Salmo 71 é muito antigo, mas a lição é bem atual. Ainda hoje os idosos passam por dificuldades e temores. Mas a Palavra de Deus tem o consolo e a esperança, ela oferece a confiança em Deus para encorajar diante das lutas.
Conteúdo
SALMO 71
As incertezas e temores da idade avançada não devem ser motivos para reclamações. No entanto, devem dar origem a pessoas experientes, dependentes de Deus, sábios e gentis . Afinal, todos devemos chegar ao final dessa vida podendo dizer com honra e alegria: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”( Tomas Tronco)
Leia o salmo 71
Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido.
Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me.
Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel.
Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.
Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente.
Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte.
Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia.
Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.
Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos, Dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e tomai-o, pois não há quem o livre.
Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me.
Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal.
Esperarei no Senhor
Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.
A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas.
Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela.
Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.
Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.
Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas. Ó Deus, quem é semelhante a ti?
Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra.
Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás.
Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantarei com harpa a ti, ó Santo de Israel.
Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma, que tu remiste.
A minha língua falará da tua justiça todo o dia; pois estão confundidos e envergonhados aqueles que procuram o meu mal.
Por quem o Salmo 71 era cantado
Cantado por levitas, judeus e cristãos em todas as épocas, esse salmo é a verdadeira oração de uma pessoa já bastante vivida!
Vede o Salmo 71 em vídeo – Narrado na voz de Cid Moreira
Breve estudo sobre o Salmo 71
Analise e mensagem do Salmo 71
O salmista, autor do Salmo 71, nunca conheceu hospitais ou planos médicos, mas ele também nutriu medos a respeito da sua velhice. Dá para perceber que esses dias já tinham chegado para ele pelo modo de tratar os dias da mocidade como um tempo distante (v.5,6,17).
Sua oração pelos dias da velhice (v.9,18) se confunde com os pedidos imediatos, demonstrando que o salmista já sentia o peso da idade acompanhada de seus temores. Ele sabia que as pessoas o olhariam diferente, que suas capacidades pessoais diminuiriam e que ele teria de passar por níveis de dependência que lhe eram desconhecidos – e indesejados – até então.
Assim, no Salmo 71 é possível notar as preocupações do salmista ligadas ao seu futuro.
A primeira preocupação é ser motivo de desprezo alheio. No versículo 7, o salmista utiliza uma palavra cujo sentido necessita algumas explicações: “Eu sou, para muitos, como um “sinal”. A julgar pela segunda parte do versículo – “Mas tu és o meu abrigo forte”
que se contrapõe à primeira, percebe-se que o salmista tem algo em mente relacionado aos ataques dos seus inimigos, ataques dos quais Deus era seu “refúgio seguro”.
Segundo parece, seus inimigos diriam que ele é um sinal, ou do juízo de Deus, ou da degradação que a idade traz até aos mais renomados seres humanos. É um tipo de chacota proverbial que soa assim:
“Vejam o que o tempo fez até com aquela pessoa!”. Esse desprezo por parte das pessoas era algo que o salmista temia na sua velhice e é algo que muitos idosos temem: serem tratados como pessoas incapazes e risíveis. ( Fonte)
Como trabalhar o Salmo 71 na escola com Crianças e adolescentes
Quando as pessoas vão envelhecendo, já não possuem o vigor de um jovem. Elas precisam de que alguém cuide delas, portanto, se não possuírem filhos ou familiares que os auxilie, alguns acabam procurando uma Instituição de Longa Permanência, ou seja, um asilo, como antes era chamado.
Você já parou para ouvir quanta sabedoria possuem as pessoas idosas? Elas viveram muito, portanto podem contar histórias fantásticas! Vamos trabalhar com a terceira idade?
- Pesquisem sobre a terceira idade, quando ela começa?
- Com quantos anos um idoso poderá se aposentar, e do que ele precisa para isso?
- O que é a contribuição para o INSS
- Em que ano foi criado o Estatuto do Idoso
- Idosos com mais de 65 anos, de baixa renda, que não pagaram INSS, como poderão se sustentar?
- O que é o LOAS
- Para finalizar com chave de ouro, que tal combinarem uma visita à um abrigo de idosos, ou Instituição de Longa permanecia como é chamado.
- Após a visita, faça um relatório sobre o que você sentiu ao conversar com os idosos.
Fim
Como foi para você conhecer o Salmo 71? O amparo da parte do Senhor na velhice, é a garantia de sucesso e felicidade. Se você gostou desse salmo, deixe seu comentário, ou então compartilhe com amigos. Venha conhecer outros salmos e mais materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!
Um abraço e até breve!