Salmo 68 mostra, o que acontece quando Deus se levanta para pelejar por seu povo. Ocorrem grandes reboliços, no entanto, a mão do Senhor está estendida em todo tempo, sempre pronto a transformar em vitória as mais difíceis batalhas.

Salmo 68 mostra, o que acontece quando Deus se levanta para pelejar por seu povo. Ocorrem grandes reboliços, no entanto, a mão do Senhor está estendida em todo tempo, sempre pronto a transformar em vitória as mais difíceis batalhas.

Salmo 68

Deus  pelejará por aqueles que são seus, portanto, a vitória sempre será certa. Celebrá-lo no momento certo com todos aqueles que lhe pertencem, traz ao Senhor profunda satisfação.

adoração ao espírito santo

Leia o Salmo 68

Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam. Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; assim como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus.

Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.
Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele.

Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

Ó Deus, quando saías diante do teu povo, quando caminhavas pelo deserto, (Selá.).
A terra abalava-se, e os céus destilavam perante a face de Deus; até o próprio Sinai foi comovido na presença de Deus, do Deus de Israel.

Deus traz conforto aos seus

Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância, confortaste a tua herança, quando estava cansada. Nela habitava o teu rebanho; tu, ó Deus, fizeste provisão da tua bondade para o pobre.

O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas.Reis de exércitos fugiram à pressa; e aquela que ficava em casa repartia os despojos. Ainda que vos tenhais deitado entre redis, contudo sereis como as asas duma pomba, cobertas de prata, e as suas penas, de ouro amarelo.

Quando o Onipotente ali espalhou os reis, foi como a neve em Salmon. O monte de Deus é como o monte de Basã, um monte elevado como o monte de Basã. Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para a sua habitação, e o Senhor habitará nele eternamente.

Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo.

Deus é nossa salvação

Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.

Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação. (Selá.).

O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.  Mas Deus ferirá gravemente a cabeça de seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda em suas culpas.

Disse o Senhor: Eu os farei voltar de Basã, farei voltar o meu povo das profundezas do mar; Para que o teu pé mergulhe no sangue de teus inimigos, e no mesmo a língua dos teus cães.

Ó Deus, eles têm visto os teus caminhos; os caminhos do meu Deus, meu Rei, no santuário. Os cantores iam adiante, os tocadores de instrumentos atrás; entre eles as donzelas tocando adufes.

Celebrai a Deus nas congregações; ao Senhor, desde a fonte de Israel.
Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles, os príncipes de Judá com o seu ajuntamento, os príncipes de Zebulom e os príncipes de Naftali.

Deus nos fortalece

O teu Deus ordenou a tua força; fortalece, ó Deus, o que já fizeste para nós.
Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.

Repreende asperamente as feras dos canaviais, a multidão dos touros, com os novilhos dos povos, até que cada um se submeta com peças de prata; dissipa os povos que desejam a guerra.

Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos.
Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao Senhor. (Selá.)

Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente.

Atribuí a Deus fortaleza; a sua excelência está sobre Israel e a sua fortaleza nas mais altas nuvens. Ó Deus, tu és tremendo desde os teus santuários

Salmos 68:1-35

Por quem  Salmo 68 era cantado

Esse magnifico salmo, provavelmente foi cantado por Davi, os levitas, e hoje, ele é entoado por judeus e Cristãos em todo o mundo.

Vede o Salmo 68 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre  Salmo 68

O Salmo 68 foi composto durante uma mudança. Mas quem estava mudando não era uma pessoa, mas a “arca do testemunho”. Deus ordenou que ela fosse construída para ficar dentro do tabernáculo, no lugar chamado “santo dos santos” (Ex 26.33)

Analise e mensagem do Salmo 68

Devido ao pecado dos filhos de Eli e sua negligência, a arca foi tomada pelos filisteus (1Sm 4.11). Portanto, ao ser devolvida, ela ficou na cidade de Quiriate-Jearim (1Sm 7.1) desde os dias da adolescência de Samuel até o início do reinado de Davi em Jerusalém – cerca de cem anos.

A primeira tentativa de levar a arca a Jerusalém não teve sucesso, pois Davi preparou um meio de transporte irregular de acordo com a lei (2Sm 6.1-11). Mas, depois de três meses abençoando sua nova morada, a arca foi transportada do modo prescrito por Deus e chegou a Jerusalém portanto, em meio a uma explosão de alegria (2Sm 6.12-19; 1Cr 15.25-16.3).

Quando o salmo 68 foi composto

Quando a arca já estava na tenda que Davi preparou para ela, ele ordenou que se cantasse algo que se parece primeiro com o Salmo 105 (1Cr 16.8-22), depois com o Salmo 96 (1Cr 16.23-33) e termina de um modo que lembra o Salmo 106.47,48 (1Cr 16.35,36).

Porém, ao que tudo indica, o Salmo 68 foi composto durante a viagem da arca para Jerusalém. Percebe-se isso vendo que o texto começa com a declaração feita por Moisés na primeira viagem da arca (Sl 68.1 cf. Nm 10.35).

Em segundo lugar, Davi ambienta o salmo em uma comitiva que chamou de “o cortejo do meu Deus” (halîkôt ’elî). Lembrando que a arca simbolizava a presença e a habitação de Deus entre o povo da aliança, esse cortejo representava a habitação divina no lugar correto e com a adoração adequada.

Foi um dia realmente marcante, digno de uma composição como o Salmo 68. Por isso, podem-se ver alguns efeitos da presença de Deus entre seu povo ( fonte )

Como trabalhar o Salmo 68 na escola com Crianças e adolescentes

A nação de Israel formou-se por meio dos filhos de Jacó. 12 filhos que se tornaram os patriarcas. Você sabe quem são eles?  Caso não saibam, vamos pesquisar?

  1. Procure saber porque a nação de Israel tem esse nome
  2. Pesquise e escreva os nomes dos doze filhos de Jacó
  3. Jacó teve um irmão, que se chamava Esaú, como se chama o povo que descendeu de Esaú?
  4. Eles ainda existem?
  5. O que acontece com quem afronta Deus?

Fim

Como foi para você conhecer o Salmo 68? Por certo, poi edificante não foi? Portanto, creia que, o Senhor é nosso socorro, e deve ser buscado em todo tempo. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, mas, não guarde só para você, compartilhe também com amigos.

Portanto, venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

https://demonstre.com/salmo-43/

                                         Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Besoul. Made by Crocoblock.