Esta passagem bíblica de Tito 1 nos ensina sobre a importância de seguir os ensinamentos de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo nos dá algumas orientações sobre como devemos escolher e estabelecer presbíteros fiéis e responsáveis, que não sejam dados ao vício, à soberba ou à ira. Ele também nos lembra que devemos evitar as fábulas judaicas e os mandamentos de homens que se desviam da verdade. Por fim, Paulo nos lembra que todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para aqueles que são contaminados e infiéis, pois eles estão contaminados tanto em seu entendimento quanto na sua consciência. Que possamos seguir os ensinamentos de Paulo e abraçar a verdade de Deus, para que possamos viver uma vida de fé e obediência ao nosso Senhor.
Conteúdo
Tabela sobre Tito 1
Personagens principais | Lições |
---|---|
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo | Servir a Deus e a Jesus Cristo com devoção e lealdade. |
Tito, o verdadeiro filho de Paulo | Ouvir e obedecer aos pais com amor e respeito. |
Presbíteros | Viver de acordo com os princípios cristãos. |
Desordenados, faladores, vãos e enganadores | Evitar a mentira, a desobediência e a desordem. |
Tito 1
1 Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de
Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
2 Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes
dos tempos dos séculos;
3 Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada
segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;
4 A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz
da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas
que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te
mandei:
6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis,
que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de
Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso
de torpe ganância;
8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja
poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os
contradizentes.
10 Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente
os da circuncisão,
11 Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras
ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos,
bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que
sejam sãos na fé.
14 Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se
desviam da verdade.
15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados
e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis,
e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
Reflexão sobre Tito 1:1-16
O livro de Tito faz parte do Novo Testamento, e foi escrito por Paulo ao seu amigo Tito, para que ele pudesse estabelecer presbíteros em Creta. O texto começa com Paulo se apresentando como servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, e nos ensinando que a vida eterna foi prometida por Deus, que não pode mentir. Paulo deixa claro que Tito deve selecionar homens para o cargo de presbíteros, que sejam irrepreensíveis, maridos de uma mulher, que tenham filhos fiéis, não sejam desobedientes e não sejam cobiçosos. Além disso, o presbítero deve ser amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante e deve conhecer a Palavra de Deus. O texto também nos lembra que há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, que devem ser repreendidos severamente para que sejam sãos na fé.
Ao lermos este texto, devemos lembrar que todos nós somos servos de Deus, e que nosso chamado é servir ao Senhor com alegria e com piedade. Devemos também nos esforçar para sermos irrepreensíveis, amigos do bem, moderados, justos, santos e temperantes. Precisamos nos esforçar para conhecer a Palavra de Deus e viver de acordo com ela. Ao mesmo tempo, devemos nos esforçar para repreender aqueles que estão desobedecendo a Deus, para que eles possam se arrepender e retornar às boas obras.
Que possamos todos ser servos obedientes ao Senhor, vivendo de acordo com a Sua Palavra e repreendendo aqueles que estiverem desobedecendo. Que Deus nos abençoe e nos ajude a viver de acordo com o Seu plano para nossas vidas.
A Carta de Tito
Esta carta foi escrita por Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos. Esta carta foi escrita para Tito, seu verdadeiro filho, segundo a fé comum.
Paulo deixou Tito na Creta para que ele pudesse estabelecer presbíteros em cada cidade, mas somente aqueles que eram irrepreensíveis, maridos de uma mulher, que tinham filhos fiéis, que não eram acusados de dissolução, nem eram desobedientes. O bispo deveria ser irrepreensível, como um despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas que fosse dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo e temperante.
Ele também deveria ter firmeza na fé e na doutrina, para ser poderoso na admoestação e convencer os contradizentes. Isso era necessário pois havia muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente aqueles da circuncisão, que deveriam ser repreendidos severamente, para que pudessem ser sãos na fé. Eles deveriam negar as fábulas judaicas e os mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
FAQ – Tito 1
Quem escreveu a Carta de Tito?
A Carta de Tito foi escrita por Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo.
Qual era a intenção de Paulo ao escrever a Carta de Tito?
A intenção de Paulo era que Tito estabelecesse presbíteros em cada cidade, que fossem irrepreensíveis, maridos de uma mulher, que tivessem filhos fiéis, e que não fossem acusados de dissolução, nem desobedientes.
Como os presbíteros deveriam ser?
Os presbíteros deveriam ser irrepreensíveis, como despenseiros da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante.
Quem deveria ser repreendido?
Os desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente aqueles da circuncisão, deveriam ser repreendidos severamente para que pudessem ser sãos na fé.