Salmo 56

0

Salmo 56 foi escrito por Davi quando ficou preso em Gate. Ao entregar o cântico ao mestre de louvores,  trouxe como melodia:  “A  pomba calada em terra distante!” Portanto, a aflição do salmista o levou a buscar socorro naquele que se tornou um guardador de lágrimas.

Conteúdo

       Salmo 56

Davi orava ao Senhor, pois sabia que seus adversários o estavam espiando. Ele confiava que o Deus continuaria com ele, portanto, o livrando de todos os males e pertubações estava garantido.Portanto, ainda que era perseguido, esperava o livramento por parte de Deus.

                     Leia o salmo 56

Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime.

Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo.

Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.
Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.

Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.

Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma.
Porventura escaparão eles por meio da sua iniquidade? Ó Deus, derruba os povos na tua ira!

Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?

Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim.

Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra.
Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.

Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças;
Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes?

Salmos 56:1-13

Por quem o Salmo 56 era cantado

Esse maravilhoso salmo, possivelmente foi cantado por Davi, pelos levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja portanto, abaixo uma linda canção que pode ter sido inspirada em trechos dessa maravilhosa palavra.

Vede o Salmo 56 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 56

Confira esse maravilhoso estudo, realizado pelo pastor Leandro Peixoto, falando sobre o guardador de lágrimas. Deus nos ama, portanto não nos desampara.

Analise e mensagem do Salmo 56

No Salmos 56, o Salmista Davi apresenta ao Senhor Deus uma oração como pedido de socorro. Ele está sendo pressionado pelos adversários, portanto, estava com medo.

Contudo, ele não permite que o temor lhe domine, por isso diz: Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti”.

Situações difíceis mexem muito com a nossa alma. Muitas delas produzem em nós muita angústia, dor e até um certo desespero. Davi luta contra isso, elo chora e suplica a Deus que o ajude:

“Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?”

Por fim, como sempre, Davi termina declarando sua confiança em Deus. Ele é um grande exemplo de homem de oração.

Por mais lamentos e lutas que sejam registrados no começo de seus salmos, ele sempre conclui declarando sua confiança no Senhor. “Confio em Deus, cuja palavra louvo, no Senhor, cuja palavra louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?”

Por maior e mais desafiador que sejam as questões que lhe cercam, não perca a fé, nem o ânimo. Deus está com seus filhos, Ele conservará a nossa alma ( fonte)

Como trabalhar o Salmo 56 na escola com Crianças e adolescentes

O salmo 56 fala sobre as lágimas guardadas no “odre”. Você sabe o que é um odre? Embora tenha sido um utensilio antigo, no entanto foi muito útil.  Vamos conhecer portanto o que é um odre?
 
  1. Clique nesse link e encontre com ajuda do pastor Rodrigo, toda explicação sobre o que vem a ser um odre.
  2. Depois disso, pesquise quais os tipos de vasilhas os antigos e também as pessoas da modernidade utilizavam e ainda usam para transportar um liquido que precisa ser conservado.
  3. Se for possível, faça uma exposição com as peças disponíveis  e imagens de outras, principalmente um odre.

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 56?  O Senhor é fiel e sua palavra é inigualável, portanto, Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

 
 
 
 
Leave A Reply

Your email address will not be published.