Salmo 70 mostra, uma oração feita com muita aflição por parte do salmista. Ele pede a Deus que se apresse em responde-lo. O salmista demonstra estar em meio a pessoas que o humilham e desejam sua derrota, porém ele ora a Deus.O salmo 70 é a perfeita oração de uma pessoa muito aflita, que tem pressa em que Deus a ouça.

Salmo 70 mostra, uma oração feita com muita aflição por parte do salmista. Ele pede a Deus que se apresse em responde-lo. O salmista demonstra estar em meio a pessoas que o humilham e desejam sua derrota, porém ele ora a Deus.

O salmo 70 é a perfeita oração de uma pessoa muito aflita, que tem portanto, pressa em receber uma resposta de Deus como livramento para sua vida. Ele faz menção a um poema que Davi entregou ao mestre do coro, para um possível arranjo sonoro.

Leia o Salmo 70

Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.
Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal.

Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!
Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.

Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.

Salmos 70:1-5

Por quem o Salmo 70 era cantado?

Pelos hebreus, no tempo de Davi e Salomão, quando Davi ordenou aos cantores que louvassem a Majestade Santa. Também os salmos são cantados por Judeus e Cristãos em todo mundo até os dias atuais, portanto,salmodiar é adorar e clamar a Deus.

Vede o Salmo 70 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo 70

O estudo abaixo é creditado à Diego Nascimento, que traz sua contribuição para melhor entendermos o Salmo 70, portanto, fique atento aos maravilhosos detalhes.

O salmo 70 tem sua autoria atribuída a Davi e é conhecido como salmo de lamentação.Salmos como esse trazem  um apelo urgente a intervenção divina. O salmo 70 começa com um pedido intenso por livramento.

“Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.”

A necessidade do salmista é urgente e a questão é vital, portanto, ele pede ao Senhor Deus que se apresse em ajudá-lo.

A derrota dos inimigos

No tempo em que o salmo 70 foi escrito acreditava-se que os exércitos marchavam pela ordem dos deuses.O exército derrotado colocava em jogo a reputação de sua divindade.Portanto, garantir uma vitória na guerra, seria atribuir ao deus que serviam a vitória.

Os inimigos do salmista queriam tirar sua vida, mas, possivelmente também, atacar a honra de nosso Deus.

“Vida” aqui não é apenas “existência”. Vida aqui representa “ a pessoa em sua inteireza”.

Os inimigos do salmista não queriam simplesmente matá-lo, queriam envergonhá-lo. Expor sua reputação ao ridículo, contudo, Davi clamava a Deus.

O salmista pede ao Senhor que seus inimigos sofram uma vergonha completa. Que sejam totalmente confundidos.No salmo 70, os inimigos do servo de Deus têm como caraterística principal a maldade.

Totalmente destituídos de amor ao próximo. Não se importavam com a consequência de sua maldade, portanto, zombavam de Deus e de seus servos. Além de os perseguirem, procurando tirar-lhes a vida, mas, não deveriam prevalecer.

A alegria dos que buscam a Deus

Enquanto os homicidas tem prazer na maldade, em matar o próximo, os bons se regozijam no Senhor. Os bons adoram ao Senhor e ainda, convidam as pessoas próximas a conhecer a Deus e adorá-lo, porquanto essa é uma das características do justo.

O caráter de um homem pode ser analisado com muita precisão quando observamos o que lhe dá alegria.Dessa forma eu te pergunto: “o que faz você feliz?”

Materialismo? Pecado? Coisas que desagradam a Deus? Quando a pessoa tem prazer em elementos espirituais, mostra que ele nasceu de novo, porquanto possui nova vida, como ensinou o Senhor Jesus a Nicodemos (João 3.16).Portanto, quando alguém ama a Deus de verdade, ele sofre, mas, não deixa o Senhor.

Deus é glorificado pelos bons!

Ao passo que a oração do salmista se desenvolve, ele sente sua confiança no Senhor Deus ser elevada.  Sua visão para de observar a força de seus inimigos e observa quão grande Deus é. Portanto, lhe pede socorro!

Ao chegar no versículo 5, do salmo 70, ele volta sua visão para si mesmo.Sendo “pobre e necessitado” mas, não desamparado ele pede a intervenção do seu Deus. Nesse apelo, ele usa dois dos nomes divinos:

  • Yahweh – Deus Eterno
  • Elohim – Deus Todo-Poderoso.

Ele sabe portanto, que o poder pertence a Deus para livrá-lo, mas precisa clamar. Portanto, rasga o céu com sua oração e clama.

( fonte: Diego Nascimento)

Analise e mensagem do Salmo 70

O Salmo 70 nos mostra como podemos clamar a Deus pedindo ajuda quando estamos ficando sem tempo, desesperados.

Quem são seus “inimigos”? Desemprego? Divórcio? Notas baixas? Casamento? Finanças?

Há 6 lições no salmo 70 que eu gostaria que você atentasse:

  • Quando o salmista pede a Deus que se apresse ele está sendo sincero;
  • Os “inimigos” do salmista, que tiram a sua paz são colocados diante de Deus em oração.
  • O salmista ora antes de agir;
  • O salmista apresenta a Deus a sua dor;
  • O salmista entende a sua fragilidade e pede ao Senhor que o livre;
  • O salmista se relaciona com Deus.

Compartilhe com seus amigos. Com alguém que esteja precisando dessa mensagem.

Deus abençoe! ( fonte )

Como trabalhar o Salmo 70 na escola com Crianças e adolescentes

Você pode ter tudo o que precisa, mas,já lidou com uma pessoa extremamente necessitada de sua ajuda? Só Deus pode tirar a aflição de uma alma, mas, existem algumas coisas que nós podemos ajudar. Que tal aproveitarmos a oportunidade prepararmos uma ação social?

  1. Convide as crianças a juntarem brinquedos e roupas em bom estado, que elas não mais usam para fazer doações.
  2. Pesquise para saber, como fará isso. A quem deverão ajudar: Um orfanato, comunidade, instituição ou família. Mesmo alguém que viva sozinho e necessite de ajuda.
  3. Combine com as crianças o melhor dia e forma de entregar as doações.

Mostre para elas, que por muitas vezes, quando ajudamos alguém, estamos sendo instrumentos de Deus, e a resposta da oração de um necessitado. Isso é ser Cristão de verdade, além de também ser um dever como ser humano.

Fim

Se você gostou do salmo 70, e deseja saber mais sobre salmos, ou outras atividades da Demonstre, visite o blog, fale conosco e seja muito bem vindo. Amamos trabalhar, ajuntar ou construir algo que o ajude em suas pesquisas, portanto, não deixe de se comunicar com a gente.

Um grande abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.