Segue a Jesus: Vencer as Dificuldades Para Abraçar o Amor de Cristo

0

Apesar das dificuldades e desafios que a vida nos apresenta, o amor de Cristo é o motivo que nos impulsiona a seguir os Seus passos. Não somente para nos tornarmos melhores indivíduos, mas também para oferecermos aos outros o que Cristo ofereceu a nós: amor, perdão, e a chance de vivermos uma vida abundante. A Palavra de Deus nos ensina que devemos nos desapegar de tudo o que nos impede de seguir a Cristo e nos comprometer com Sua missão. Para isso, Jesus nos convida a renunciar a nós mesmos, tomar sobre nós a nossa cruz, e seguir os Seus passos. É através deste compromisso com o amor de Cristo que podemos crescer em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Mensagem crista Seguir a Jesus

Conteúdo

Tabela sobre Seguir a Jesus

Características Exemplos
Seguir a Jesus Pedro deixou tudo para seguir Jesus
Verdade em Amor Jesus não cometeu pecado nem na sua boca se achou engano
Crescer em Cristo Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis
Luz do mundo Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida
Exemplo de Cristo Para que sigais as suas pisadas
Amor a Deus Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe
Amor ao próximo Se alguém lançar mão do arado e olhar para trás
Servir a Deus Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens
Tomar a cruz Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz
Seguir Jesus Jesus disse a Filipe: Segue-me

Reflexão Bíblica

A primeira passagem bíblica, Efésios 4: 15-16, nos ensina que devemos crescer naquele que é a cabeça, Jesus Cristo. É Ele quem nos ensina o caminho a seguir e quem nos mostra o verdadeiro amor. Quando nos aproximamos de Cristo, somos capazes de crescer e cumprir nossa missão de viver de acordo com a verdade e o amor.

A segunda passagem, Marcos 10: 28-30, nos ensina sobre a fidelidade a Jesus. Ele nos chama para nos seguir, mesmo que isso signifique abrir mão de muitas coisas. Quando nos dedicamos a Jesus, somos abençoados e recompensados ​​com muito mais do que deixamos para trás.

A terceira passagem, João 8: 12, nos ensina que Jesus é a luz do mundo. Quando seguimos Jesus, não andamos em trevas, mas temos a luz da vida. Quando nos aproximamos de Jesus, somos guiados por Ele e podemos ver o caminho a seguir.

A quarta passagem, 1 Pedro 2: 21-23, nos ensina que devemos seguir o exemplo de Cristo. Quando vivemos de acordo com Seu exemplo, não cometemos pecado e não nos enganamos. Seguir o exemplo de Cristo significa viver uma vida de amor, justiça e perdão.

A quinta passagem, Marcos 1:17-18, nos ensina que Jesus nos chama para nos seguir. Quando respondemos ao Seu chamado, somos transformados e nos tornamos pescadores de homens. Seguir Jesus significa servir aos outros e compartilhar a boa notícia do evangelho.

A sexta passagem, Levítico 18: 4-5, nos ensina que devemos obedecer aos mandamentos de Deus. É importante lembrar que Deus nos deu os seus mandamentos para nos ajudar a caminhar em santidade. Quando vivemos de acordo com os Seus mandamentos, somos abençoados.

A sétima passagem, Lucas 9: 23-26, nos ensina que devemos renunciar a nós mesmos e seguir Jesus. Isso significa tomar sobre nós a nossa cruz e seguir Jesus. Quando nos dedicamos a Jesus, somos honrados por Deus.

A oitava passagem, Mateus 9: 9-13, nos ensina que devemos abandonar tudo e seguir Jesus. Quando nos dedicamos a Cristo, somos transformados e nos tornamos seus discípulos. Seguir Jesus significa servi-lo acima de tudo.

A última passagem, Mateus 16: 24-26, nos ensina que devemos renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz para seguir Jesus. Quando nos dedicamos a Jesus, somos abençoados com a vida eterna. Seguir Jesus significa viver em obediência a Ele e servi-lo acima de todas as coisas.

