Salmo 43

0

Salmo 43, traz as palavras dos filhos de Corá descrevendo bem os pensamentos de Davi durante o conflito com seu filho rebelde Absalão. Portanto,  no início, percebe-se a angústia do rei, perturbado pelas palavras dos seus adversários, que procuravam pôr em dúvida sua fé

Conteúdo

Salmo

Embora entristecido, contudo, no final do salmo, mostra sua confiança de um desfecho favorável da situação, terminando com a sua intenção de entrar na presença de Deus para lhe adorar para sempre.

Leia o Salmo

Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.

Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.

Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.

Salmos 43:1-5

Por quem o Salmo  era cantado

Por levitas na antiguidade. Hoje contudo, esse louvor é entoado por Cristãos e Judeus em todos os lugares.

Vede o Salmo  em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo

O pastor Peixoto fala sobre a cura para o coração ferido, em um estudo feito junto ao salmo 43.

Analise e mensagem do Salmo

O homem que conduzia o povo à Casa de Deus sofreu terrivelmente quando o mesmo povo virou contra seu líder. Clamou a Deus, procurando conforto. Suas orações foram ouvidas e esse homem achou motivo de entrar novamente na Casa do Senhor para adorar seu Deus.

O Salmo 43 não tem um cabeçalho para identificar seu autor ou circunstância, mas a leitura dele junto com o 42 deixa claro que um é a continuação do anterior. O refrão encontrado em 42:5 e 11 aparece novamente em 43:5, completando em dois Salmos um hino de três estrofes.

Antes de considerar o conteúdo do Salmo 43, será importante voltar e ler novamente o Salmo 42.

O protagonista do Salmo (provavelmente Davi) pede o julgamento da sua causa contra a nação, uma solicitação que se ajusta bem aos fatos da guerra civil incitada por Absalão.

Sabendo que Davi não desejava a morte do seu filho (2 Samuel 18:5), é possível que ele vê o adversário em termos gerais (“a nação contenciosa” – verso 1) ou em termos de um ou mais dos homens mais experientes que acompanhavam Absalão (assim, o “homem fraudulento e injusto” – verso 1). ( fonte)

Como trabalhar o Salmo  na escola com Crianças e adolescentes

Na antiguidade, entre os povos nômades, principalmente o povo de Israel, pelo fato de peregrinarem, antes de construírem um templo, eles conservavam um tabernáculo, onde oravam e ofereciam a Deus seus sacrifícios.

Você conhece um tabernáculo? Que tal conhecermos agora?

  1. Busque imagens sobre o tabernáculo
  2. Pesquisem de qual material era feito e como o transportavam?
  3. Como deviam se portar, as pessoas escolhidas para cuidarem do tabernáculo?
  4. Escreva em seu caderno, o que você pensa com respeito a se ter um lugar onde possa fazer suas orações?
  5. Falar com Deus é importante, por que? Escreva sua opinião e justifique.

Fim

Hoje compartilhamos com você as riquezas do salmo 43. Esperamos que as lições expostas nessas riquezas das Escrituras Sagradas lhe façam muito bem, e lhes ajude a encontrar auxilio para suas atividades em sala de aula.

Se desejar conhecer mais salmos, visite nosso blog.Nós da Demonstre, temos muito prazer em compartilhar com você, o que existe de melhor, portanto fique sempre por aqui, sua companhia nos faz muito bem!

Um grande abraço e até breve!

Leave A Reply

Your email address will not be published.