A história de São Benedito

0

São Benedito é um Santo católico bastante popular no Brasil, principalmente nas regiões do interior do país, onde possui diversos devotos. Conheça a trajetória deste Santo humilde e cativante, conhecido como o protetor dos cozinheiros.

Quem era São Benedito?

São Benedito nasceu próximo de Messina, na região italiana da Sicília, por volta de 1526. Benedito era filho de dois escravos que não queriam ter filhos para não criar mais escravos, no entanto, o senhor deles fez a promessa de que o filho deles seria livre, promessa na qual cumpriu quando Benedito ainda era criança. Desde garoto, o Santo foi criado na fé cristã por seus pais.

Aos seus vinte anos foi convidado pelo Frei Jerônimo Lanza para se tornar um eremita franciscano, convite no qual aceitou rapidamente, onde ficou por cinco anos. Quando o Papa Pio IV uniu a ordem Franciscana, São Benedito foi enviado para o mosteiro da Sicília, em Santa Maria de Jesus, um convento de franciscanos capuchinhos.

Mosteiro na Sicília
Mosteiro na Sicília. Fonte/Reprodução: original.

No mosteiro Benedito tinha a função de cozinheiro, onde fazia seu trabalho com felicidade, conquistando todos com sua comida e carisma.

O Santo foi transferido por quatro anos para o convento de Sant’Ana di Giuliana, voltando após este período para Santa Maria de Jesus, onde continuou até sua morte.

No ano de 1578, Benedito, agora já como Frei, foi convidado para o cargo de Guardião do Mosteiro, no qual aceitou após muita recusa. Benedito cuidou do mosteiro com bastante organização seguindo as regras de São Francisco.

O analfabeto estudante de teologia

Por mais que São Benedito fosse analfabeto, muitos estudantes de teologia o procuravam para aprender com o Frei, que tinha o talento e a sabedoria para ensinar todos que o procurassem para aprender suas lições e ensinamentos. 

Por que São Benedito foi tão popular?

O Santo possui um grande número de seguidores e devotos por sua humildade, graça e vontade de ajudar as pessoas pobres e necessitadas, além do fato de ser negro que o fez ganhar a simpatia dos escravos em sua época.

São Benedito
São Benedito: o santo negro. Fonte/Reprodução: pinterest.

Esses fatores tornaram São Benedito popular até hoje, tendo diversas igrejas que seguem suas ideias em todo o Brasil. 

Os milagres da São Benedito

Muitos milagres foram atribuídos a São Benedito, entre eles estão a ressurreição de dois jovens, multiplicação de pães e peixes, a cura de cegos e surdos, entre outros. Seu título de protetor dos cozinheiros e cozinhas surgiu por alguns de seus milagres de multiplicação de alimentos foram feitos na cozinhas.

Oração de São Benedito

Confira a seguir a oração de São Benedito:

Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos.

Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja, amém.

São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, aos 65 anos após ficar muito doente. Na data de 24 de maio de 1807, o Santo foi canonizado pelo Papa Pio VII. A imagem de São Benedito é representada com ele segurando o menino Jesus em seus braços. 

O dia de São Benedito é comemorado na data de 5 de outubro no Brasil.

Leave A Reply

Your email address will not be published.