Nós, como cristãos, devemos nos dedicar a Jesus e segui-Lo. Quando nos aproximamos de Cristo, somos transformados e nos tornamos capazes de cumprir nossa missão de viver de acordo com a verdade e o amor. Seguir Jesus significa renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz, servindo-O acima de tudo.

Salmo Seguir a Jesus

Seguir a Jesus

Motivação

A motivação para seguir a Jesus está presente ao longo de toda a narrativa bíblica. Pedro deixou tudo para seguir a Jesus, eis um exemplo de fé e devoção à Palavra de Deus. Mateus também é motivado a abraçar a vontade de Deus. Outros personagens também são motivados a seguir a Jesus ao longo da passagem, sendo que muitos receberão recompensas eternas por isso.

Símbolos

Os símbolos presentes no texto são a luz, o arado, a raposa, as aves, a cruz e a alfândega. A luz representa a presença de Deus, a raposa simboliza astúcia e a alfândega representa a aceitação e a obediência à vontade de Deus. O arado e as aves representam a nova Terra, onde toda a obediência à Palavra de Deus é recompensada com a vida eterna. Por fim, a cruz simboliza o sacrifício de Cristo para salvar o mundo, baseado no amor e misericórdia de Deus.

Versículos

Os versículos utilizados na passagem são:

Efésios 4:15: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”

Mateus 19:28: “E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.”

Mateus 19:29-30: “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.”

Mateus 5:16: “Assim resplandecerá a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Mateus 10:38: “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”

Mateus 28:19: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

Mateus 16:24: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”

Mateus 9:9: “E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.”

Personagens

Os personagens que aparecem na passagem são Jesus, Pedro, Mateus e os outros discípulos. Jesus é o principal personagem, pois é quem convida as pessoas a segui-lo. Pedro é um exemplo de obediência e fé, pois deixou tudo para segui-lo. Mateus simboliza a obediência à vontade de Deus, pois levantou-se imediatamente e seguiu Jesus. Os outros discípulos são exemplos de obediência, pois deixaram tudo para segui-lo.

Prenúncios

Os prenúncios da passagem bíblica são a morte de Cristo, a ressurreição e o juízo final. Estes são prenunciados no versículo que fala sobre o enterramento de pais e a anunciação do reino de Deus. Esta passagem também prenuncia o sacrifício de Cristo e as recompensas eternas para aqueles que o seguem.

Ambientação

A ambientação da passagem bíblica se passa durante o ministério de Jesus, na Galiléia. Logo após a convocação de Pedro e mateus, Jesus caminha pelo caminho ensinando e motivando os que o seguem a tomar a cruz e segui-lo.

Pontos de Vista

A passagem bíblica retrata o ponto de vista de Jesus, mas também do povo que o seguia. Por meio dos discursos de Jesus, é possível perceber que ele entende a dificuldade do povo em seguir seus ensinamentos, mas também o incentiva a fazer isso, pois ela será recompensada com a vida eterna.

Metáforas

A passagem bíblica apresenta várias metáforas. Uma delas é a luz,

Pergunta 1: Como posso seguir a Jesus?

Resposta: Para seguir a Jesus, você precisa renunciar a si mesmo, tomar sobre si a sua cruz e segui-lo. Você também deve seguir os seus mandamentos, estatutos e juízos, e amar a Deus acima de tudo.

Pergunta 2: O que significa seguir a Jesus?

Resposta: Seguir a Jesus é levar uma vida dedicada a servi-lo, obedecer a Sua Palavra e aos Seus ensinamentos, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. É se esforçar para fazer a vontade de Deus em nossas vidas.

Pergunta 3: Quais são os benefícios de seguir a Jesus?

Resposta: Ao seguirmos a Jesus, somos abençoados com a vida eterna, recebemos a luz da vida, seremos honrados por Deus, e seremos guiados ao caminho da justiça.

Pergunta 4: O que Jesus disse sobre seguir-lo?

Resposta: Jesus disse: “Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. E também disse: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

Pergunta 5: Quais são os pré-requisitos para seguir a Jesus?

Resposta: Os pré-requisitos para seguir a Jesus são aborrecer o pai, a mãe, a mulher, os filhos, os irmãos, as irmãs e até mesmo a própria vida. Também é necessário levar a sua cruz e segui-lo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.