São Carlos Borromeu
Conheça a história de São Carlos Barromeu:
Nasceu em 2 de outubro de 1538, Carlos Borromeu. Quando era mais novo, revelou ótimo talento e uma inteligência rara. Junto a estas virtudes, manifestou forte inclinação para a vida religiosa.
Conteúdo
Carlos mostrou um interesse especial na religião e nas atividades religiosas.
Desde cedo, Carlos mostrou um interesse especial na religião e nas atividades religiosas. Ele costumava construir pequenos altares, onde imitava as atividades de um sacerdote, o que mostrava o seu amor à oração. Além disso, ele não se interessava pelos divertimentos comuns da sua idade, o que também era um sinal da sua vocação para o sacerdócio.
A renovação da Igreja Católica
O ano de 1562 foi um ano especial para Carlos, ele pôde se tornar sacerdote. Neste ano, ele teve a ideia de reorganizar a Igreja Católica, concentrando-se em concluir o Concílio de Trento. Carlos sabia que a Igreja precisava muito deste Concílio, pois ele serviria como base e fundamento para a renovação e consolidação da vida religiosa.
Carlos continuou chamando a atenção do seu tio, o Cardeal Pio IV, para esta necessidade, até que o Concílio finalmente se realizou. Carlos quis ser o primeiro a cumprir as ordens da nova lei, mesmo que isso significasse deixar sua posição atual para assumir outra inferior.
São Carlos Borromeo: um homem de Deus em meio à peste.
Arcebispo Carlos Borromeo era um homem bom que ajudava as pessoas doentes. Quando a cidade foi atingida pela peste, ele permaneceu procurando os doentes para ajudá-los. Ele gastou todo o seu dinheiro para ajudar as pessoas doentes. Mais de 100 sacerdotes morreram ajudando as pessoas doentes, mas Deus protegeu o Arcebispo. Ele usou a oportunidade para dizer às pessoas más e ricas que eles precisavam se lembrar de Deus.

Gregório XIII não concordava com as acusações que Carlos estava recebendo e ainda o recebeu em Roma com honras. Em resposta, o governador de Milão organizou um evento chamado “préstito carnavalesco” nas ruas de Milão para atrapalhar a missa que o Arcebispo estava celebrando. O governador morreu logo depois e reconheceu seu erro antes de morrer. Seu sucessor viveu em paz com a igreja. O Arcebispo ficou com essa paz por dois anos.
A morte de São Carlos Borromeu
Em outubro de 1584, Carlos Borromeu ficou doente com febre e não se recuperou.
Morreu em novembro desse mesmo ano e o Papa Paulo V o canonizou em 1610, sendo declarado santo. A festa de São Carlos Borromeu é celebrada em 4 de novembro.
Oração a São Carlos Borromeu
Confira esta oração para São Carlos Borromeu:
“Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Carlos Borromeu, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Carlos Borromeu, rogai por nós.”
Oração a São Carlos Borromeu