São Boaventura

0

“Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circunspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humildade, o estudo sem a graça”.

São Boaventura

Conteúdo

A vida de Boaventura: um exemplo de santidade franciscana.

São Boaventura nasceu em 1218 na Itália e uma vez quando ficou doente, recebeu a cura por meio de uma oração feita por São Francisco de Assis. Ele entrou na Ordem Franciscana e, pela mortificação dos sentidos e muita oração, exerceu sua vocação franciscana e sacerdócio na santidade.

Durante os seus anos de sacerdócio, Boaventura fez muitas viagens ao redor da Europa para pregar e ensinar.

Um dos mais importantes teólogos do século XIII

São Boaventura, Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino são três dos mais importantes teólogos do século XIII. Juntos, eles conseguiram sintetizar muito do que já havia sido escrito sobre a teologia, o que tornou esse século um dos mais importantes na história da teologia.

Teologia é o estudo da natureza e da relação do ser humano com Deus. A teologia medieval foi marcada pelo estudo das Escrituras, dos Padres da Igreja e da Filosofia. Os três teólogos mencionados foram extremamente influentes nesse período e ajudaram a moldar a teologia como a conhecemos hoje.

São Boaventura: Trabalhador infatigável até o fim de sua vida.

O frei estava perguntando se São Boaventura poderia ir para o céu, apesar de não saber muito sobre teologia. São Boaventura respondeu que, se uma pessoa ama a Deus, isso é o suficiente. Ele disse que uma velhinha que ama a Deus pode ser melhor do que um professor de teologia, porque o amor é mais importante do que o conhecimento.

São Boaventura
São Boaventura

São Boaventura trabalhou muito em sua vida, como ministro geral da Ordem Franciscana, bispo e arcebispo. Depois de tanto trabalho, ele morreu aos 56 anos e foi para o Reino do Céu.

Oração de São Boaventura

Confira esta bela oração de São Boaventura

Ó São Boaventura, ensina-nos a rezar com a sua oração: “Sede, Senhor, minha única esperança, toda minha confiança, minhas riquezas, meu deleite, meu encanto, minha alegria, minha quietude e tranquilidade, minha paz, minha suavidade, meu perfume, minha doçura, meu pão, meu alimento, meu refúgio, meu auxílio, minha sabedoria, minha partilha, meus bens, meu tesouro”.

Amém.

Oração de São Boaventura
Leave A Reply

Your email address will not be published.