Amados irmãos, somos chamados hoje a meditar sobre o Salmos 32 e toda a sua grandeza. Esta é uma mensagem de esperança, de misericórdia e de reconciliação.
Primeiro, vamos começar celebrando as bênçãos que Deus nos dá quando nos arrependemos de nossos pecados. O versículo 1 diz: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto”. A Palavra de Deus nos ensina que não importa o que fizemos, Deus sempre está pronto para nos perdoar e nos cobrir de misericórdia.
Vamos então para o versículo 2: “Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”. Aqui, vemos que Deus nos dá um novo começo, nos perdoa e nos livra dos nossos pecados. Deus não se lembra mais das nossas transgressões.
No versículo 3, Deus nos orienta a confiar nele e abrir nosso coração para que Ele possa nos dar a Sua salvação e salvação. “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia”. É somente quando nos entregamos a Deus que nos libertamos dos nossos pecados.

No versículo 6, vemos que mesmo em meio às tribulações e às dificuldades, Deus está conosco todos os dias: “Todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão”.
Finalmente, no versículo 11, Deus nos incentiva a confiar nele e a alegrar-nos em Sua presença: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração”.
Amados irmãos, que possamos lembrar de todas essas lições e buscar a Deus em todas as nossas tribulações. Que possamos aceitar o Seu perdão, seguir o Seu caminho e rejubilar por Sua misericórdia. Amém.
Conteúdo
Leia o Salmos 32
O Salmos 32 é um salmo que fala sobre a misericórdia de Deus e sobre a promessa de que aqueles que confiam nele receberão proteção e consolo. Ele começa dizendo que a bênção de Deus é alegria e felicidade, e que aqueles que vivem conforme os seus mandamentos serão abençoados e protegidos.
1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito
não há engano.3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em
todo o dia.4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em
sequidão de estio. (Selá.)5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu:
Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu
pecado. (Selá.)6 Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até
no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.7 Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de
alegres cantos de livramento. (Selá.)8 Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os
meus olhos.9 Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca
precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.10 O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o
cercará.11 Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente,
todos vós que sois retos de coração.
Ele também ensina que aqueles que se arrependem dos seus pecados e se voltam para Deus receberão o perdão. Por fim, o Salmos 32 termina com uma declaração de confiança e louvor a Deus, afirmando que aqueles que confiam nele serão abençoados e salvo para sempre.
Como o Salmo 32 nos ajuda a confiar em Deus?
R: O Salmo 32 nos lembra que Deus sempre está pronto para nos perdoar e nos cobrir de misericórdia. Ele nos dá um novo começo, nos perdoa e nos livra dos nossos pecados. Além disso, nos orienta a confiar nele e abrir nosso coração para que Ele possa nos dar a Sua salvação e salvação.
O que o versículo 6 nos ensina?
R: O versículo 6 nos ensina que mesmo em meio às tribulações e às dificuldades, Deus está conosco todos os dias. Ele nos diz para confiar nele e dar-Lhe nossas preocupações.
O que o versículo 11 nos diz?
R: O versículo 11 nos incentiva a confiar nele e a alegrar-nos em Sua presença. Deus nos pede para nos regozijarmos e cantarmos alegremente, pois somente assim nos libertaremos dos nossos pecados.
Que bênçãos o Salmo 32 nos dá?
R: O Salmo 32 nos dá bênçãos de perdão, salvação e reconciliação. Não importa o que fizemos, Deus sempre está pronto para nos perdoar e nos cobrir de misericórdia.
Como podemos aplicar o Salmo 32 em nossas vidas?
R: Devemos buscar a Deus em todas as nossas tribulações, aceitar o Seu perdão, seguir o Seu caminho e rejubilar por Sua misericórdia. Devemos nos entregar a Deus, para que possamos ser livres dos nossos pecados.