Salmo 62 mostra Davi, quando chegou a conclusão de que, a ansiedade não resolve problema algum. Jesus também falou mais tarde sobre isso, orientando sobre  os cuidados do dia a dia (Mateus 6:25-34). Paulo, estando na prisão, mostrou a mesma atitude deles quando escreveu sobre a oração para vencer a ansiedade

Salmo 62 mostra Davi, quando chegou a conclusão de que, a ansiedade não resolve problema algum. Jesus também falou mais tarde sobre isso, orientando sobre  os cuidados do dia a dia (Mateus 6:25-34). Paulo, estando na prisão, mostrou a mesma atitude deles quando escreveu portanto, sobre a oração para vencer a ansiedade (Filipenses 4:6-7).

Salmo 62

Davi mostrou  os esforços dos seus adversários nas suas tentativas de derrubar um homem bom (versos 3 e 4). Mas sua confiança em Deus, mostrou como ele considerava em vão o trabalho dos inimigos, portanto, não havia porque temer.

Leia o Salmo 62

A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.

Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.

Eles somente consultam como o hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá.)

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado.

Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus.

Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio. (Selá.)

Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.

Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.

Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus.
A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.

Salmos 62:1-12

Por quem o Salmo 62 era cantado

Esse magnífico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, pelos levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo. Veja portanto, logo abaixo, uma linda versão cantada desse salmo.

Vede o Salmo 62 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 62

https://youtube.com/watch?v=lp4YVbFu3C8

Analise e mensagem do Salmo 62

Quando uma pessoa se torna alvo de pessoas más determinadas a destruí-la, é comum entrar no desespero. Davi, portanto passou por essa experiência em vários momentos, inclusive durante a rebelião contra seu governo liderada por seu próprio filho Absalão.

Davi não se entregou, porém, ao desespero, porque achou seu refúgio no Senhor. Salmo 62 demonstra a confiança desse rei de Israel no único Salvador.

A leitura do Salmo 62 revela portanto sua estrutura básica. Versos 1 e 2 são quase iguais aos versos 5 e 6, esses trechos servindo como o refrão do hino e, ao mesmo tempo, mostrando o fortalecimento da fé de Davi. Com exceção do último verso, esse Salmo é dirigido aos homens.

Em algumas linhas, Davi contudo, fala para si mesmo, e nas outras, para os homens no geral. Ele procura ensinar e desafiar os homens a depender de Deus e abandonar sua confiança na força humana e nas riquezas acumuladas nesse mundo.

O salmista apresenta portanto, o contraste entre Deus, a forte rocha de refúgio e os homens falsos, que são “mais leves que a vaidade”(verso 9) ( Fonte)

Como trabalhar o Salmo 62 na escola com Crianças e adolescentes

O ante-penúltimo versículo do Salmo 62 diz assim”Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.”

  1. Observe a palavra “Rapina”
  2. Você sabe o que significa “Rapina?”
  3. Pesquise o que significa essa palavra e escreva em seu caderno, em que contexto ela é apresentada nesse salmo, o que vem a ser rapina aqui.
  4. Existem também as aves de rapina, e abaixo temos um vídeo, falando sobre elas.
  5. Construa um texto, onde poderá comparar rapina no sentido da palavra, com as atitudes das aves de rapina.

Fim

Gostou de conhecer o Salmo 62? Por certo, o Senhor é nosso socorro, e deve ser buscado em todo tempo. Portanto, se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e outros materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.