São João Crisóstomo
Conheça a história de São João Crisóstomo:
João Crisóstomo nasceu na Antioquia em 348. Após o falecimento do seu pai, a mãe dele se certificou que ele estudaria com os melhores professores da região.
Conteúdo
João Crisóstomo: Da vida religiosa para o sacerdócio
João nasceu com alma monástica, tanto que, por duas vezes passou anos no silêncio do deserto; por causa da precária saúde voltou da vivência religiosa mais retirada e em Antioquia foi ordenado sacerdote. Famoso devido ao seu dom de comunicar a Palavra de Deus, Crisóstomo não demorou a abraçar a cruz do governo pastoral da diocese de Constantinopla, já que o imperador fez de tudo para isto.
João sentiu uma chamada para a vida religiosa e espiritual. Passou anos vivendo no silêncio do deserto, mas devido à sua saúde fragilizada, ele teve que voltar para a vida cotidiana. Em Antioquia, ele virou sacerdote e ficou famoso pelo seu dom de propagar a Palavra de Deus.
São João Crisóstomo: o líder que pregava a simplicidade
Crisóstomo notou que muitos dos líderes religiosos eram pessoas ruins que se importavam mais com o dinheiro e o poder do que com o bem-estar das pessoas. Ele começou a defender que esses líderes deveriam viver de forma simples e pobre, para que servissem de exemplo para as pessoas que eles lideravam.

Ele era conhecido por suas pregações contra a vida luxuosa e as imoralidades. Devido a isso, teve problemas com a imperatriz Eudóxia, que por duas vezes o exilou. Infelizmente, a longa viagem e os maus tratos foram mortais e Crisóstomo faleceu no ano de 407.
Oração a São João Crisóstomo
Conheça esta oração para São João Crisóstomo:
Oração Deus, nosso Pai, que as palavras de São Crisóstomo sirvam-nos de orientação para o dia de hoje: A água estagnada se corrompe, mas a que corre e se derrama por mil regatos conserva sua própria virtude. O ferro ocioso é corroído pela ferrugem e se torna fraco e inútil, mas, se usado no trabalho, é muito mais útil e bonito, e perde, em brilho, apenas para a prata. O terreno baldio não produz nada de bom, apenas ervas daninhas, cardos, espinhos e árvores não-frutíferas, mas o terreno cultivado se cobre de frutos saborosos. Numa palavra: todo ser se corrompe pela ociosidade e se aperfeiçoa, se for usado adequadamente. Agora que todos sabemos quão perniciosa é a ociosidade e quão proveitoso o trabalho, fujamos daquela e entreguemo-nos a este.
Oração a São João Crisóstomo