Salmo 53 é uma poesia de Davi, mostrando, como as pessoas ao deixarem de acreditar em Deus, perdem o temor, portanto, não se incomodam de praticar a iniquidade e fazer o mal. Contudo, Deus os julgará e tudo trará a juízo.
Conteúdo
Salmo 53
Nosso temor e esperança, precisam estar a todo tempo no Senhor, a Ele pertence toda glória e louvor para sempre, mas também lhe pertencem a justiça e o juízo. Portanto, Deus deve ser temido em toda terra.
Leia o Salmo 53
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.
Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um.
Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus.
Ali se acharam em grande temor, onde não havia temor, pois Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os confundiste, porque Deus os rejeitou.
Oh! se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Por quem o Salmo 53 era cantado
Esse fantástico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.
Vede o Salmo 53 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira
Breve estudo sobre o Salmo 53
Analise e mensagem do Salmo 53
Os tolos e incrédulos dizem que: “Deus não existe!”. Estes seguem sua loucura e ignoram as obras de Deus na criação. Ignoram sua Palavra e se rebelam contra seus desígnios
Por isso, o Salmista louva a Deus pela salvação que vem de Sião, isto é, Jesus Cristo. O Messias prometido que nos livra da ira vindoura.
Deus fala uma e depois, duas vezes
Portanto, seria de muito bom-tom que os homens atentassem às suas palavras; neste salmo, Deus fala duas vezes, pois ele é quase uma cópia fiel do Salmo 14.
O objetivo é convencer-nos dos nossos pecados, fazer com que enrubesçamos e tremamos por sua causa; e como temos uma tremenda dificuldade de chegar a este ponto, este tema precisa ser exposto de forma bastante detalhada.
A palavra, como convincente que é, é comparada a um martelo cujos golpes precisam ser repetidos com frequência. Deus, aqui, por intermédio do salmista:
1.Mostra-nos como somos maus, v. 1.
2.Dá-nos prova disto através do seu seguro conhecimento, w. 2,3.
III. Pronuncia o terror sobre os perseguidores, os piores dentre os pecadores, w. 4,5.
IV Comunica ânimo ao seu povo perseguido, v. 6.
Existe uma pequena variação entre este salmo e o salmo 14, mas que pode ser considerada desprezível, somente entre os versículos 5 e 6 daquele e o versículo 5 desse; algumas expressões, que tratam da vergonha que os ímpios lançam sobre o povo de Deus, foram lá utilizadas e aqui deixadas de lado, mas, no lugar delas, este salmo contém uma profecia que fala da vergonha que Deus lançará sobre os ímpios. ( Fonte)
Como trabalhar o Salmo 53 na escola com Crianças e adolescentes
Embora existam pessoas que preservam a moral, embora digam não serem religiosas, mas, é fato que a corrupção tem uma forte ligação com a falta do temor de Deus.
- Faça uma pesquisa sobre o que é corrupção no sentido político, e depois responda em seu caderno
- Por que muitos desviam o dinheiro público
- Se as pessoas realmente acreditassem que Deus as está observando, fariam muitas coisas das quais vergonhosamente praticam?
- Alguém que realmente acredita, que Deus faz justiça, teria coragem de :matar, roubar e enganar?
Observe que em provérbios está escrito que, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria… Se as pessoas acreditam realmente em Deus, no mínimo se afastarão da corrupção.
Como foi para você conhecer o Salmo 53? Por certo, o Senhor é um justo juiz e não tolera a perversão. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!
Um abraço e até breve!