Salmo 64 fala da aflição do salmista por causa da língua enganadora. Ele sofre devido a perseguição e calunia, no entanto, confia que o Senhor pode livrá-lo de todo mal.
Conteúdo
Salmo 64
O salmo 64 mostra a antiga inimizade que havia entre a mulher e a serpente, mostrando que desde a antiguidade, o adversário já queria atrapalhar o projeto Divino, mas, o Senhor sempre livrará os que são Dele! Portanto, não precisa ter medo de nada!
Leia o salmo 64
Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo.
Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniquidade.
Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas,
A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.
Firmam-se em mau intento; falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá?
Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos.
Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos.
Assim eles farão com que as suas línguas tropecem contra si mesmos; todos aqueles que os virem, fugirão.
E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os feitos dele.
O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão.
Por quem o Salmo 64 era cantado
Esse magnifico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo, portanto, veja abaixo uma linda versão cantada desse salmo.
Vede o Salmo 64 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira
Breve estudo sobre o Salmo 64
Analise e mensagem do Salmo 64
No Salmos 64, o Salmista Davi apresenta a Deus uma oração onde coloca seus inimigos e aqueles que o difamam, diante do Senhor.
Ele nos mostra como pensa o ser humano mal, que vive longe de Deus. Seu coração forja planos que causam danos ao próximo, o oposto daquilo que o Senhor deseja.
A esperança de Davi como sempre, é Deus. Ele espera pelo Senhor e crê que ele fará justiça, em sua bondade.
específica à qual a redação deste salmo se refere.
1.Ele ora a Deus pela sua proteção contra os seus planos malignos, w. 1,2.
2.Ele faz uma descrição deveras negativa a seu respeito, como sendo homens mareados para a ruína em função da sua própria iniquidade, w. 3-6.
3.Pelo espírito de profecia, ele profetiza a sua destruição, que redundaria na glória de Deus e em ânimo para o seu povo, w. 7-10.
Ao cantar este salmo, devemos observar o efeito da velha inimizade que existe entre a semente da mulher e a semente da serpente, e assegurar a nós mesmos que a cabeça da serpente será esmagada, ao final, para a honra e júbilo da santa semente de Deus. (Henry, Matthew, Comentário dos Livros Poéticos)
Como trabalhar o Salmo 64 na escola com Crianças e adolescentes
“Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos. Assim eles farão com que as suas línguas tropecem contra si mesmos; todos aqueles que os virem, fugirão.”
Reflita bem: Deus atira seta? Existe jeito da língua tropeçar?Embora a bíblia tenha muitas passagens que estão escritas literalmente, também está cheia de linguagem figurativa. As metáforas estão espalhadas em diversas partes das Escrituras, portanto,
Vamos ampliar nosso conhecimento?
- Pesquise sobre o que significa metáfora, metonímia, ambiguidade, figura de linguagem.
- Se divirtam, brincando com palavras, faça uma lista de palavras que possuem duplo sentido.
Fim
Como foi para você conhecer o Salmo 64? O Senhor é fiel e sua palavra é inigualável, portanto, confiar em seu cuidado vale a pena. Embora existam perseguições, contudo, não devemos nos abater, mas confiar em Cristo. O Senhor sempre nos guardará, portanto esperaremos Nele!
Se você gostou desse salmo, nos deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você! Portanto, fique conosco!
Um abraço e até breve!