Purificados e Restaurados! Zacarias 13 e o Seu Chamado para a Humanidade

0

Chegamos à passagem bíblica de Zacarias 13, que fala sobre a purificação da humanidade. É um grande chamado do Senhor para que nos voltemos para Deus, para que nos arrependamos dos nossos pecados e busquemos a santidade. Esta passagem nos ensina que Deus deseja nos purificar, nos livrando da idolatria, da impureza e da mentira, e nos chama a vivermos em fidelidade a Ele. Deus nos mostra que somos preciosos aos Seus olhos, e que Ele nos ama incondicionalmente. Esta passagem nos dá a esperança de que, apesar de nossos erros, Deus nos aceita e nos purifica.

Salmo Zacarias 13 1

Conteúdo

Tabela sobre Zacarias 13

Personagem Lição
Davi A fé em Deus nos dá força para superar as dificuldades.
Ídolos Não devemos nos envolver com falsas crenças.
Profetas Devemos ter honestidade e integridade em nossas ações.
Lavrador da terra Devemos honrar aqueles que nos ensinam.
Pastor Devemos cuidar de nossos líderes e protegê-los.
Terceira parte Devemos nos esforçar para sermos purificados por Deus.

Zacarias 13

1 Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes
de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia.

2 E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os
nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra
os profetas e o espírito da impureza.

3 E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o
geraram, lhe dirão: Não viverás, porque falaste mentira em nome do Senhor; e seu
pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar.

4 E acontecerá naquele dia que os profetas se envergonharão, cada um da sua
visão, quando profetizarem; nem mais se vestirão de manto de pelos, para
mentirem.

5 Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque certo homem
ensinou-me a guardar o gado desde a minha mocidade.

6 E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São
feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.

7 Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu
companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as
ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos.

8 E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão
extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.

9 E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se
purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e
eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.

Mensagem crista Zacarias 13 1

Introdução

Esse texto faz parte do livro de Zacarias, que é um dos profetas do Antigo Testamento. A passagem é um dos últimos capítulos do livro, e nos oferece uma profecia de restauração daqueles que estão em Jerusalém. Zacarias nos lembra que Deus é poderoso e que Ele pode mudar a situação de seu povo.

A Fonte para a purificação

O versículo 1 nos fala sobre a fonte que será aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém. Esta fonte é a fonte de água viva, ou seja, a água do Espírito Santo. É através dessa água que o pecado e a imundícia dos habitantes de Jerusalém são purificados.

A Remoção dos ídolos

O versículo 2 nos diz que Deus tirará da terra os nomes dos ídolos e deles não haverá mais memória. Isso significa que Deus está chamando os habitantes de Jerusalém a abandonar os ídolos e a seguirem somente a Ele.

A Profecia

O versículo 3 fala sobre a profecia. Zacarias nos diz que aqueles que profetizarem em nome de Deus serão tratados como mentirosos e serão punidos pelo seu pai e pela sua mãe. Isso nos ensina que profetizar não é algo a ser levado a brincadeira e que devemos ter cuidado ao profetizar em nome de Deus.

O Vergonhoso dos Profetas

No versículo 4, Zacarias nos diz que os profetas se envergonharão de suas visões e não se vestirão mais de manto de pelos para mentirem. Isso significa que Deus não tolera a falsidade e que Ele exige que seus profetas sejam honestos e verdadeiros em suas profecias.

O Pastor

No versículo 7, Deus chama a espada para ferir o pastor. Isso significa que Deus está chamando o Seu povo para se arrepender dos seus pecados e se voltar para Ele. Deus está chamando o Seu povo para que eles O sirvam e O obedeçam.

A Purificação

No versículo 8, Deus diz que uma terceira parte da terra será salva. A terceira parte é a parte que Deus purificará, como se purifica a prata, e que provará, como se prova o ouro. Esta terceira parte é aquela que invocará o nome de Deus e que será salva.

Conclusão

Essa passagem nos mostra que Deus é poderoso e que Ele pode mudar a nossa situação, se nos arrependermos dos nossos pecados e nos voltarmos para Ele. Deus nos chama para que nós O servimos e O obedeçamos. Ele nos purificará e nos salvará. Que possamos ouvir o chamado de Deus e nos arrependermos dos nossos pecados.

O que é Zacarias 13?


Zacarias 13 é o décimo terceiro capítulo do livro profético de Zacarias, parte do Antigo Testamento da Bíblia. No capítulo, o profeta profetiza sobre a restauração de Israel e sobre a vinda do Messias.

O que diz Zacarias 13?

O capítulo diz que haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém para purificação do pecado e da imundícia. O Senhor dos Exércitos também fará sair da terra os nomes dos ídolos e os profetas e o espírito da impureza. Profetas que profetizarem mentiras serão traspassados. Os profetas se envergonharão quando profetizarem. O Senhor dos Exércitos também profetizará contra o pastor e o homem que é o seu companheiro. Ele também promete purificar uma terceira parte de Israel e dizer que eles são Seu povo.

Qual é a mensagem de Zacarias 13?

A mensagem de Zacarias 13 é que Deus vai purificar a Israel e restaurar a nação. Ele também profetiza que enviará o Messias para salvar seu povo. Deus também profetiza que aqueles que profetizarem mentiras serão punidos.

FAQ

Q: O que é Zacarias 13?

R: Zacarias 13 é o décimo terceiro capítulo do livro profético de Zacarias, parte do Antigo Testamento da Bíblia.

Q: O que diz Zacarias 13?

R: O capítulo diz que haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém para purificação do pecado e da imundícia. O Senhor dos Exércitos também fará sair da terra os nomes dos ídolos e os profetas e o espírito da impureza. Profetas que profetizarem mentiras serão traspassados.

Q: Qual é a mensagem de Zacarias 13?

R: A mensagem de Zacarias 13 é que Deus vai purificar a Israel e restaurar a nação. Ele também profetiza que enviará o Messias para salvar seu povo. Deus também profetiza que aqueles que profetizarem mentiras serão punidos.

Leave A Reply

Your email address will not be published.