do pecado (v. 1-4); (2) louvor a Deus, concentrando-se em Seu amor fiel (v. 5-9); (3) desejo, em oração, de que Deus possa continuar a amar fielmente Seu povo mesmo havendo o juízo final (v. 10-12).

https://youtube.com/watch?v=hiHAP-8Os8Y

Analise e mensagem do Salmo 36

36.1-4 — O termo prevaricação aqui está empregado do mesmo modo que o era por profetas do Antigo Testamento, no sentido de uma iniquidade denunciada por Deus como tal.

Já em Miqueias 4.6, por exemplo, a mesma palavra hebraica é traduzida no sentido da própria denúncia, do oráculo de Deus, ou seja, diz o Senhor. Neste salmo, Davi, o profeta (At 2.30), recebe uma revelação profética tão surpreendente quanto a dos filhos dos profetas. Ganha o entendimento divino sobre a natureza do mal.

Não há temor de Deus, portanto, o mal mais insidioso é o de não querer dar a devida atenção à realidade de Deus na vida das pessoas e do mundo. A palavra traduzida aqui por temor é a mesma que pavor no juízo final (SI 14-5). Se lisonjeia.

A arte de viver bem

Sem qualquer noção a respeito de Deus ou do juízo, o perverso se toma tolo e egocêntrico. As palavras de sua boca. O tema da boca do perverso é desenvolvido no Salmo 12. Deixou de entender. O entendimento a que o salmista se refere é o da aplicação prática da arte do bem viver. Malícia significa desonestidade e perversidade.

36.5,6 — O contraste destes versículos com os anteriores é extremo. Assim como a revelação de depravação nos versículos 1-4 é terrível, contudo, a revelação do amor de Deus aqui é maravilhosa.Grandes montanhas […] grande abismo.

 Os contrastes continuam, passando o salmista das mais altas montanhas às profundezas do mar para descrever o perfeito caráter de Deus. A altura das grandes montanhas pode ser comparada à grandeza da justiça de Deus; a profundidade dos oceanos. No entanto, (a palavra abismo é usada também em Gn. 1.2), referindo-se ao mistério e à inacessibilidade de Seus juízos.

O refúgio em Deus

36.7-9 —Se abrigam. Dada a natureza de Deus, os justos a Ele acorrem como passarinhos buscando refúgio sob as asas maternas (SI 7.1; 11.1; 16.1; 31.1). Embora os ímpios nunca fiquem satisfeitos (Pv 27.20), contudo, aqueles que confiam no Senhor se fartarão e encontrarão a mais profunda satisfação nesta vida.

O Manancial da vida, representa a salvação e a misericórdia contínua de Deus pelo Seu povo são muitas vezes descritas em termos de águas vivas e revivificantes (Is 12.3; Jr 2.13).

36.10-12 — Estende. Com base nas revelações que este salmo apresenta portanto, a natureza dos ímpios (v. 1-4) e a do amor fiel de Deus (v. 5-9). Davi ora para que a benignidade de Deus continue reinando na vida de Seu povo.

Desta forma, cairão os obreiros da iniquidade,’.

Trata-se da terceira revelação deste salmo. Portanto, Davi tem um vislumbre do horror das consequências do juízo divino sobre os ímpios. O salmista, na verdade, como que assiste a uma cena do julgamento final, e estremece.

Como trabalhar o Salmo 36 na escola com Crianças e adolescentes

Observe que o salmista fala sobre o manancial da vida

(…)Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.

Você sabe as diferentes formas de se ter acesso à água potável? Embora no mar tenha água em abundancia, contudo, ela não pode ser consumida pelo corpo humano, necessitando de água pura própria para o consumo. Portanto, vamos conhecer como consegui-la?

Vamos conhecer como surgem as fontes de água potável e os mananciais? O que podemos fazer para contribuir para a manutenção do recurso hídrico?

https://youtube.com/watch?v=XykQKo4yPKA
https://youtube.com/watch?v=IONK0y0ZKjI
https://youtube.com/watch?v=CGddrxUkQMc

Após assistir os videos, faça uma construção textual, dizendo tudo o que aprendeu sobre a água que chega para nosso consumo.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 36?  O Senhor é o nosso socorro, portanto, confiar Nele vale a pena. Ele sempre sacia nossa sede, contudo, nunca devemos esquecer de honra-lo sempre que possível e bendizer seu nome!

Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos, mas, não fique só nisso, venha conhecer outros salmos e os demais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você, portanto, não fique por fora dessa oportunidade!

Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.