São Clemente I

0

Conheça a história de São Clemente I:

São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro depois de Lino, Anacleto e outros. Ele liderou a Igreja de Roma com muito empenho por 9 anos.

Conteúdo

A Carta de São Clemente I

Durante seu tempo como líder, ele escreveu uma carta muito importante para a Igreja chamada “Carta aos Coríntios”. Esta carta defendia o primado universal do Bispo de Roma. A comunidade cristã de Corinto estava sendo ameaçada por pessoas que queriam causar problemas, e a carta de São Clemente I ajudou a manter a Igreja unida.

Na carta, São Clemente pede que sejam humildes, pacíficos e obedientes à hierarquia eclesiástica. A hierarquia eclesiástica é a ordem na qual os líderes religiosos são colocados, começando com os bispos, depois os presbíteros e, por último, os diáconos.

Clemente, o bispo de Roma, mostrou que ele se sente responsável e com autoridade sobre as outras igrejas. Se preocupando com o bem-estar das outras igrejas e querendo que elas cresçam.

São Clemente, o quarto Papa

O Primado é uma convicção clara significa que as pessoas sabiam que um dia haveria um Papa, ou seja, um líder da Igreja Católica. São Clemente nunca ousou meter-se onde não era chamado. O Apostolo de Cristo, João estava vulnerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo

São Clemente I
São Clemente I

São Clemente morreu como um martírio. Seu nome está no Cânon Romano da Missa, que é uma lista de pessoas que são lembradas na oração da missa.

Oração de São Clemente I

Confira esta oração de São Clemente I

“Deus de toda carne, que dais a morte e a vida, que abates a insolência dos orgulhosos e frustras as maquinações dos povos, vinde em nosso auxílio, ó Mestre. Matai a fome dos indigentes e liberta aqueles que entre nós sucumbiram. Deus bom e misericordioso, esquece nossos pecados, erros e quedas e não leves em conta as faltas dos vossos servos e servas. Dai-nos a concórdia e a paz; não só para nós, mas também para todos os habitantes da Terra, porque é de vós que os nossos príncipes e os que no mundo nos governam recebem o poder, então dai-lhes saúde, paz, concórdia e estabilidade. Dirigi os seus propósitos pela senda do bem.

Só vós podes fazer tudo isso e conceder-nos ainda maiores benefícios. Nós o proclamamos em nome do sumo sacerdote das nossas almas, Jesus Cristo, por quem vos seja dada honra e glória, agora e por todos séculos dos séculos. Amém”

Oração de São Clemente I
Leave A Reply

Your email address will not be published.