Salmo 91

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Salmo 91, além de ser um texto bíblico, citado e lido por aqueles que buscam, proteção para si e para suas casas. Trata-se de uma profecia ou cântico, que os israelitas entoavam como forma de oração a Deus. Esta seria uma das principais fontes, de fortalecimento da alma, para enfrentarem os perigos.

Ninguém ainda descobriu, quem foi o autor do Salmo 91, contudo, alguns estudiosos sugerem ter sido escrito por Moisés, quando estava no monte Sinai, já que este, também é o autor do Salmo 90.

Na verdade, embora os Salmos sejam muito utilizados no meio evangélico, também católicos e espiritas, leem e citam com frequência esse magnífico Salmo.

Conteúdo

Leia o Salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Salmos 91:1-16

Por quem o Salmo 91 era cantado?

O Salmo 91, assim como os demais Salmos eram cantados pelos cantores ou levitas, descendentes da tribo de Levi, que era um dos filhos de Israel ( Jacó). No entanto, não era um cântico comum, tratava-se de cânticos proféticos e de adoração ao Senhor. Hoje, o Salmo 91, ainda é entoado em algumas versões musicais entre judeus e cristãos.

Vede o Salmo 91 em vídeo – Narrado na voz de

Cid Moreira

https://youtube.com/watch?v=Ua-TpIV1BME

Breve estudo sobre o Salmo 91

Se foi realmente Moisés o autor do Salmo 91( hipótese) Esse Salmo foi escrito aproximadamente 1460 anos antes de  Cristo. Vindo posteriormente, anos depois de Moisés, o rei Davi apropriar-se das preciosidades escritas para educar o povo.

O livro das Crônicas de Israel, deixa bem explícito que, a função  de um salmista era profetizar. O rei Davi convocou os músicos a escreverem o que profetizavam, em forma de poesia, para que eles pudessem cantá-los, ao som de instrumentos musicais.

Esta determinação, vinda por parte do rei Davi, tinha a intenção de suprir a deficiência de leitura da população, que na sua maioria não sabiam ler e escrever. Apenas escrever as profecias em textos formais, não facilitava o processo de memorização do povo, enquanto que, a poesia e a música atendiam muito bem a este propósito.

Portanto, ao citar ou cantar um salmo, deve-se ter em mente que eles, além de proféticos, são educativos, e não somente expressões da alma, produto da psique humana. Em uma análise dos salmos deve-se dar prioridade ao conteúdo da mensagem, visando desvendar seu conteúdo profético. As questões poéticas e musicais ficam em segundo plano.

Se você deseja ter maior profundidade sobre o que diz esse Salmo, acesse um documento escrito por  Carlos Spurgeon e se maravilhe com o estudo.

Analise e mensagem do Salmo 91

O Salmo 91 é uma oração, para que Deus guarde a pessoa que ora ou um ente querido, o qual esteja enfrentando algum tipo de perigo, e se encontre assombrando. Poderá ser uma doença grave, perseguição de morte, perturbações da mente e do espirito, ou aflições…

Ao verbalizá-lo, a pessoa se sente fortalecida e protegida, conseguindo ter forças e coragem para enfrentar o medo e se tornar vitoriosa. Em algumas casas, as pessoas deixam a bíblia aberta, exatamente nesse Salmo, mas o ideal, não é apenas a exposição.  É bom que seja lido em voz alta, para que mais confiança e segurança seja alcançadas.

Como trabalhar o Salmo 91 na escola com Crianças e adolescentes

Pelo fato do Salmos virem de outra cultura ( Judaica) e de outros tempos, mais ou 1460 anos antes de Cristo, é possível, que muitos elementos aqui citados, sejam desconhecidos pelos estudantes. Nesse caso, o professor poderá sugerir:

  1. Que as crianças anotem as palavras desconhecidas no caderno, e pesquisem por seus significados.
  2. O professor , poderá também, após ler o Salmo 91 com eles, convidá-los a construir um escudo com papelão, e mostra-los como o escudo defendia os soldados das frechadas na antiguidade.
  3. No vídeo abaixo temos o passo a passo com fazer um lindo escudo, utilizando caixa de brinquedo ( material descartável). Certamente a garotada irá amar essa atividade!
https://youtube.com/watch?v=_-UThLt7_TM

Observe que trabalhar salmos na escola poderá ser muito produtivo para a garotada, e uma experiencia, para lá de maravilhosa, a qual vale realmente a pena!

Fim

E então, o que acharam de conhecer um pouco sobre o Salmo 91?  Se você gostou, permaneça conectado conosco. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um super-abraço e até breve!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook