Salmo 91, além de ser um texto bíblico, citado e lido por aqueles que buscam, proteção para si e para suas casas. Trata-se de uma profecia ou cântico, que os israelitas entoavam como forma de oração a Deus, se tornando uma das principais fontes de fortalecimento da alma para enfrentar os perigos.

Salmo 91, além de ser um texto bíblico, citado e lido por aqueles que buscam, proteção para si e para suas casas. Trata-se de uma profecia ou cântico, que os israelitas entoavam como forma de oração a Deus. Esta seria uma das principais fontes, de fortalecimento da alma, para enfrentarem os perigos.

Ninguém ainda descobriu, quem foi o autor do Salmo 91, contudo, alguns estudiosos sugerem ter sido escrito por Moisés, quando estava no monte Sinai, já que este, também é o autor do Salmo 90.

Na verdade, embora os Salmos sejam muito utilizados no meio evangélico, também católicos e espiritas, leem e citam com frequência esse magnífico Salmo.

Leia o Salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.

Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Salmos 91:1-16

Por quem o Salmo 91 era cantado?

O Salmo 91, assim como os demais Salmos eram cantados pelos cantores ou levitas, descendentes da tribo de Levi, que era um dos filhos de Israel ( Jacó). No entanto, não era um cântico comum, tratava-se de cânticos proféticos e de adoração ao Senhor. Hoje, o Salmo 91, ainda é entoado em algumas versões musicais entre judeus e cristãos.

Vede o Salmo 91 em vídeo – Narrado na voz de

Cid Moreira

https://youtube.com/watch?v=Ua-TpIV1BME

Breve estudo sobre o Salmo 91

Se foi realmente Moisés o autor do Salmo 91( hipótese) Esse Salmo foi escrito aproximadamente 1460 anos antes de  Cristo. Vindo posteriormente, anos depois de Moisés, o rei Davi apropriar-se das preciosidades escritas para educar o povo.

O livro das Crônicas de Israel, deixa bem explícito que, a função  de um salmista era profetizar. O rei Davi convocou os músicos a escreverem o que profetizavam, em forma de poesia, para que eles pudessem cantá-los, ao som de instrumentos musicais.

Esta determinação, vinda por parte do rei Davi, tinha a intenção de suprir a deficiência de leitura da população, que na sua maioria não sabiam ler e escrever. Apenas escrever as profecias em textos formais, não facilitava o processo de memorização do povo, enquanto que, a poesia e a música atendiam muito bem a este propósito.

Portanto, ao citar ou cantar um salmo, deve-se ter em mente que eles, além de proféticos, são educativos, e não somente expressões da alma, produto da psique humana. Em uma análise dos salmos deve-se dar prioridade ao conteúdo da mensagem, visando desvendar seu conteúdo profético. As questões poéticas e musicais ficam em segundo plano.

Se você deseja ter maior profundidade sobre o que diz esse Salmo, acesse um documento escrito por  Carlos Spurgeon e se maravilhe com o estudo.

Analise e mensagem do Salmo 91

O Salmo 91 é uma oração, para que Deus guarde a pessoa que ora ou um ente querido, o qual esteja enfrentando algum tipo de perigo, e se encontre assombrando. Poderá ser uma doença grave, perseguição de morte, perturbações da mente e do espirito, ou aflições…

Ao verbalizá-lo, a pessoa se sente fortalecida e protegida, conseguindo ter forças e coragem para enfrentar o medo e se tornar vitoriosa. Em algumas casas, as pessoas deixam a bíblia aberta, exatamente nesse Salmo, mas o ideal, não é apenas a exposição.  É bom que seja lido em voz alta, para que mais confiança e segurança seja alcançadas.

Como trabalhar o Salmo 91 na escola com Crianças e adolescentes

Pelo fato do Salmos virem de outra cultura ( Judaica) e de outros tempos, mais ou 1460 anos antes de Cristo, é possível, que muitos elementos aqui citados, sejam desconhecidos pelos estudantes. Nesse caso, o professor poderá sugerir:

  1. Que as crianças anotem as palavras desconhecidas no caderno, e pesquisem por seus significados.
  2. O professor , poderá também, após ler o Salmo 91 com eles, convidá-los a construir um escudo com papelão, e mostra-los como o escudo defendia os soldados das frechadas na antiguidade.
  3. No vídeo abaixo temos o passo a passo com fazer um lindo escudo, utilizando caixa de brinquedo ( material descartável). Certamente a garotada irá amar essa atividade!
https://youtube.com/watch?v=_-UThLt7_TM

Observe que trabalhar salmos na escola poderá ser muito produtivo para a garotada, e uma experiencia, para lá de maravilhosa, a qual vale realmente a pena!

Fim

E então, o que acharam de conhecer um pouco sobre o Salmo 91?  Se você gostou, permaneça conectado conosco. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

Um super-abraço e até breve!

Sobre

Besoul is fascinating about clothes, happy living and beauty! We want you to share our interests and find something you might love from your heart. We regularly post news and blogs to make you happy!
© 2019 Site feito pelo grupo B20.