Seguindo os Mandamentos: Como Viver como Discípulos de Jesus

0

Apesar das dificuldades e desafios que enfrentamos diariamente, é importante lembrar que Jesus nos ensinou a observar os Seus mandamentos para termos vida abundante. Esta reflexão busca nos ajudar a perceber que, quando nos esforçamos para seguir os Seus ensinamentos, nos aproximamos Dele, e Ele nos honra. Abordaremos, então, a importância de andar nos caminhos que o Senhor nos manda, e como isso nos torna discípulos de Jesus. Por fim, veremos como o amor ao próximo é um dos principais mandamentos de Jesus, e como isso nos leva a viver de acordo com a Sua vontade.

Mensagem crista Seguir

Conteúdo

Tabela sobre Seguir

Característica Descrição
Obediência Seguir os mandamentos do Senhor e obedecer à sua voz.
Ter fé e demonstrar isso por meio das obras.
Servir Servir ao Senhor e ao próximo.
Amor Amar uns aos outros como discípulos de Jesus.
Caminho Andar no caminho que o Senhor manda.
Bem-aventurança Ser abençoado por temer ao Senhor e andar nos seus caminhos.
Perfeição Negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Jesus.
Verdade Conhecer e seguir a verdade para ser liberto.
Direção Não desviar para a direita nem para a esquerda.
Criação Ser criado para as boas obras.
Luz Seguir a luz de Jesus para não andar em trevas.
Cruz Tornar a sua cruz e seguir a Jesus.
Exemplo Imitar o exemplo de Cristo.
Confirmação Ser confirmado pelo Senhor.
Dignidade Ser digno de Jesus.
Coração Ter o coração encaminhado no amor de Deus.
Passos Ordenar os passos na palavra de Deus.
Nome Fazer tudo em nome de Jesus.
Imitação Imitar a Deus como filhos amados.
Cruz Tomar a própria cruz e seguir a Jesus.

Reflexão sobre as passagens bíblicas

A Bíblia contém muitos ensinamentos importantes para nossa vida. A Palavra de Deus nos dá a direção e a orientação que precisamos para nos tornarmos melhores seres humanos. As passagens bíblicas que escolhemos para refletir aqui são ricas em conteúdo e nos ensinam a seguir os caminhos do Senhor, a servi-lo com todo o nosso coração, a amar uns aos outros, a viver como Cristo viveu, a nos negarmos a nós mesmos e a servir ao Senhor com alegria.

Primeiramente, queremos destacar a passagem de Salmos 119:60, que nos ensina a não desviar de nosso caminho, a não andar à direita e à esquerda, e a nos afastar do mal. Esta passagem nos aconselha a nos mantermos firmes na Palavra de Deus e a nos esforçarmos para andar nela.

Também encontramos em Mateus 16:24 a passagem que nos diz para tomar nossa cruz e seguir a Jesus. Esta passagem nos ensina que devemos abraçar a vontade de Deus e nos submetermos a ela, mesmo que isso signifique sofrimento para nós. É necessário que coloquemos nossas vontades de lado e seguimos a vontade de Deus.

Também encontramos em Gálatas 2:20 a passagem que nos diz para vivermos em Espírito. Esta passagem nos lembra de que devemos nos esforçar para vivermos uma vida espiritualmente saudável, cheia do Espírito Santo.

Por fim, destacamos a passagem de Deuteronômio 5:33, que nos diz para servir ao Senhor com todo o nosso coração. Esta passagem nos aconselha a nos abrirmos para o Senhor e a servi-lo com toda a nossa alma. É importante que nos esforcemos para amar o Senhor e servi-lo com toda a nossa vida.

Em resumo, as passagens bíblicas que escolhemos para refletir aqui nos ensinam a seguir os caminhos do Senhor, a servi-lo com todo o nosso coração, a amar uns aos outros, a viver como Cristo viveu, a nos negarmos a nós mesmos e a servir ao Senhor com alegria. Que possamos todos nos esforçarmos para vivermos de acordo com a Palavra de Deus e para nos aproximarmos cada vez mais do Senhor. Amém.

