Versículos: o que é e qual são?

0

Versículos bíblicos falam diretamente conosco, ainda mais em momentos de angústia ou desespero, quando nada importa senão ouvir o que o amado Pai tem para nos dizer. Mas muitas pessoas não se atentam ao poder da Palavra de Deus.

Nesse sentido, é muito comum procurarmos livros de autoajuda, mensagens na internet como forma de leitura motivacional. Mas esquecemos de incluir nessa lista os versículos da Sagrada Escritura.

A Bíblia é um poderoso instrumento para nos aproximarmos de Deus e, através de seus versículos espalhados entre o Antigo e o Novo Testamento, podemos encontrar a paz.

Além de dividir a vida da humanidade antes e depois de Jesus, os versículos bíblicos nos ensinam a trilhar o caminho santo e libertador!

Continue com essa leitura para aprender mais sobre como eles estão dispostos na Bíblia e quais versículos usar seja qual for a situação.

O que são os Versículos?

Bem fáceis de serem entendidos, os versículos são parágrafos curtos que estão espalhados por toda a Bíblia e logo mais você entenderá melhor essa distribuição com a qual pode-se subdividir os capítulos.

O que são os Versículos?
O que são. Fonte/Reprodução: original.

Só para fim de comparação, versículos bíblicos são como versos, às vezes com frases de sabedoria, como vemos no livro de Provérbios, e quase sempre com diálogos entre os antigos que aparecem por toda a escritura.

Para que servem os versículos?

Aqui podemos reafirmar o que foi dito na pergunta “o que são os versículos”. Isso porque saber para que servem e aprender a manuseá-los, antes devemos encontrar os capítulos.

Para que servem os versículos?
Para que servem. Fonte/Reprodução: original.

Para encontrar os versículos, usamos diversas referências. Uma delas, entre um capítulo e versículos, é a que olhamos o que separa um do outro que, no caso, são dois pontos (:).

Exemplo: Jo 3:16, onde 16 é a referência para o versículo em questão.

Essa pontuação é a forma que temos para manusear a Bíblia em peso, sem dificuldades. Olha só as principais pontuações bíblicas:

  • A vírgula para separar capítulo de versículos.

Exemplo: Dt 3,5 (Livro de Deuteronômio, capítulo 3, versículo 5).

  • O hífen é o mesmo que “até”.

Por exemplo: Sl 3,1-5 (Livro de Salmos, capítulo 3, versículos do 1 até o 5).

  • O ponto para mostrar versículos do mesmo capítulo, mas alternados (não em sequência).

Exemplo: Pv 3,1.3.5 (Livro de Provérbios no capítulo 3, versículos 1, depois 3 e por fim o 5).

  • Em alguns lugares você pode ver o uso do “s” para dizer que há continuação de um versículo.

Por exemplo: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículos 1 e 2).

  • Também é usado “ss”.

Exemplo: Ez 3,1ss (Livro de Ezequiel, capítulo 3, versículos 1, 2 e 3).

É só lembrar que os capítulos dos livros sagrados normalmente aparecem em números grandes nas páginas, enquanto que os versículos são as divisões enumeradas em tamanho menor dentro dos capítulos.

A função dos versículos, portanto, é a de auxiliar na localização das belas frases bíblicas.

Quando devo ler um Versículo?

A hora de ler os versículos, ou de apreciar a Bíblia Sagrada, não precisa ser marcada, embora muitos leitores gostam de colocar no despertador para fazerem seu devocional logo pela manhãzinha.

O importante é parar, se reservar, entrar no quarto, escritório ou canto da casa e esquecer as distrações. Quando lemos a Bíblia, suas palavras se tornam vivas e eficazes, prontas para nos revelar a vontade de Deus para nós.

Agora, se quer um auxílio para começar a ler os versículos bíblicos, saiba que há muitas razões pelas quais temos. Seja porque sobram problemas e momentos difíceis, seja porque conquistamos vitória após vitória. Veja estas dicas de quando ler versículos:

Quando quero ouvir a voz de Deus

Versículos da Bíblia formam a Palavra de Deus, logo, quando você os lê, Deus fala!

