Salmo 84 é atribuído à Asafe, e faz referência ao lugar onde Deus é adorado. Portanto, vamos refletir sobre o lugar de adoração ao Senhor?

Salmo 84 é atribuído por alguns à Corá, no entanto, outros conferem ao rei Davi sua autoria. Ele faz contudo, uma referência ao lugar onde Deus é adorado. Por isso, vamos refletir sobre o lugar de adoração ao Senhor? Embora, algumas pessoas não aceitem que o templo seja a casa de Deus, é um lugar onde Ele se manifesta,vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Salmo 84

O salmista tinha prazer em se dirigir ao lugar de adoração, desejava portanto, estar ali, mais do que em qualquer outro lugar. Adorar ao Senhor e  salmodiá-lo era seu prazer

Leia o Salmo 84

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.

O sucesso de quem confia em Deus!

Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.
Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.
Senhor Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.)

Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.

Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.

Salmos 84:1-12

Por quem o Salmo era cantado

Por judeus e cristãos desde há muitos tempos, portanto “Louvai ao Senhor”!

Vede o Salmo em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Breve estudo sobre o Salmo

Analise e mensagem do Salmo

No Salmos 84, o Salmista expressa seu profundo amor pela Casa de Deus. Este salmo, foi escrito provavelmente por Davi, na ocasião em que fugia de Absalão. A linguagem e forma poética e devota são muito características.

Nele, Davi faz questão de dizer a Deus que não consegue viver longe de sua casa, do seu povo: “A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo”.

Ele nos mostra que a Casa de Deus é tão agradável que até mesmo, pássaros moram nela. É provável que Davi tenha percebido um ninho de aves, entre as vigas do Templo e isso o remeteu a agradável presença de Deus.

Para ele, mesmo sendo rei e com tantas regalias e possibilidades era melhor estar “um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus habitar nas tendas dos ímpios”. 

O Salmos 84 é lindo por diversos motivos, mas principalmente pelo prazer que um mero mortal tem em estar na Casa de Deus, perto de seu povo. Que as palavras e a vida de Davi nos inspirem a seguir pelo mesmo caminho  ( Fonte).

Como trabalhar o Salmo 84 na escola com Crianças e adolescentes

Durante a passagem dos tempos, a “Casa de Deus” foi representada de diversas formas diferentes, portanto, vamos conhecer algumas?

  1. Vamos pesquisar como já foi chamada o lugar de culto por Israel?
  2. Após pesquisar escreva:
  3. Onde Deus mora? Qual é sua casa?
  4. Templo ou salão de culto é a casa de Deus, ou lugar onde ele se manifesta no meio do povo?
  5. Mesmo Deus não morando no Templo feito por mão humanas, devemos contudo, respeitar ou não o lugar de culto?
  6. Você acha que no momento em que nos reunimos, o lugar se torna uma casa de Deus ou não?
  7. O que era o vale de Baca?
  8. Escreva sua opinião e justifique-a.

Fim

Gostaram de refletir sobre o salmo 84? Portanto, se desejarem conhecer outros salmos, aqui na Demonstre existem diversos. Fique sempre conectado conosco e não perda novas postagens.

Um abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.