São José Pignatelli

0

Conheça a história de São José Pignatelli:

José Pignatelli nasceu em Saragoça, numa família nobre Pignatelli, em 1737. Aos cinco anos, quando sua mãe morreu, ele veio para a cidade onde sua irmã o educou na religião católica. Aos quinze anos, ele entrou para a Companhia de Jesus e fez seus votos iniciais em Tarragona. Depois, ele estudou em Manresa, Bilbau e Saragoça.

Conteúdo

José Pignatelli: o sacerdote corajoso e dedicado

José foi ordenado sacerdote e dedicou-se a ensinar letras, ajudando na missão apostólica. Houve uma grande perseguição contra a Companhia de Jesus, e José teve que fugir para Córsega.

Já como Padre, Pignatelli foi um homem muito forte e corajoso e foi nomeado Provincial de todos os exilados. Ele teve que cuidar especialmente dos mais jovens, o que ele fez com muito cuidado. Ele teve que se mudar para vários lugares diferentes, mas finalmente ele se fixou em Ferrara, na Itália. Lá, ele fez a profissão solene de quatro votos.

O Padre Pignatelli e a Companhia de Jesus

Quando a Companhia de Jesus (a ordem religiosa a que ele pertencia) foi dissolvida pelo Papa Clemente XIV, em 1773, o Padre Pignatelli mostrou um exemplo incrível de obediência à Igreja e de amor pela Companhia de Jesus.

Ele se mudou para Bolonha e, embora não pudesse mais trabalhar como sacerdote, dedicou-se ao estudo durante quase 25 anos. Ele reuniu uma biblioteca valiosa e dedicou-se à caridade para com os outros membros da Companhia de Jesus.

A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa fundada pelo Padre Inácio de Loyola em 1534. A ordem foi suprimida pelo Papa Clemente XIV em 1773, mas alguns jesuítas, como o Padre Pignatelli, continuaram a servir a Igreja e a seguir os seus ideais. Em 1804, o Papa Pio VII restaurou a Companhia de Jesus, permitindo que os jesuítas se reunissem novamente.

O Padre Pignatelli e o Renascimento da Companhia de Jesus

Em 1806, ele se mudou para Roma. Os franceses, que na época ocupavam Roma, permitiram que ele continuasse suas atividades religiosas. Padre Pignatelli ajudou a preparar o renascimento da Companhia de Jesus, um grupo religioso que havia sido banido em 1773. O Padre Pignatelli faleceu em 1811, com 74 anos, e seu funeral foi realizado em segredo.

São José Pignatelli
São José Pignatelli

O Papa Pio XI beatificou José Pignatelli no ano de 1933, e em 1954 o Papa Pio XII o canonizou, sendo oficialmente reconhecido como um santo pelo Papa.

Oração de São José Pignatelli

Conheça a oração de São José Pignatelli:

Deus, nosso Pai, dai-nos humildade para que possamos experimentar o dom de perdoar a quem nos ofendeu, a quem nos machucou e feriu por dentro, pois assim alcançaremos a remissão para nossos pecados. Ensinai-nos a perdoar, pois o perdão é a medicina que nos sara por dentro e nos previne contra atrozes sofrimentos. Perdoar é o refrigério que aplaca a ardência de mágoas e desejos de vingança. Perdoar o outro é alcançar de Deus o perdão de nossos pecados.

Lembremo-nos da parábola do servo cruel (Mt 18,23ss), quando o Senhor, cheio de compaixão, perdoou toda a dívida do servo, deixando-o ir em paz. Mas este, esquecido de que tinha sido perdoado, meteu na prisão o amigo que lhe devia apenas alguns vinténs: “Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu amigo, como eu tive piedade de ti?” Ensinai-nos a ultrapassar as coisas envelhecidas, as idéias preconceituosas, os condicionamentos que nos amarram, as tiranias que nos oprimem. Busquemos a verdade que nos liberta e tirai de nossos olhos as traves que nos cegam.

Oração de São José Pignatelli

Há também esta outra:

Oração a São José Pignatelli

Confira esta oração para São José Pignatelli:

São José Pignatelli que ficastes órfão ainda criança, passastes por provações tão dolorosas, momentos indefinidos e inseguros, vendo-vos perseguido por desejardes servir a Deus sobre todas as coisas, velai por vossos irmãos jesuítas, tornando-os cada vez mais unidos dentro do verdadeiro amor fraterno. Por Cristo Nosso Senhor.

Amém.

Oração a São José Pignatelli
Leave A Reply

Your email address will not be published.