Vivendo Segundo a Sã Doutrina: Reflexões em Tito 2!

0

Neste postblog, vamos refletir a passagem bíblica de Tito 2, que nos ensina sobre como os cristãos devem viver segundo a sã doutrina. O apóstolo Paulo exorta os velhos e as mulheres idosas a serem sérios e prudentes, e as mulheres jovens a serem sujeitas a seus maridos. Além disso, ele também exorta os jovens a serem moderados e os servos a serem leais aos seus senhores. Por fim, Paulo destaca a graça salvadora de Deus que nos ensina a renunciar à impiedade e às concupiscências mundanas, e a vivermos de maneira sóbria, justa e piedosa, aguardando a bem-aventurada esperança do aparecimento de Jesus Cristo. Portanto, que possamos seguir estes ensinamentos e sermos ornamento da doutrina de Deus, vivendo como verdadeiros cristãos.

Salmo Tito 2 1

Conteúdo

Tabela sobre Tito 2

Personagens principais Lições
Velhos Serem sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor e na paciência.
Mulheres idosas Serem sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.
Mulheres jovens Serem prudentes, amarem seus maridos, amarem seus filhos, serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos.
Jovens Serem moderados.
Servos Se sujeitarem a seus senhores, agradando-lhes em tudo, sem contradição, sem defraudação, mostrando toda a boa lealdade.
Todos os homens Renunciar à impiedade e às concupiscências mundanas, vivendo neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.

Tito 2

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.

2 Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na
paciência;

3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como
convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;

4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a
amarem seus filhos,

5 A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim
de que a palavra de Deus não seja blasfemada.

6 Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.

7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção,
gravidade, sinceridade,

8 Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo
nenhum mal que dizer de nós.

9 Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não
contradizendo,

10 Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam
ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

11 Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas,
vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,

13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande
Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e
purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

15 Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

Mensagem crista Tito 2 1

Título: Exortação à sã doutrina

De acordo com a Palavra de Deus, encontrada em Tito 2, temos a exortação à sã doutrina. É importante que todo cristão seja um exemplo de boas obras, para que a Palavra de Deus não seja blasfemada.

Exortação aos velhos

Deus nos ensina que os velhos devem ser sóbrios, prudentes, sãos na fé, no amor e na paciência. Essas qualidades são fundamentais para que eles sejam exemplos de santidade para as gerações mais jovens.

Exortação às mulheres idosas

As mulheres idosas também devem ser exemplos de santidade, sendo sérias no seu viver, não sendo dadas a muito vinho e sendo mestras no bem. Elas devem ensinar as mulheres mais jovens a serem prudentes, a amarem seus maridos, seus filhos e a serem boas donas de casa e sujeitas a seus maridos.

Exortação aos jovens

Também são exortados os jovens a serem moderados, pois isso é necessário para que eles sejam ornamentos da doutrina de Deus. Eles devem seguir o exemplo de boas obras, e ter uma linguagem sã e irrepreensível.

Exortação aos servos

Os servos também são exortados a se sujeitarem a seus senhores, e a agradarem a eles, não contradizendo nem defraudando, mas mostrando toda a boa lealdade.

Graça salvadora de Deus

A graça salvadora de Deus se manifestou a todos os homens, ensinando-nos a renunciar à impiedade e às concupiscências mundanas, e a vivermos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória de Deus e de Jesus Cristo, que se deu a si mesmo para nos remir de toda a iniqüidade.

Exortação à sã doutrina

Portanto, é necessário que, como cristãos, exortemos uns aos outros à sã doutrina, repreendendo e ensinando com autoridade, para que a Palavra de Deus não seja blasfemada. Assim, todos seremos ornamentos da doutrina de Deus, nosso Salvador.

Sã Doutrina

Segundo o livro de Tito, o apóstolo Paulo esclarece o que significa a sã doutrina. Ele orienta os velhos a serem sóbrios, graves, prudentes e sãos na fé, no amor e na paciência. Já para as mulheres idosas, ele aconselha que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, e não dadas a muito vinho.

Paulo também instrui as mulheres mais jovens a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, e sujeitas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.

Ele também exorta os jovens a serem moderados, e nos dá o exemplo de boas obras. Por meio da doutrina, Paulo nos ensina a ter incorrupção, gravidade, sinceridade e uma linguagem sã e irrepreensível.

Paulo também instrui os servos a se sujeitarem a seus senhores, e a agradarem a eles em tudo, sem contradizerem, defraudarem ou faltar com a lealdade. Por fim, ele nos ensina sobre a graça salvadora de Deus, que nos ensina a renunciar à impiedade e às concupiscências mundanas, e a vivermos neste presente século sóbria, justa e piamente.

FAQ Sobre Tito 2

O que é a sã doutrina de Tito 2?

A sã doutrina de Tito 2 é a orientação dada pelo apóstolo Paulo para os cristãos serem sóbrios, graves, prudentes e sãos na fé, no amor e na paciência; e para as mulheres jovens serem prudentes, amarem seus maridos, serem moderadas, castas, boas donas de casa, e sujeitas a seus maridos.

Qual a importância da doutrina de Tito 2?

A doutrina de Tito 2 é importante para ensinar aos cristãos como viver de forma santa e serem corretos e leais a Deus, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas.

Como os servos devem se comportar de acordo com Tito 2?

De acordo com Tito 2, os servos devem se sujeitar a seus senhores, agradando-lhes em tudo, sem contradizerem, defraudarem ou faltarem com a lealdade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.