Se abrir sua mente e entender que é parte do mundo espiritual, quando estudar a Bíblia com atenção, Deus falará com o seu coração. Creia que suas palavras têm poder e mudam sua vida.

Versículos da Bíblia também nos mostram a verdade e nos ajudam a reconhecer mentiras que o diabo quer estabelecer.

Quando me sentir sem vida

A fraqueza pode vir quando os problemas e tristezas aparecerem. E também qual ser humano não está em busca de felicidade, de algo maior, não é mesmo?

A Bíblia e seus versículos nos dão vida. Não basta manter o corpo ativo e saudável; o nosso espírito também precisa de alimento, e quanto mais versículos você conhecer, ou separar alguns para meditar, mais forte você ficará.

Quando quero ser mais sábio

Apesar de o Rei Salomão e de Daniel serem os maiores sábios da Bíblia, é Deus o dono de toda sabedoria. E, obviamente, Ele como nosso pai, deseja que aprendamos com os versículos.

São infinitos versículos com bons conselhos e ensinamentos, a fim de te despertar e agir com mais sabedoria.

Aqui, vale lembrar que é importante ler a Bíblia e versículos específicos com cuidado, para se tornar mais sábio e preparado nessa vida abundante que Deus promete.

Quando quero vencer o pecado

Resistir à tentação não é fácil, mas os versículos bíblicos mostram como você pode vencer, pois eles são claros quanto a rejeitar o pecado e fazer o que é certo.

Por isso ler versículos da Bíblia é algo urgente ao pecador. É possível crescer no conhecimento de Cristo e decidir seguir esse modelo de vida.

Encontrar esperança no desespero

Os versículos bíblicos são infalíveis quando quero vencer o desespero, que acompanha uma tristeza sem fim. Mesmo não sendo fácil também, com a Bíblia encontramos esperança em forma de palavras certas.

3 versículos para a manhã

As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã. Dessa forma, devemos começar o dia com estes versículos de bom dia:

Salmo 143:8

Esse primeiro dos versículos que recomendamos traz essa expressão linda que é o “amor leal”:

“Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã,

pois em ti confio.

Mostra-me o caminho que devo seguir,

pois a ti elevo a minha alma.”

Fala sobre um amor franco e sincero para que possamos iniciar esse dia segundo o que Deus quer para nós. Só Ele nos ama incondicionalmente e sabe o melhor em nossas vidas.

Salmo 5:3

Segundo exemplo de versículos para a primeira oração do dia:

“De manhã ouves, Senhor, o meu clamor;

de manhã te apresento a minha oração

e aguardo com esperança.”

É de manhã que temos o clamor mais fervoroso, podemos assim dizer, então, leia versículos como este.

Lamentações 3:22-24

Olhe este exemplo de versículos com uma revelação muito valiosa para nós pela manhã:

“Graças ao grande amor do Senhor

é que não somos consumidos,

pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã;

grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo:

A minha porção é o Senhor;

portanto, nele porei a minha esperança.”

Vimos outra expressão bonita nestes 3 versículos, de um dos livros mais profundos: “a minha porção é o Senhor”.

Essa foi a lamentação.

Quais os versículos mais famosos?

É impressionante como a Bíblia inteira serve para nos ensinar e abençoar. Todas as passagens ali, mesmo que sejam de histórias, nos fazem refletir e tocam nosso coração.

No entanto, você talvez já tenha percebido que alguns trechos nos tocam mais profundamente do que outros. Ao pensar nisso, separamos estes 6 versículos mais famosos. Confira!

Mateus 18:21,22

Um lindo exemplo de versículos com diálogo entre Pedro e Jesus sobre pecado e perdão para te inspirar:

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.”

Nessa interessante conversa, Pedro, assim como muitos de nós, sentia a dificuldade de lidar com o perdão.

