Salmos 92, mostra o salmista Davi dando graças a Deus por suas maravilhosas obras. Ele nos faz um convite para iniciarmos o dia, adorando ao Senhor, cantando louvores e exaltando ao Seu Santo Nome. Portanto, torna-se fascinante conhecer por meio desse salmo, a relação entre instrumentos musicais diferenciados e o louvor.
Conteúdo
Salmo 92
Salmo 92 é magnifico, por destacar a forma poética e o uso de instrumentos musicais diversificados, com a finalidade de exaltar e adorar ao Deus único. Embora seja grande é importante, contudo, olha para o pequeno.Ele é verdadeiro e maravilhoso!
Leia o Salmo 92
Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;
Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade;
Sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene.
Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.
Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos.
O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto.
Quando o ímpio crescer como a erva, e quando florescerem todos os que praticam a iniquidade, é que serão destruídos perpetuamente.
Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre.
Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade.
Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco.
Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim.
O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.
Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,
Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.
Por quem o Salmo 92 era cantado
Cantado pelos levitas no passado, hoje salmo 92 é entoado por Cristãos e Judeus em todo o mundo, ainda hoje ele é entoado. Alguns compositores se inspiram nele para comporem outras canções. Veja abaixo uma versão maravilhosa, com trechos desse salmo.
Vede o Salmo 92 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira
Breve estudo sobre o Salmo 92
Observe que embora Deus deve ser lembrado e adorado em todo tempo, contudo, o convite é exaltá-lo, logo pela manhã!
Analise e mensagem do Salmo 92
Certo viajante, passando pelo lago Léman, na fronteira entre a França e a Suíça, se viu absorto na admiração do belo panorama que tinha diante de si.
A beleza do Sol se pondo e das luzes a se desfazer nos céus do ocidente era fantástica. Entretanto, o surpreendente ocorreu quinze minutos depois de o Sol se pôr.
O companheiro desse viajante, apontando o lado oposto, exclamou: “Olhe para o Leste! O que é aquela luz estranha?”. Eles olharam para a luz que brilhava e, maravilhados, perceberam se tratar do Mont Blanc.
Ele é tão alto que o Sol, mesmo já posto do ponto de vista dos viajantes, ainda iluminava seu topo branco em que a neve refletia os raios solares em um espetáculo sem igual. O impressionante é que, apesar da majestade daquela cadeia montanhosa e daqueles cumes que se erguiam como que buscando os céus, ele só foi visto depois do pôr do Sol.
O momento certo promoveu uma das visões mais belas e impressionantes que aqueles homens já tiveram.
O Salmo 92 também trata de um tempo especial em que se podem vislumbrar certas realidades que, por vezes, passam despercebidas diante dos afazeres do dia a dia. Portanto, ao fazer a leitura dele, conecte-se com o sobrenatural exposto na natureza, porquanto, manifestam a Glória de Deus!
Qual a intenção do Salmo 92 ?
Seu título, dado pelo próprio salmista, contém o propósito da sua composição: “Cântico para o dia de sábado” (shîr leyôm hashavvat).
Como, no antigo Israel, o sábado não era apenas tempo de “descanso solene”, mas também de “santa convocação” (Sl 23.3), entende-se que o salmo foi escrito com a finalidade de ser utilizado no culto a Deus.
Segundo esse propósito, o salmista produziu um texto realmente útil, pois destaca certos pontos que podem passar despercebidos diante das muitas preocupações diárias, mas que não podem ser menosprezados quando se está a cultuar o Senhor. Assim, o salmista apresenta algumas promoções do tempo de culto a Deus.
Em primeiro lugar, o culto ao Senhor deve promover louvor e anúncio das grandezas de Deus (vv.1-5). Apesar de isso parecer óbvio, muitas vezes o verdadeiro sentido do louvor perde espaço para as atividades religiosas em si – em Israel, isso aconteceu com frequência, a exemplo do que expõe o livro de Malaquias.
Em vez disso, o salmista parece realmente satisfeito com a oportunidade de se envolver pessoalmente no louvor a Deus (v.1): “Bons são os atos de exaltar o Senhor e de cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo” ( fonte)
Como trabalhar o Salmo 92 na escola com Crianças e adolescentes
Você conhece todos os instrumentos musicais que existem? Eles são diversos, e embora não dê para saber quantos em sua totalidade, contudo, vamos listar alguns?
- Violão, guitarra, pandeiro, bateria, saxofone… Liste o máximo que puder
- Faça um desafio em sala de aula, para descobrir qual grupo ou aluno, conhece mais instrumentos musicais.
- Peça para levarem imagens dos instrumentos que forem encontrando, e converse com eles sobre a importância da música na vida das pessoas. Refita com elas que, ela não é simplesmente diversão, é ainda ferramenta de introspecção. Pode ser usada como terapia, e provocar grandes mudanças no comportamento humano.
- Comente sobre alguns instrumentos sitados no salmo 92, que embora não sejam comuns em nosso país e cultura, mas foram instrumentos usados no passado com perfeição.
- Fale sobre a Cítara, a Harpa. O que era o saltério ? E um Adufe ?
Ouça que som angelical! O instrumento abaixo, embora estranho, trata-se portanto de um saltério.
Conheçam o estranho e incrível “Adufe”!
Pouco comum, e embora quase desconhecido, contudo, o Címbalo, apresenta um som fantástico !”
Veja que sensacional! Os instrumentos mais estranhos do mundo!Você gostaria de tocar um desses instrumentos? Exóticos, não é mesmo? Observem portanto, que não há limites para a criatividade.
Fim
Estudar o salmo 92 foi incrível! Concorda comigo? Portanto, se você deseja conhecer mais sobre outros salmos, ou dar uma sondada em ricos materiais didáticos aqui da Demonstre, fique a vontade, pois é um prazer ter você conosco! Desfrute da maravilhosa oportunidade para aumentar o seu conhecimento, pois é um bem, que ninguém arrancará de você!
Abraço e até breve!