Salmo Seguir

Seguir: Seguindo os Passos de Cristo

A passagem bíblica desenha com clareza o destino de quem segue os passos de Cristo. Ela nos diz para nos apressarmos em observar os seus mandamentos e para o temermos, ouvirmos sua voz e servirmos a ele. Ela nos mostra que seguir Cristo é honrar o Pai, e que é através do amor uns pelos outros que todos conhecerão que somos seus discípulos. Ela nos diz para andarmos em todo o caminho que o Senhor nos manda para que possamos viver e bem nos suceder. Ela nos enaltece a felicidade de quem teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Ela nos ensina que a fé sem obras é morta. Ela nos mostra que Deus nos preparou boas obras para que andemos nelas. Ela nos diz que, se alguém segue a luz de Cristo, não andará em trevas. Ela nos ensina que somos criados para as boas obras e que, se permanecermos na sua palavra, seremos verdadeiramente seus discípulos, e a verdade nos libertará. Ela nos manda não declinar para a direita ou para a esquerda e nos convida a tomar a nossa cruz e seguir a Cristo. Ela nos ensina que, se quisermos ser perfeitos, devemos dar tudo o que temos aos pobres e seguir a Cristo. Ela nos diz que somos chamados para andarmos nas boas obras que Deus nos preparou. Ela nos manda tomar cuidado para não se apoderar de nós iniquidade alguma. Ela nos ensina que os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor. Ela nos pede para que Deus nos encaminhe os nossos corações no amor de Deus e na paciência de Cristo. Ela nos convida a servir a Deus e a sermos imitadores de Deus como filhos amados. Por fim, ela nos chama a tomar a nossa cruz e a seguir a Cristo.

Simbolismo e Personagens

A passagem bíblica contém uma variedade de simbolismo e personagens que nos ajudam a entender o significado de seguir os passos de Cristo. O simbolismo mais óbvio é o de seguir o caminho de Cristo como uma cruz. Esta é a idéia de que devemos carregar a nossa cruz e seguir as orientações de Cristo. O simbolismo também surge através do tesouro no céu, que é a promessa para aqueles que seguem os passos de Cristo. No entanto, também há personagens que nos ajudam a entender a passagem bíblica. Jesus é a principal personagem, pois é Ele quem nos chama a seguir seus passos. O Pai é outra personagem, pois é Ele quem honra aqueles que servem a Jesus. Finalmente, o Espírito Santo também é mencionado como aquele que nos encaminha o nosso coração e nos dá a capacidade de amar e servir ao Senhor.

Mensagem e Motivação

A mensagem principal desta passagem bíblica é que devemos seguir os passos de Cristo e honrar o Pai. Isso significa que devemos observar os mandamentos de Cristo, andar nos seus caminhos, servir a Ele, amar uns aos outros, fazer boas obras e não seguir o caminho do mal. A motivação para seguir os passos de Cristo é que, se o fizermos, teremos um tesouro no céu, seremos libertos da iniquidade e seremos honrados pelo Pai. Também somos motivados a seguir seus passos porque Ele sofreu por nós, deixando-nos o exemplo para seguirmos.

1. O que significa seguir a Jesus?

Significa obedecer aos Seus ensinamentos, andar nos Seus caminhos, servi-Lo e honrá-Lo acima de tudo. Seguir a Jesus significa também amar uns aos outros como Ele nos amou, viver em Espírito e praticar boas obras em nome Dele.

2. Como podemos seguir a Jesus?

Podemos seguir a Jesus ao obedecer aos Seus ensinamentos, andar nos Seus caminhos, servi-Lo e honrá-Lo acima de tudo. Precisamos também amar uns aos outros como Ele nos amou, viver em Espírito e praticar boas obras em nome Dele.

3. O que significa “tomar a cruz”?

Tomar a cruz significa aceitar as dificuldades de nossa vida como oportunidades para seguir a Jesus. Significa não desviar nem para a direita nem para a esquerda, mas resistir à tentação e confiar no Senhor.

4. O que significa fazer as boas obras em nome de Jesus?

Significa fazer boas obras por amor a Jesus e para honrá-Lo. Significa servir os outros como Cristo nos serviu, seguir os Seus ensinamentos e obedecer à Sua vontade.

5. O que significa servir ao Senhor?

Significa obedecer aos Seus mandamentos, andar nos Seus caminhos, servi-Lo e honrá-Lo acima de tudo. Significa também amar uns aos outros como Ele nos amou, viver em Espírito e praticar boas obras em nome Dele.

Leave A Reply

Your email address will not be published.