Crescendo para o Trabalho Digno: Transformando nossas Vidas com as Palavras de Paulo.

0

Esta é uma reflexão sobre as palavras de Paulo aos Tessalonicenses, que nos ensinam a ter um trabalho digno, árduo e diligente. Esta passagem nos mostra que o trabalho deve ser feito com amor, para a glória de Deus e não para os homens. É importante que entendamos que, com esforço, dedicação e trabalho árduo, teremos sucesso em nossas vidas. Então, vamos falar sobre como podemos usar as palavras de Paulo para vivermos com mais propósito e encontrar alegria no trabalho.

Mensagem crista Trabalho

Conteúdo

Tabela sobre Trabalho

Princípio Conclusão
Se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.
A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado.
Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Refletindo sobre as passagens bíblicas

A Bíblia é repleta de passagens que nos ajudam a refletir sobre o significado do trabalho e como devemos encará-lo e desenvolvê-lo. Primeiramente, o Senhor nos ensina que devemos trabalhar com diligência, com sossego e com amor, pois tudo o que fizermos deve ser feito para a glória de Deus.

Além disso, a Bíblia nos ensina que não devemos nos achar melhores que ninguém, pois todos somos iguais perante Deus. Por isso, devemos nos esforçar para desenvolver as nossas habilidades e trabalhar com boa vontade.

Também devemos evitar a preguiça, pois ela é a irmã do desperdício. É importante que, além de trabalhar, aproveitemos os bens que Deus nos concede, pois é Ele quem nos dá o dom da vida e nos permite desfrutar do nosso trabalho.

Por fim, a Bíblia nos ensina que, ao trabalhar, devemos nos esforçar para servir a Deus e não aos homens. Devemos buscar apresentar-nos a Deus aprovados, como obreiros que não têm de que se envergonhar, pois, se o fizermos, receberemos do Senhor o galardão da herança.

Salmo Trabalho

O Trabalho na Bíblia

A Bíblia ensina que o trabalho é uma parte essencial da vida humana e que é importante trabalhar diligentemente para cumprir os propósitos de Deus. O texto bíblico acima nos mostra os temas, símbolos, personagens, motivos, prenúncios, ambientação, versículos, alusões, pontos de vista e metáforas presentes no ensinamento bíblico sobre o trabalho.

Temas

O trabalho é um tema recorrente na Bíblia. É usado como uma imagem para ensinar sobre a responsabilidade do homem, a dependência de Deus e a importância de servir a Deus. No texto acima, vemos que Deus nos chama a servi-lo, trabalhando diligentemente e de boa vontade. Também vemos que Deus nos chama a trabalhar com sabedoria, honra, alegria e contentamento, para a glória Dele.

Símbolos

A imagem da formiga é usada como símbolo de trabalho diligente. É usado para ensinar o valor do trabalho duro e a importância de se empenhar em seus esforços. O texto também usa a imagem da ave como um símbolo da provisão de Deus. Ele nos lembra que Deus nos dá o que precisamos, mesmo sem trabalharmos.

Personagens

O texto acima dá ênfase a trabalhadores que servem a Deus de boa vontade. Eles são descritos como aqueles que trabalham diligentemente, que respeitam suas obrigações e que se esforçam para servir a Deus de maneiras práticas. Além disso, o texto dá ênfase aos preguiçosos, aqueles que não querem trabalhar e que não têm o verdadeiro temor a Deus.

Motivos

O texto bíblico acima nos mostra que o trabalho é uma parte importante do cumprimento do propósito de Deus, pois é através do nosso trabalho que podemos agradar a Deus e servir o nosso próximo. O trabalho nos ensina sobre dependência, responsabilidade e fidelidade a Deus. O texto também nos lembra que Deus nos dá provisão, mesmo sem nós trabalharmos. Temos que nos esforçar para trabalhar diligentemente e fielmente, sem descanso.

Prenúncios, Ambientação, Versículos, Alusões e Pontos de Vista

O texto bíblico acima contém versículos que prenunciam a necessidade de trabalhar diligentemente para servir a Deus, como “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (v. 15). O ambiente em que o trabalho é realizado é o reino de Deus, onde os servos trabalham para servir ao Senhor e ao próximo. Versículos como “Todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito” (v. 22), dão alusão às dificuldades do trabalho e à maneira como nossos esforços são reconhecidos pelos outros. Por fim, o texto nos lembra que devemos trabalhar de boa vontade e de todo o coração, pois todo o bem que fizermos será dado por Deus.

Metáforas

O texto bíblico acima usa muitas metáforas para ensinar sobre trabalho e serviço a Deus. A formiga é usada como uma metáfora para o trabalho duro e diligente, enquanto a ave é usada como uma metáfora para a provisão de Deus. O trabalho também é descrito como uma corrida, onde devemos nos esforçar, como se estivéssemos correndo para ganhar a corrida. Por fim, nosso trabalho é descrito como um caminho a seguir, onde devemos seguir o exemplo de Jesus e trabalhar diligentemente para servir a Deus.

Neste estudo bíblico sobre o trabalho, vimos o tema, símbolos, personagens, motivos, prenúncios, ambientação, versículos, alusões, pontos de vista e metáforas presentes no ensinamento bíblico sobre o trabalho. A Bíblia nos ensina que o trabalho é uma parte importante da vida humana e que devemos trabalhar diligentemente para servir a Deus de boa vontade. Devemos

Pergunta 1: Como posso ter sucesso em meu trabalho?


Resposta: Faça todas as suas tarefas com amor, esforço e dedicação e busque servir como ao Senhor. Trabalhe com mão diligente para enriquecer, e não seja negligente para que não empobreça. Confie a Deus o seu trabalho e Ele estabelecerá os seus pensamentos.

Pergunta 2: Como posso usar meu trabalho para glorificar a Deus?


Resposta: Faça todas as suas tarefas como ao Senhor, e não aos homens, dando por Ele graças a Deus Pai. Coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho como dom de Deus. E procure servir com boa vontade, para que, ao final, possa receber o galardão da herança.

Pergunta 3: Qual é a importância de trabalhar com diligência?


Resposta: A mão dos diligentes domina e enriquece, enquanto os negligentes são tributários e empobrecem. Por isso, é importante trabalhar com diligência para que possa alcançar o sucesso e a prosperidade.

Pergunta 4: O que significa trabalhar com amor?


Resposta: Trabalhar com amor significa fazer todas as suas tarefas com todo o coração, como ao Senhor. Significa também saber aproveitar cada momento, pois é um dom de Deus, e não desperdiçar tempo com coisas vãs.

Pergunta 5: Como posso me manter motivado no meu trabalho?


Resposta: Busque servir de boa vontade como ao Senhor, pois receberá do Senhor todo o bem que fizer. Lembre-se também que seu trabalho não é vão e que ao final receberá o galardão da herança. Além disso, procure desenvolver um trabalho que lhe dê satisfação, pois é melhor alegrar-se e fazer bem na vida do que estar só em palavras.

Leave A Reply

Your email address will not be published.