Santo Apolinário: herói da fé
Nascido no Séc. I numa família pagã, foi convertido por Deus em Roma, através da pregação do apóstolo São Pedro.
Conteúdo
No tempo de Apolinário o paganismo e sincretismo estavam dominando todo o Império; por isso, todo evangelizador corria grandes riscos de vida.

Com a missão indicando a evangelização do Norte da Itália, foi ele edificar a Igreja de Ravena, a qual tornou-se na Itália, depois de Roma, pólo do Cristianismo.
Em nome de Cristo, Apolinário curou a esposa do tribuno, levando toda a sua família à conversão e ao batismo. Assim que o juiz descobriu, ele convocou o santo, forçando-o a fazer um sacrifício para as divindades pagãs em nome de Júpiter. Apolinário respondeu que os ídolos eram apenas ouro e prata, materiais que eram melhor destinados aos pobres. Os pagãos presentes ali, zangados com suas palavras o atacaram, espancaram e jogaram na estrada. No entanto, os fiéis o recolheram, confiando-o aos cuidados de uma viúva que, depois de sete meses, conseguiu recuperá-lo.
A Martirologia Romana o descreve como um “bispo, que, tornou conhecidas as pessoas as riquezas insondáveis de Cristo, precedeu seu rebanho como um bom pastor, honrando a Igreja de Classe em Ravena, em Roma, com seu glorioso martírio.
A primeira menção do santo pode ser encontrada no documento da Martirologia Gerominiana, que remonta ao início do século V, no qual uma nota – «X kl aug. Ravennæ Apollinaris »- classifica o santo como” confessor “e” padre “e faz seu aniversário em 23 de julho.
San Pietro Crisologo (bispo de Ravena, 425-451), médico da Igreja, cita Apolinário no sermão 128, oferecendo algumas informações históricas sobre a vida do santo: ele foi o primeiro bispo de Ravena; “Ele sofreu vários tormentos pela fé”.
Por causa de Jesus Cristo e do Seu Reino, lutou contra as tentações, permaneceu fiel, com coragem sofreu e suportou até mesmo as torturas como confessor e, mais tarde, o martírio.
Conta-nos a história que diante do Édito de Milão em 313, a Igreja Católica adquiriu liberdade religiosa e com isso pôde livremente evangelizar o Império Romano, assim como venerar seus santos; é deste período que encontramos em Ravena grande devoção ao Santo Bispo, herói da nossa fé.
Basílica de Santo Apolinário em Classe
É um importante monumento da arte bizantina localizado em Ravena, na Itália. Foi construído e financiado na primeira metade do século VI pelo banqueiro Giuliano Argentario pela vontade do bispo Ursicino; foi consagrado em 9 de maio de 549 pelo primeiro arcebispo Maximiano e dedicado a São Apolinário, o primeiro bispo de Ravena. No encontram-se os restos mortais do martírio de São Apolinário.
Os retratos dos arcebispos de Ravena, pintados nas paredes da nave central, foram feitos em grande parte durante o século XVIII .
No dia 23 de julho é realizada a festa em homenagem a este santo, segue a baixo a oração realizada nesta ocasião:
OREMOS
Ó Deus, remunerador das almas fiéis, que consagrastes este dia pelo martírio do bem-aventurado Apolinário, vosso Sacerdote, concedei. Vo-lo suplicamos, a nós que somos servos vossos, que obtenhamos o perdão pelas preces daquele, cuja festa gloriosa celebramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.