Salmo 90 tem sua autoria atribuída á Moisés. O grande líder de Israel em forma de oração, conversava com Deus sobre a fraqueza do homem, enquanto, clamava pela providencia do Senhor. Ele fala da brevidade de nossos dias, mostrando que a média de uma vida produtiva vai até os 70 anos, se chegam aos 80, o cansaço vem.

Salmo 90 tem sua autoria atribuída á Moisés. O grande líder de Israel em forma de oração, conversava com Deus sobre a fraqueza do homem, enquanto, clamava pela providencia do Senhor.

Ele fala da brevidade de nossos dias, mostrando que a média de uma vida produtiva vai até os 70 anos, se chegam aos 80, o cansaço lhes acompanha durante os dias que se seguem.O profeta ora para que Deus nos perdoe os erros , afaste os males e prospere os nossos caminhos.

Leia o Salmo 90

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.

De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.

Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor.
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Volta-te para nós, Senhor; até quando? Aplaca-te para com os teus servos.

Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias.

Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal.
Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos.

E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Salmos 90:1-17

Por quem o Salmo 90 era cantado?

Embora o Salmo o Salmo 90 seja uma oração escrita possivelmente por Moisés, acredita-se que Davi o tenha ordenado na seleção do hinário destinado aos levitas, para adorarem a majestade Santa!

Hoje igualmente, ele é adaptado e cantado em vários idiomas ao redor do mundo. Principalmente por judeus e cristãos.

Salmo 90 cantado por Ana Paula Valadão- Diante do trono

https://youtube.com/watch?v=wxatr5Q6IaU

Os Salmos cantados são orações, poemas, expressão da alma e poesia ao mesmo tempo. Enquanto alguém canta extraindo a força que vem de sua alma, é capaz de impactar que as ouve. 

Vede o Salmo 90 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira

Uma narração maravilhosa da palavra de Deus, em uma das vozes mais bonitas do Brasil

Breve estudo sobre o Salmo 90

De acordo com os estudos feitos por Dennis Alan, o Salmo 90 é o salmo mais antigo da Bíblia. Ele teria sido escrito por Moisés, aproximadamente 1.400 anos antes de Cristo.

Moisés estaria então com 80 anos, e após o preparo dos primeiro 40 anos vividos no Egito, onde teve preparo intelectual, e o preparo espiritual e teste de sobrevivência adquirido no deserto por mais 40 anos, ele retornaria então para o Egito., em busca de libertar o povo de Deus que ali estava cativo.

Na época em que Moisés escreveu esse Salmo, o povo já havia saído do Egito e era guiado por ele no deserto, onde os desafios eram enfrentados todos os dias. No entanto, sempre que alguma coisa parecia não dar certo, o povo murmurava e colocava a culpa em Moisés.

Ele então, cansado precisava orar, para que Deus lhe desse forças para continuar a caminhada e perdoasse aquele povo reclamador.

Analise e mensagem do Salmo 90

A mensagem desse salmo é sem dúvidas, a brevidade de nossos dias, e o quanto precisamos do socorro de Deus em todo o tempo.

Ele também fala da necessidade de alegria, para que pudessem esquecer todo os sofrimento que haviam passado como escravos, mas, pediam que a graça de Deus fosse sobre eles para os sustentarem.

A maravilhosa mensagem do salmo 90 poderá ser lida e refletida, sempre que houver necessidade de animo, diante do cansaço e necessidades do dia a dia. Uma oração a Deus em busca de seus cuidados.

Como trabalhar o Salmo 90 na escola com Crianças e adolescentes

Por ser um Salmo extremamente curioso, poderá permitir, portanto, diversas perguntas e respostas para a garotada. Poderemos começar por algumas pesquisas.

1- Você pode sugerir à turminha, que se dividam em grupos, busquem informações e apresentem um trabalho com anotações e imagens, sobre os seguintes assuntos:

2-Pesquise, de acordo com o IBGE, quantos anos, os homens brasileiros, vivem em média hoje?

3- O que melhorou ou piorou para que as pessoas vivam nessa média de idade?

4- o que é necessário as pessoas terem, para viverem mais tempo?

5 – Em sua opinião, as pessoas vivem mais ou menos, do que o tempo descrito no Salmo 90?

6- Quantos anos Moisés viveu?

No dia marcado para a entrega do trabalho, discuta com eles, como é possível melhorar a qualidade de vida, e fazer com as pessoas vivam mais tempo com saúde. Comente com eles a importância da oração, mas também dos cuidados com alimentação, sono, exercícios, e visita periódica para os exames médicos.

Comente, em uma linguagem que eles possam entender, sobre a responsabilidade dos governantes em fornecer recursos para melhorar a qualidade de vida, e qual é a parte de cada pessoa para isso.

Fim

O que acharam de conhecer um pouco sobre o Salmo 90?  Se você gostou, continue nos acompanhando na sequencia das postagens, pois já temos outros Salmos e continuaremos em uma sequencia. Visite outras páginas da Demonstre e curta nossas publicações, deixe seu comentário. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um super- abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Besoul. Made by Crocoblock.