Explorando Salmos 16: O Presença de Alegrias e Delícias

0

Amados irmãos, mais uma vez temos inspiração e ensinamentos do Senhor, desta vez a partir dos Salmos 16. Ele nos diz para guardá-lo e confiar em Deus. A alma humana é instintivamente ligada ao Senhor, que é o nosso Senhor e o nosso bem-estar. Ele nos diz para não nos desviarmos para oferecer sacrifícios a deuses estranhos, pois Deus é a nossa porção e o nosso cálice.

O Senhor tem nos dado lugares deliciosos e formosas heranças e nos aconselha a louvá-lo. Ele nos ensina a colocá-lo diante de nós e confiamos que ele nunca nos deixará desamparados. Ele nos permitirá ver a vereda da vida e a tua presença está repleta de alegrias e delícias.

Salmo Salmos 16
Fonte/Reprodução: original.

Assim, peçamos ao Senhor que nos guie em suas instruções e nos livre do mal. Ao nos dirigimos ao Senhor, fiquemos certos de que ele nos dará esperança e alívio da corrupção. Que assim seja. Amém.

Conteúdo

Tabela do Salmos 16

O Salmo 16 é um dos salmos mais profundos e mais significativos do Antigo Testamento. É um salmo de louvor a Deus e é um salmo de confiança, pois nos lembra de que Deus é nosso amigo fiel e nosso abrigo seguro.

VersículoTextoSignificado
Salmos 161Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.Pedido de proteção a Deus.
2A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,Reconhecimento da grandeza de Deus.
3Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.Reconhecimento da bondade de Deus.
4As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.Recusa de adorar outros deuses.
5O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.Reconhecimento da providência de Deus.
6As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.Gratidão pela herança recebida de Deus.
7Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.Reconhecimento da sabedoria de Deus.
8Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.Fé em Deus.
9Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.Esperança na proteção de Deus.
10Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.Confiança na misericórdia de Deus.
11Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.Esperança de vida eterna com Deus.
Versículo

A tabela do Salmo 16 é uma ótima maneira de refletir sobre a profundidade do salmo e de nos ajudar a nos aproximarmos mais de Deus. Cada versículo do salmo é dividido em seções e segue uma lógica. Além disso, cada versículo contém imagens e palavras que nos ajudam a nos conectar com Deus e a descobrir a verdade de que Ele é nosso maior bem.

Leia o Salmos 16

O Salmos 16 é um salmo profético que descreve a proteção e o cuidado que Deus proporciona aos que confiam Nele. Ele nos ensina que Deus é a nossa única esperança de segurança e que não devemos confiar em outras fontes.

1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.

2 A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à
tua presença,

3 Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu
prazer.

4 As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não
oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus
lábios.

5 O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha
sorte.

6 As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.

7 Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.

8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à
minha mão direita, nunca vacilarei.

9 Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a
minha carne repousará segura.

10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo
veja corrupção.

11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua
mão direita há delícias perpetuamente.

Nosso Senhor é descrito como aquele que nos guia e nos dá o ombro para chorar. Ele nos dá alegria em nossos corações, nos livra das ameaças e nos guarda dos inimigos. Seguindo os ensinamentos deste salmo, podemos aprender a viver de forma segura e confiante, sabendo que Deus está ao nosso lado.

O que é o Salmos 16?

O Salmos 16 é um dos mais importantes salmos de Davi, que é um poema de louvor a Deus, que descreve a confiança que Davi tinha nEle. É um salmo de profunda adoração, que nos ensina a confiar em Deus com todo o nosso coração e a nos apegar a Ele.

O que nos ensina o Salmos 16?

O Salmos 16 nos ensina sobre o amor de Deus por nós e como devemos confiar em Deus. Ele nos diz para nos guardarmos e confiarmos em Deus, pois Ele é o Senhor e a nossa bondade. Nos ensina também que devemos rejeitar as ofertas de sacrifícios a outros deuses.

Ele nos dá lugares deliciosos e formosas heranças, e nos aconselha a louvá-lo. Além disso, nos ensina que Ele nos dará esperança e alívio da corrupção quando nos dirigimos a Ele.

O que podemos aprender com o Salmos 16?

O Salmos 16 nos ensina que devemos confiar em Deus e nos apegarmos a Ele. Devemos nos abster de oferecer sacrifícios a outros deuses. Deus é o nosso Senhor e nos dá lugares deliciosos e formosas heranças. Devemos sempre louvá-lo, pois Ele nos aconselhou e nos dará esperança e alívio da corrupção. Assim, não devemos vacilar na nossa fé e nos dirigirmos a Deus com confiança.

Conclusão

O Salmos 16 nos ensina que devemos nos apegar a Deus e a confiar Nele. Ele nos dará esperança e alívio da corrupção se nos dirigirmos a Ele com fé. Devemos também rejeitar as ofertas de sacrifícios a outros deuses, e louvar ao Senhor por nos aconselhar. Deus nos deu lugares deliciosos e formosas heranças, e devemos sempre nos lembrar disso.

Pergunta 1: O que diz Salmos 16?

Salmos 16 nos ensina sobre a confiança que devemos ter em Deus e sobre como Ele nos dá lugares deliciosos e formosas heranças. Ele nos aconselha a não oferecer sacrifícios a deuses estranhos e nos dá esperança e alívio da corrupção.

Pergunta 2: Como podemos colocar o Senhor em primeiro lugar?

Colocando o Senhor em primeiro lugar, devemos louvá-lo e confiar nele. Devemos também procurar seguir suas instruções e nos manter longe do mal.

Pergunta 3: Como saberemos que Deus está ao nosso lado?

Deus sempre estará ao nosso lado. Ele nos dará força e esperança para que possamos ver a vereda da vida e ter alegrias e delícias na sua presença.

Pergunta 4: O que significa o verso “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim”?

Significa que devemos colocar o Senhor diante de nós, mantendo-o sempre presente em nossos pensamentos e ações.

Pergunta 5: O que significa o versículo “Far-me-ás ver a vereda da vida”?

Significa que Deus nos mostrará o caminho a seguir para chegar à vida eterna. Ele nos ajudará a ver a verdade e nos dará alegrias e delícias na sua presença.

Leave A Reply

Your email address will not be published.