Ele queria saber um número exato para darmos o nosso perdão. Porém, mesmo que lemos “setenta vezes sete”, Jesus não determinou esse número exato, pois Ele quer que entendamos o seguinte: perdoar quantas vezes forem necessárias!

Coríntios 13:4,7

O que é e o que não é amor vem descrito sabiamente pelas palavras que Paulo revela no segundo dos versículos mais famosos:

“O amor é sofredor, é benigno; não é invejoso; não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Versículos com essa temática nos falam profundamente, não é mesmo? E nada como recebermos o amor perfeito e transformador que Deus sente por nós.

João 14:6

Uma passagem entre os versículos mais famosos é a que diz claramente sobre quem devemos buscar:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Aqui, temos uma resposta de Jesus aos discípulos que se encontravam tristes e preocupados, ao descobrirem que o Mestre estava de partida.

Como eles sempre acompanhavam Jesus, mas desta vez não podiam, Tomé, então, disse que não sabiam o que fazer naquele momento, ou seja, não sabia qual caminho deveria tomar.

Jesus é o caminho. Não há atalhos ou outra via, senão pelo Pai. Ele também é a verdade, que nos é revelada continuamente em versículos.

Provérbios 3:5

Deseja ser sábio? Leia os versículos de Provérbios que irão te trazer um ensinamento após outro, como separamos este muito conhecido:

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”

Este, entre muitos versículos bíblicos, diz que a verdadeira base para ser sábio e ainda termos mais vida (uma vida feliz!) é amarmos a Deus. Não somente isso, mas confiarmos Nele de todo coração.

Afinal, a palavra é clara. Além disso, sabemos que Ele é bom o tempo todo, que não nos abençoa pela metade ou nos prejudica. Mas ainda assim, nosso entendimento é falho, pode nos enganar e queremos caminhos ruins.

Mas o Pai não, pois Ele sabe todas as circunstâncias que virão se firmarmos apenas em nós mesmos. Dessa forma, confie em Deus em quaisquer aspectos da sua vida.

Estude os versículos, reflita e confie. Não se prenda nos seus pensamentos limitados.

Gálatas 5:22

Muitos versículos do Novo Testamento continuam com a escrita de Paulo, que é penetrante em nosso coração. Veja este trecho:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Para você entender por trás deste e outros versículos, Paulo escrevia uma carta que expressava uma intensa luta entre a carne e o Espírito, algo que identificamos rapidamente.

Todos os dias temos que decidir, e essa é uma batalha eterna. É mais fácil perdoar ou se vingar? Pensar antes de falar ou ser impetuoso? Ajudar o próximo ou pensar apenas no próprio bem?

Leia mais versículos para ser tocado e fazer o melhor nessa luta.

Josué 1:9

Nosso último exemplo de versículos mais famosos serve para nos despertar, nos dar mais vida e força:

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Com certeza nos sentimos impactados com esse e outros versículos bíblicos que falam diretamente conosco. Nesse caso, quer dizer sobre o chamado que Josué recebeu para liderar povo de Israel, já que ele seria o próximo após Moisés morrer.

Ele tinha uma missão: a de conquistar a terra prometida. Só que Josué se sentiu angustiado, pois era uma grande responsabilidade.

Mas Deus o tranquiliza e o lembra de que ele não está sozinho, e que a vitória é garantida. Da mesma forma, temos Deus conosco nas tomadas de decisão, em cada passo, dificuldade.

Agora que você tem na mão os versículos mais famosos e bonitos para começar seu dia, coloque em prática cada um. O estudo dos versículos bíblicos abrirá sua mente e te fará agir corretamente em cada situação, além de te aproximar de Deus.

Na verdade, são inúmeros os benefícios do hábito de ler versículos. Então, não fique apenas nos livros motivacionais. Aliás, continue com a gente no Arquivo Gospel para saber como fortalecer sua fé!

Leave A Reply

Your email address will not be published.