Aprenda Salmos 26: Confiar no Senhor e Buscar Sua Bondade

0

Amados irmãos, hoje vamos meditar sobre as palavras do Salmos 26. Nele, vemos um homem humilde que confia no Senhor e pede a Ele que o julgue. O salmista pede a Deus que examine seu coração e seus rins, pois sabe que a bondade do Senhor está diante de seus olhos.

Ele não se assenta com homens vãos ou conversa com os homens dissimulados. Ele odeia a congregação dos malfeitores e não se ajunta com os ímpios. Ele lava as suas mãos na inocência e anda em torno do altar do Senhor para louvá-Lo e proclamar todas as suas maravilhas.

O salmista também pede ao Senhor que não apanhe sua alma com os pecadores e nem sua vida com os homens sanguinolentos, aqueles cujas mãos estão cheias de malefícios e cuja direita está cheia de subornos.

Salmo Salmos 26
Fonte/Reprodução: original.

Devemos seguir o exemplo deste salmista e confiar no Senhor. Devemos pedir a Deus que nos julgue e examine nosso coração e nossos rins. Devemos nos afastar dos homens vãos e dos ímpios e nos aproximar dele. Devemos nos livrar do pecado e nos abstermos dos malefícios e dos subornos.

O Senhor nos pede para andarmos em sua sinceridade e nos dá sua bondade em troca. Aproveitemos esta oportunidade para nos aproximarmos dele e vivermos de acordo com os ensinamentos de sua Palavra. Louvemos ao Senhor e proclamemos as maravilhas que Ele fez por nós.

Amém.

Conteúdo

Tabela do Salmos 26

O Salmo 26 é um dos mais populares da Bíblia, e sua tabela é uma excelente maneira de estudar o texto. Essa tabela reúne muitos elementos importantes do Salmo, como as orações que o salmista fez, seus desejos, sua esperança em Deus, seus pedidos de perdão, e sua disposição de servir ao Senhor.

VersículoConteúdoAção
Salmos 261Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei.Pedido de Julgamento
2Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.Pedido de Exame
3Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.Agradecimento
4Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.Evitação
5Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.Evitação
6Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.Ação de Pureza
7Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.Louvor
8Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.Amor
9Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,Proteção
10Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.Evitação
11Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.Pedido de Ajuda
12O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.Louvor

É uma leitura encorajadora que nos ajuda a nos conectar com Deus e ver a nossa própria vida de uma perspectiva diferente. A Tabela do Salmo 26 nos motiva a confiar mais em Deus e a viver uma vida de fé.

Leia o Salmos 26

O Salmo 26 é um cântico de confiança e esperança no Senhor. Nele, Davi implora a Deus para que Ele o examine e prove a sua fidelidade. Ele expressa seu desejo de estar livre dos pecados e das más obras, e também pede a Deus para que o leve a lugares seguros e o proteja.

1 Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado
também no SENHOR; não vacilarei.

2 Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.

3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua
verdade.

4 Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens
dissimulados.

5 Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.

6 Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu
altar.

7 Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.

8 Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua
glória.

9 Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens
sanguinolentos,

10 Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.

11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.

12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.

O Salmo 26 é um lembrete de que Deus é nosso protetor e que devemos confiar nEle. Não importa como as circunstâncias possam parecer, Deus está sempre com nós e tem o melhor em mente.

O Salmos 26 – O que é?

O Salmo 26 é um dos salmos mais conhecidos da Bíblia. É também conhecido como um dos salmos mais amados por aqueles que seguem a fé cristã. É um salmo que nos ensina sobre confiança em Deus e o desejo de seguir o caminho da santidade e da justiça.

A Mensagem do Salmos 26

O Salmos 26 nos ensina sobre a importância de andar em sinceridade diante de Deus. O salmista pede ao Senhor que o julgue, que o examine e que lave suas mãos na inocência. Ele pede ao Senhor que não apanhe sua alma com os pecadores e que não seja envolvido com homens sanguinolentos. Ele quer andar no caminho da sinceridade e louvar a Deus nas congregações.

Aplicando o Salmos 26 à Nossa Vida

Podemos aplicar o Salmos 26 à nossa própria vida. Devemos pedir a Deus que nos julgue e examine nosso coração e nossos rins. Devemos nos afastar dos homens vãos e dos ímpios e nos aproximar dele. Devemos nos livrar do pecado e nos abstermos dos malefícios e dos subornos.

A Bondade de Deus

O Salmos 26 nos ensina sobre a bondade de Deus. O salmista nos lembra que a bondade de Deus está diante de seus olhos e que ele pode andar na verdade do Senhor. Ele nos lembra que podemos pedir a Deus que nos livre e tenha piedade de nós. Quando estamos em dificuldades, Deus sempre está lá para nos ajudar e nos guiar.

Proclamando as Maravilhas de Deus

O Salmos 26 nos ensina que devemos louvar ao Senhor e proclamar todas as suas maravilhas. Devemos louvá-lo nas congregações e contar a todos sobre as maravilhas que Deus fez por nós. É importante lembrar que Deus nos ama e sempre está lá para nos ajudar.

Uma Oração

Senhor, nós te louvamos por tua bondade e misericórdia. Nós te pedimos que nos examine e nos julgue. Ajuda-nos a andar na tua sinceridade e nos afastar do pecado.

Protege-nos dos malefícios e dos subornos. Dá-nos a força para louvar ao Senhor e proclamar todas as tuas maravilhas. Amém.

Pergunta 1: O que o Salmo 26 nos ensina?

Resposta: O Salmo 26 nos ensina a confiar no Senhor e buscar a Sua bondade. Nele, nós vemos um homem humilde que pede a Deus que o julgue e examine seu coração e seus rins. Ele também pede ao Senhor que o livre do pecado e que o afaste dos homens vãos e dos ímpios.

Pergunta 2: O que o salmista pede ao Senhor?

Resposta: O salmista pede ao Senhor que o julgue e examine seu coração e seus rins, que não apanhe sua alma com os pecadores e nem sua vida com os homens sanguinolentos, aqueles cujas mãos estão cheias de malefícios e cuja direita está cheia de subornos.

Pergunta 3: Por que devemos confiar no Senhor?

Resposta: Devemos confiar no Senhor porque Ele nos pede para andarmos em sua sinceridade e nos dá sua bondade em troca. Aproveitemos esta oportunidade para nos aproximarmos Dele e vivermos de acordo com os ensinamentos de sua Palavra.

Pergunta 4: O que devemos fazer para nos aproximarmos do Senhor?

Resposta: Para nos aproximarmos do Senhor, devemos pedir a Ele que nos julgue e examine nosso coração e nossos rins. Devemos nos afastar dos homens vãos e dos ímpios e nos aproximar Dele. Devemos nos livrar do pecado e nos abstermos dos malefícios e dos subornos.

Pergunta 5: Como devemos louvar ao Senhor?

Resposta: Devemos louvar ao Senhor andando em torno do seu altar e proclamando todas as suas maravilhas. Louvemos ao Senhor e proclamemos as maravilhas que Ele fez por nós.

Leave A Reply

Your email address will not be published.