Aprendendo a lição: Salmos 137, a fonte de força no meio da servidão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Amados irmãos e irmãs, nós nos reunimos aqui hoje para refletirmos sobre a mensagem contida nos Salmos 137.

Esse salmo conta dos sofrimentos, tristezas e saudades que os judeus sentiam enquanto eram escravizados na Babilônia. O povo de Israel foi forçado a deixar sua terra de Sião, o lugar onde o Deus deles era adorado, e em seu lugar, passou a viver em cativeiro entre os Babilônicos.

Nessa servidão, eles eram obrigados a cantar canções de Sião nos jogos realizados na corte dos reis babilônicos, o que para eles era extremamente humilhante. Porém, mesmo diante das adversidades, eles não se esqueciam de Deus, e diziam que jamais se esqueceriam dele, nem se esqueceriam da sua terra natal.

Nessa mensagem, encontramos uma grande lição para nossas vidas. A lição de que devemos nos lembrar sempre de Deus, mesmo que estejamos distantes de nosso lar espiritual. Mesmo que estejamos distantes dos lugares que costumamos frequentar, onde nos sentimos mais próximos de Deus.

Salmo Salmos 137
Fonte/Reprodução: original.

Lembrar-se sempre de Deus traz uma profunda paz para nossos corações. Mesmo diante das mais difíceis provações, se lembrarmos de Deus, Ele nos dará forças para suportá-las.

Portanto, lembremo-nos sempre de Deus, e de que a nossa grande fonte de alegria está nele. E que, mesmo que estejamos distantes de nossos lares e de nossas igrejas, Jesus está sempre com a gente, nos abençoando e nos dando forças para suportar as dificuldades.

Amém.

Conteúdo

Tabela do Salmos 137

O Salmo 137 é um dos mais conhecidos e cantados de todos os tempos, pois fala sobre a devoção de um povo à sua terra, à sua cultura e à sua fé. Esta tabela nos conta a história de um povo que mesmo em meio ao exílio, ainda se lembrava com saudade da terra e cantava suas canções para se lembrar de quem eram e de onde vinham.

VersículoTextoSignificado
1Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.Os israelitas se sentaram e choraram ao lembrar da sua terra natal.
2Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.Os israelitas penduraram as suas harpas nos salgueiros para se lembrar de Sião.
3Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.Os babilônios pediram para que os israelitas cantassem uma canção de Sião para alegrá-los.
4Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?Os israelitas se perguntavam como cantariam a canção do Senhor em um lugar estranho.
5Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza.O autor expressa que se esquecer de Jerusalém, sua destreza não terá mais sentido.
6Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.O autor expressa que se não lembrar de Jerusalém, não terá alegria.
7Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.O autor pede ao Senhor que se lembre dos filhos de Edom que destruíram Jerusalém.
8Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.O autor expressa que Babilônia será punida por todos os males que causou aos israelitas.
9Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.O autor deseja que Babilônia seja punida com a mesma violência que usou contra os israelitas.

Esta tabela nos permite compreender o sentimento de perda e saudade que o povo judeu sentia por sua terra, e nos permite refletir sobre a fé e a devoção deles ao cumprimento de suas promessas.

Leia o Salmos 137

O Salmos 137 é um dos mais conhecidos salmos no Antigo Testamento. Ele conta a triste história do exílio dos judeus na Babilônia. O salmo começa com o povo chorando, lembrando dos tempos felizes em Jerusalém e lamentando o seu destino.

1 Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos
lembramos de Sião.

2 Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.

3 Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos
destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.

4 Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?

5 Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua
destreza.

6 Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir
Jerusalém à minha maior alegria.

7 Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam:
Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.

8 Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o
pago que tu nos pagaste a nós.

9 Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

O salmo expressa o sentimento de saudade e o desejo de voltar para casa. Ele também contém uma mensagem de esperança e de fé na promessa de Deus de restaurar e salvar. É uma leitura importante para todos que buscam compreender a experiência dos judeus e a natureza da fé na promessa de Deus.

Refletindo sobre os Salmos 137

Os Salmos 137 é um dos mais profundos salmos da Bíblia. Ele ilustra a dor e o sofrimento dos judeus deportados para Babilônia, e sua nostalgia e tristeza por sua terra natal. O salmo é extremamente emotivo, dizendo que os judeus não esquecerão sua terra e se lembrarão dela, mesmo estando em Babilônia.

Imagem da biblia Salmos 137
Fonte/Reprodução: original.

É uma linda canção de lamento e saudade que fala de como é difícil manter a fé em tempos de dor. Os Salmos 137 é um lembrete de como devemos preservar nossa fé e esperança, mesmo em tempos difíceis.

Pergunta 1: O que é o Salmo 137?

O Salmo 137 é um salmo bíblico que conta dos sofrimentos, tristezas e saudades que os judeus sentiam enquanto eram escravizados na Babilônia.

Pergunta 2: O que significa essa mensagem?

Esta mensagem nos ensina que devemos nos lembrar sempre de Deus, mesmo que estejamos distantes de nosso lar espiritual. Mesmo que estejamos distantes dos lugares que costumamos frequentar, onde nos sentimos mais próximos de Deus.

Pergunta 3: O que lembra-nos Deus?

Lembrar-se sempre de Deus traz uma profunda paz para nossos corações. Mesmo diante das mais difíceis provações, se lembrarmos de Deus, Ele nos dará forças para suportá-las.

Pergunta 4: Como podemos nos lembrar de Deus?

Devemos nos lembrar sempre de Deus, mesmo que estejamos distantes de nosso lar espiritual. Mesmo que estejamos distantes dos lugares que costumamos frequentar, onde nos sentimos mais próximos de Deus.

Pergunta 5: O que a mensagem nos ensina?

A lição de que devemos nos lembrar sempre de Deus, mesmo que estejamos distantes de nosso lar espiritual. Mesmo que estejamos distantes dos lugares que costumamos frequentar, onde nos sentimos mais próximos de Deus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook