Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, pois este é o vosso culto racional. A Palavra de Deus nos ensina que, pela fé em Cristo, somos livres para não nos conformarmos com este mundo, mas para nos transformarmos pela renovação do nosso entendimento. A fim de experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, devemos nos sujeitar a Ele e resistir ao diabo. Esta é a única maneira de nos livrarmos dos pecados e das coisas deste mundo, pois somente através do arrependimento e da santificação, podemos herdar o reino de Deus. Nesta jornada, o Senhor nos dá a Sua graça salvadora, nos ensinando a vivermos sóbria, justa e piamente, resistindo às concupiscências da carne, dos olhos e da soberba da vida.
Conteúdo
Tabela sobre Vícios
Características | Explicação |
---|---|
Vícios | Atitudes e comportamentos contrários à moral cristã. |
Renovação do entendimento | Processo de mudança de pensamento e comportamento, para seguir a vontade de Deus. |
Liberdade | Libertação das crenças e costumes impostos pelo mundo. |
Sal da terra | Pessoas que vivem segundo a vontade de Deus e são exemplo para os outros. |
Tentação | Atração para o pecado, para desviar-se da vontade de Deus. |
Fé | Confiança em Deus e na sua palavra. |
Justiça | Ações que seguem a vontade de Deus. |
Graça salvadora | Misericórdia e perdão de Deus. |
Confissão de pecados | Reconhecimento dos erros para obter o perdão de Deus. |
Vida santa | Vida em obediência à vontade de Deus. |
Julgamento | Avaliação de Deus sobre as obras de cada um. |
Templo do Espírito Santo | Corpo de cada cristão, que deve ser usado para a glória de Deus. |
Reflexão das passagens bíblicas
Começamos nossa reflexão com a passagem de Romanos 12:1-2, onde o apóstolo Paulo nos exorta a oferecermos nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Não precisamos nos conformar com o mundo, mas sim renovar nosso entendimento para conhecermos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A partir daí, somos libertos por Jesus e devemos ter em mente que aqueles que ocultam seus pecados não prosperarão; porém, aqueles que os confessam receberão misericórdia.
Jesus nos ensina que, se permanecermos em sua palavra, seremos verdadeiros discípulos. A verdade nos libertará. Se somos o sal da terra, então devemos nos lembrar que toda língua deverá confessar a Deus, pois cada um de nós dará conta a Deus de si mesmo. Por isso, pedimos a Deus que nos livre do mal e, como cristãos, devemos nos firmar na liberdade que Cristo nos deu, não voltando ao jugo da servidão.
Somos ensinados a não nos enganarmos, pois os injustos não herdarão o reino de Deus. Não devemos nos embriagar com vinho, pois a graça salvadora de Deus foi manifestada a todos os homens, ensinando-nos a viver sóbria, justa e piamente. A prova da nossa fé é a paciência e, assim, devemos nos submeter a Deus, resistindo ao diabo. Jesus disse que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Por isso, devemos tomar cuidado para não errar.
Também somos aconselhados a usar um pouco de vinho, pois é benéfico para nosso estômago e saúde. Mas, se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos. Por isso, devemos confessar nossos pecados, pois Deus é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda a injustiça. Lembremo-nos de que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e que, pela semelhança da morte e da ressurreição de Jesus, o nosso homem velho foi crucificado para que não sirvamos mais ao pecado.
Por fim, devemos nos lembrar de orar para não cairmos em tentação, pois o Espírito está pronto, mas a carne é fraca. Que Deus nos abençoe e nos ajude a andar no caminho da justiça para sempre. Amém.
Vícios: Como vencer?
A passagem bíblica acima nos ensina tudo o que precisamos saber sobre vícios e nosso relacionamento com Deus. O texto nos mostra que devemos nos esforçar para nos libertar dos vícios e seguir a vontade de Deus. O versículo que diz “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” é uma declaração poderosa que nos diz que Deus é fiel, e que Ele nos dará força para vencer os vícios.
O texto também nos lembra que, quando nos entregamos a Jesus, somos lavados, santificados e justificados. Portanto, passamos a nos vestir com a armadura de Cristo, que nos protege da corrupção do mundo e nos ajuda a vencer os vícios. O versículo “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? “nos ensina que não podemos herdar o reino de Deus se vivermos no pecado. É por isso que devemos renunciar aos vícios, como diz o versículo: “Renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente”.
O texto também nos ensina que precisamos nos submeter a Deus, resistir ao diabo e reagir com sabedoria aos nossos desejos. O versículo “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” é um grande exemplo de como devemos nos submeter a Deus e resistir ao diabo. Nesse versículo, Jesus nos diz que devemos usar um pouco de vinho, mas não abusar, pois isso pode nos levar a vícios.
Finalmente, o texto nos lembra que devemos nos confessar e sermos honestos quanto aos nossos pecados. O versículo “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós” é um lembrete de que devemos ser honestos sobre nossos pecados e nos confessar para que Deus nos perdoe. Somente assim poderemos vencer os vícios e viver segundo a vontade de Deus.
Conclusão
Em suma, o texto nos ensina que devemos lutar contra os vícios e viver segundo a vontade de Deus. Devemos nos submeter a Deus, resistir ao diabo e ser honestos sobre os nossos pecados. Somente assim poderemos vencer os vícios e viver segundo a vontade de Deus. Esta é a mensagem de esperança e salvação que Deus nos dá através da Sua Palavra. Amém.
Pergunta 1: O que devo fazer para me livrar dos vícios?
Resposta: Para se livrar dos vícios é preciso um trabalho de consciência que começa pela reflexão e confessão dos seus pecados. É importante se submeter a Deus, resistir ao diabo e pedir ajuda ao Espírito Santo para alcançar a liberdade. Além disso, é necessário estar sóbrio e orar para não cair em tentação.
Pergunta 2: O que a Bíblia diz sobre o assunto?
Resposta: A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo nos libertou para que não vivamos mais segundo as concupiscências dos homens, mas sim segundo a vontade de Deus. Além disso, nos adverte que aqueles que cometem pecados como homicídios, bebedices, glutonarias, e abomináveis idolatrias não herdarão o reino de Deus.
Pergunta 3: O que a igreja católica diz sobre o assunto?
Resposta: A Igreja Católica aconselha que apresentemos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que não sejamos conformados com este mundo, mas sim transformados pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos a vontade de Deus. Devemos também nos sujeitar a Deus, resistir ao diabo e nos mantermos sóbrios e vigilantes em oração.
Pergunta 4: Devo parar de beber álcool para me livrar dos vícios?
Resposta: A Bíblia nos diz que não devemos nos embriagar com vinho, pois isso nos tira a santidade e nos conduz ao pecado. Por isso, a recomendação é de que não beba álcool para se livrar dos vícios.
Pergunta 5: Existe alguma outra dica para me livrar dos vícios?
Resposta: Para se livrar dos vícios, além de resistir ao diabo e orar, também é importante usar um pouco de vinho, pois isso ajuda a melhorar o estômago e as enfermidades. Além disso, devemos nos lembrar de que somos templos do Espírito Santo e que devemos viver sóbria, justa e piamente.